Qual o seu ponto de vista sobre o uso da língua portuguesa na atuação profissional?

Uma boa comunicação, tanto escrita quanto falada, é um fator decisivo e fundamental para o sucesso de qualquer profissional no mercado de trabalho. Inclusive, o domínio do português demonstra cuidado, preparação e te deixa mais atraente aos olhos dos recrutadores quando falamos sobre processo seletivo.

Pensando nisso, o Nube realizou uma pesquisa com mais de três mil respondentes questionando a respeito do conhecimento deles acerca das novas regras da língua portuguesa. Os resultados foram: 36,86% conhecem e consideram fácil, 34,39% ouviram falar, mas não se atualizaram ainda, 18,29% desconhecem e 10,34% acham difícil.

Sandro Bier, escritor, editor e apresentador do canal Café com Escritor, ressalta: "quando a interlocução de uma empresa sai de forma errônea, tanto interna quanto externa, a imagem dela está em jogo. Hoje, as organizações estão muito preocupadas com esse aspecto". Para ele, todo trabalhador deve crescer em sua maneira de discursar para avançar na carreira e na vida pessoal.

O especialista também evidencia! Existem dois idiomas, o falado e o escrito. Porém, você não precisa pronunciar exatamente como se escreve. Logo, é vital compreender os códigos sociais e saber qual tipo de contato utilizar em determinada situação.

Por exemplo, você não pode escrever um e-mail para seu chefe utilizando gírias, siglas e abreviações características de redes sociais. Tenha cuidado e entenda o processo de conversação. A complexidade pode assustar à primeira vista, mas não fique com medo ou inseguro. Persista e corra atrás, pois fará diferença em sua jornada.

Sendo assim, esteja antenado! Procure cursos, workshops, dicas e aprenda novas técnicas acerca do tema. Para finalizar, veja alguns fatores listados pelo Kumon, evidenciando a relevância do dialeto no dia a dia:

1. Expressão oral

A oralidade é no geral a base das relações humanas. Portanto, é essencial para a vida em sociedade. Falar de forma clara e objetiva permite elaborar argumentos, expor opiniões e construir um bom personal branding.

2. Leitura e Escrita

A leitura é necessária para a maioria das atividades cotidianas. Afinal, boa parte das informações é transmitida por meio dela. A escrita por sua vez é exigida na escola, no vestibular e no mundo corporativo. Visto isso, saber redigir textos com boa estrutura, coerência e coesão se torna indispensável para ambos os lados ao encaminhar ou receber uma mensagem.

3. Interpretação de texto

Você deve entender quais aspectos estão por trás dos códigos linguísticos para adquirir repertório cultural e tornar-se mais completo. Refletir sobre o conteúdo de textos verbais e não verbais é muito importante para compreender livros, músicas, filmes, pinturas e consequentemente as atividades do seu setor em uma instituição.

4. Senso crítico e criatividade

Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o espaço ao seu redor. Desse modo, será mais fácil emitir opiniões sobre assuntos complexos e desenvolver aspectos como respeito às diferenças, flexibilidade e empatia.

Além disso, a criatividade também ganha créditos com esse exercício. Afinal, visitando novos universos por meio das palavras, você aperfeiçoa o raciocínio lógico e o potencial de inovação. Todos esses elementos são vistos como habilidades do profissional do futuro e você não quer ficar para trás, certo?

5. Oportunidades de trabalho

Quem conhece a língua portuguesa se destaca no mundo dos negócios. Para obter uma boa posição, é imprescindível ter fluência na leitura, na escrita e na comunicação oral. Percebeu como o tema será significativo para sua vida? Aproveite os cursos gratuitos do Nube e boa sorte!

Gostou do assunto? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Home > Sem categoria > A importância da língua portuguesa na evolução da carreira

Em um mercado cada vez mais competitivo, o uso correto da língua portuguesa faz a diferença e pode alavancar a carreira profissional.

Seja para ingressar no mercado ou para conquistar uma promoção no atual emprego, a importância da língua portuguesa na evolução da carreira é evidente nos dias atuais. Cada vez mais empresas estão selecionando homens e mulheres que tenham domínio de escrita e fala, principalmente para cargos executivos, onde a exigência de uma conduta mais profissional e correta é constante.

Outro fator que reforça a importância da língua portuguesa na evolução da carreira é a rotina na empresa. Seja em conversas informais na hora do almoço ou em reuniões internas, diretores e gerentes sempre ficam atentos à conduta dos funcionários. Por isso, um profissional que saiba escrever bem um e-mail ou preparar um relatório corretamente, e que não tenha vícios de linguagem escrita ou falada, tem muita vantagem na hora de pleitear uma promoção.

Além de alavancar a carreira de quem já possui uma certa experiência no mercado, o uso correto da língua portuguesa também pode ser um forte diferencial em entrevistas de emprego. A dica é caprichar no currículo e não cometer erros primários na hora de elaborar e apresentar seu resumo profissional. Também fique atento durante entrevistas e dinâmicas para não escorregar na escrita e em conversas com recrutadores.

Matérias Relacionadas

Qual a importância da língua portuguesa em sua vida profissional?

É uma ferramenta essencial para alcançar a produtividade e manter fortes relações de trabalho em todos os níveis de uma organização. Sem dúvida, um referencial: a identidade. O labirinto da linguagem no mundo empresarial do trabalho (A linguagem no enfrentamento de relações de trabalho.

Qual a importância do uso correto da língua portuguesa?

É necessário o uso correto do português para exercer quase todas as funções e tarefas que executamos em nosso cotidiano, sendo a leitura e a escrita essenciais para todas as pessoas. O profissional que sabe se comunicar possui um diferencial a seu favor.

Qual é o foco do trabalho com a língua portuguesa?

Os campos de atuação ganham destaque Os campos de atuação são as áreas de uso da linguagem, na vida cotidiana. Por exemplo: no campo de atuação artístico-literário, temos o uso da língua voltado à produção e à leitura de contos, romances, peças de teatro, poemas.

Qual a importância do uso correto da gramática no mundo do trabalho?

Falar e expressar-se corretamente é uma vantagem tanto para qualquer profissional como para a própria empresa, porque um é o reflexo do outro. Um documento sem erros e de fácil compreensão, enviado de uma empresa para outra, transmite desde logo uma imagem séria da organização em questão.