Qual o sistema responsável pela transferência de força do motor para as rodas?

Você sabe qual é o sistema responsável pelo movimento e força do seu veículo? Conheça nessa matéria tudo o que você precisa saber sobre o sistema de transmissão e os seus componentes.

O sistema de transmissão é o responsável por garantir a energia produzida pelo motor as rodas. E também, por controlar o torque, isto é, o nível de força selecionadas a partir da mudança de marchas.

Existem quatro tipos de transmissão:

  • Manual: quando a troca de marcha é feita manualmente pelo motorista através do câmbio e do pedal de embreagem;
  • Automática: no caso de veículos com o câmbio automático para troca de marchas;
  • Automatizada: a mudança de marcha é sequencial, e ocorre através do sistema eletrônico de gerenciamento sem o uso do pedal de embreagem;
  • Continuamente variável: neste caso não há uso de engrenagens. E sim, um sistema de polias com diâmetro variável, o que permite a troca de marcha mais suave. Este sistema também é conhecido como CVT.

Os componentes do sistema de transmissão

Como reparamos acima, sem o sistema de transmissão os veículos não poderiam se movimentar, visto que é por ele que o motor envia o comando de rotação e potência para as rodas. Conheça abaixo, os componentes desse sistema e entenda qual a função de cada um deles:

Engrenagens de marcha

As engrenagens são um dos componentes essenciais desse sistema. Conhecidas também como roda dentada, elas são peças que possuem dentes que encaixados transmitem a força e a rotação de um eixo para o outro. Só para exemplificar, conforme a engrenagem gira, os dentes vão se encaixando entre os dentes da outra engrenagem ou da corrente de transmissão. Dessa forma, garantem o movimento e consequentemente a potência do veículo.

Qual o sistema responsável pela transferência de força do motor para as rodas?

Caixa de câmbio

A caixa de câmbio ou em veículos com transmissão manual – a alavanca de câmbio, é onde estão as engrenagens e polias responsáveis pela mudança de marcha.

Diferencial

O diferencial é o conjunto de engrenagens que dividem a potência do motor entre as rodas. É ele também que permite que as rodas girem em velocidades diferentes nas curvas.

Eixo cardan

O eixo cardan é a peça responsável por conectar a caixa de câmbio e o diferencial em veículos com tração nas quatro rodas.

Semieixo

O semieixo é a barra metálica localizada depois do diferencial, que em conjunto com as juntas jomocinética garantem a força em veículos com sistema de tração 4×4. É a última etapa do sistema de transmissão.

Sinais que indicam problemas no sistema de transmissão

Em primeiro lugar, um dos sinais mais comuns que indicam problemas no sistema de transmissão, é quando ao manusear a troca de marcha você percebe que ela está arranhando. Normalmente, quando isso acontece, significa que as engrenagens não estão se conectando. Portanto, é necessário a manutenção para evitar maiores danos a peça, como a quebra dos dentes a qual também pode provocar outras avarias em outras peças.

Semelhantemente, outro sinal muito comum é quando o veículo enfrenta dificuldade em ladeiras muito íngremes. Se há desencaixe ou algum outro dano nas engrenagens por exemplo, elas não conseguem transmitir a força necessária gerada no motor para as rodas e garantir a potência para que o veículo suba com maior facilidade.

Da mesma forma, quando as marchas ficam escapando no câmbio ou você tem dificuldade de encaixá-las, também é um indicativo de que o sistema pode estar comprometido. Assim como também, se reparar que o pedal de embreagem está muito duro ou muito baixo.

Como prevenir danos

A manutenção preventiva é sempre uma das melhores garantias de evitar gastos desnecessários e quebras de várias peças ao mesmo tempo. Portanto, fazer a manutenção periodicamente é sempre a primeira indicação de cuidado com o seu veículo.

Abaixo listamos alguns cuidados que podem contribuir com a durabilidade das peças:

  • Evite descansar o pé no pedal de embreagem;
  • Quando estiver parado mantenha o veículo no ponto morto;
  • Se estiver parado em ladeiras, evite segurar o veículo engatado – use o freio de mão;
  • Poupe o seu veículo de arrancadas ou freadas muito bruscas;
  • Se for enfrentar atoleiros e alagamentos, mantenha a mesma marcha durante a travessia.
  • Mantenha a lubrificação das peças sempre em dia.

Ficou com alguma dúvida? 

Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas, que teremos o maior prazer em responder.

Lembre-se se precisar fazer a manutenção corretiva ou preventiva.  E se precisar fazer a troca das peças, conte com a TPARTS Autopeças, temos as melhores peças para pick-ups e vans.

Acompanhe a gente também nas redes sociais e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a mecânica do seu 4×4.

É responsável por transmitir força rotação e torque do motor para as rodas?

O sistema de transmissão é responsável pela transmissão de força, rotação e torque do motor até as rodas. Todo esse processo é realizado graças a diversos componentes que realizam um minucioso processo mecânico de transmissão.

Como o motor faz a roda girar?

Na verdade, a energia que movimenta as rodas vem do processo de combustão. Dentro do motor acontece uma reação química chamada, combustão, conhecido também como Ciclo do Fogo! Para acontecer a combustão é preciso de 3 elementos: oxigênio, calor e combustível.

Como se chama o mecanismo que acopla o motor ao sistema de transmissão?

Quando o pedal de embreagem está livre, sem ser acionada pelo motorista, a embreagem faz a conexão do motor com a caixa de mudanças. Ao contrário, quando o pedal de embreagem é acionado, a embreagem acopla o motor com a caixa de mudanças.

Qual o mecanismo responsável por interromper a comunicação do motor com as rodas?

Embreagem Tem a função de equilibrar a velocidade do motor e da caixa de câmbio, possibilitando a troca de marcha com o carro em movimento. Ou seja, a embreagem interrompe por alguns instantes a conexão do motor com as rodas.