Quantas pessoas tem acesso à internet no mundo

Um estudo desenvolvido pelo instituto China International Development Knowledge Center intitulado “Global Development Report” indicou que ao fim de 2021, cerca de 38% da população mundial, aproximadamente 3 bilhões de pessoas não possuem acesso à internet.

Entretanto, 96% desse grupo vivem em países desenvolvidos, com 75,6% vivendo em áreas urbanas, quase o dobro de habitantes em áreas rurais (38,8%).

Apesar de diversos esforços da inclusão digital, alguns fatores dificultam o acesso à tecnologia como:

  • Custo elevado para acesso à internet em alguns países e regiões
  • Impossibilidade de comprar dispositivos móveis, como celulares
  • Falta de habilidades digitais de determinados grupos.

Essas são consideradas as maiores barreiras para a inclusão digital. Entretanto, o estudo cita outros fatores como a construção acelerada da estrutura da nova geração de informações, avanços rápidos das tecnologias e o aumento de plataformas digitais. Em 2020, o tráfego de internet era 15,9 vezes maior do que uma década atrás.

De 2019 para 2020, a escala da economia global digital continuou a crescer. Com a pandemia, o papel da tecnologia na produção e serviços se mostrou ainda mais proeminente, com os países desenvolvidos experienciando um crescimento de 3,08% na área.

Quantas pessoas tem acesso à internet no mundo

É também citado que as linhas de produção automatizadas e robôs inteligentes substituirão um grande número de trabalhadores em atividades mecânicas e repetitivas, o que poderá contribuir para o desaparecimento de trabalhos pesados. Segundo estimativas, 85 milhões de vagas em todo o mundo serão tomadas pelas máquinas até 2025.

No Brasil, foi anunciado recentemente que o Programa Internet Brasil chegará a mais cidades do Nordeste em breve. Ele visa fornecer chips com franquias de dado móveis a estudantes com famílias inscritas no Cadastro Único para acessar conteúdos educacionais.

Cerca de 37% de toda a população mundial ainda não tem acesso à internet;

  • No Brasil, 83% da população está conectada, mas sofre com baixa qualidade de sinal;

  • Pandemia em 2020 fez com que houvesse um salto de 71% para 83% de pessoas conectadas.

  • Cerca de 37% de toda a população mundial ainda não tem acesso à internet. É o que mostram os dados da União Internacional de Telecomunicações, em pesquisa realizada em 2021. Nos 46 países menos desenvolvidos, a porcentagem é ainda maior: ¾ das pessoas não estão conectadas.

    • Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

    • Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

    Na comparação entre as regiões, a Europa é a que mais possui acesso à internet (87% da população). Em seguida, aparecem a Comunidade dos Estados Independentes (82%), Américas (81%), Mundo Árabe (66%), Ásia (61%), até chegar na África, onde apenas 33% das pessoas usam a internet.

    E no Brasil?

    Cerca de 83% da população brasileira possui acesso à internet, o que mostra que o país é bem conectado – especialmente porque a média de um país em desenvolvimento é 57%. O problema é a qualidade do sinal ofertado às pessoas.

    De acordo com a 4ª edição do Painel TIC Covid-1, coordenado por Fabio Storino, o início da pandemia em 2020 fez com que houvesse um salto de 71% para 83% de pessoas conectadas. Um dos grandes motivos foi a busca por formas de solicitar documentos, o que também se relaciona com quem precisava ir atrás do Auxílio Emergencial.

    Essa procura foi feita por cerca de 50% dos usuários de internet com 16 anos ou mais e só perde em quantidade para os serviços de saúde pública online, requisitados por 53% das pessoas. Dentre eles, encontram-se agendamentos de consultas, remédios e outros.

    Apesar da quantidade de gente conectada ter aumentado nesse período de pandemia, é possível observar que a maioria depende do celular para entrar no mundo digital. Cerca de 77% dos usuários das classes D e E, por exemplo, acessam a internet somente pelo smartphone.

    O computador é privilégio das classes mais altas. Na A e B, 93% possuem o aparelho, sendo que na D e E o número não ultrapassa 22%. As informações são do CanalTech.

    As mudanças de hábitos causadas pela pandemia forçaram para que a Internet se tornasse cada vez mais preponderante na vida das pessoas. (Crédito: Reprodução/Pexels)

    Da redação

    03/02/21 - 00h37

    A Internet cresce a cada dia. Assim, os números mais recentes, segundo um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite de janeiro de 2021, apontam para que existam 4,66 bilhões de usuários na rede. Curiosamente, o mesmo relatório aponta para a existência de 5,22 bilhões de usuários com dispositivos móveis. Se no planeta existe, segundo estimativas de julho de 2020, uma população global 7,8 bilhões de pessoas, então mais de metade do mundo está ligado na rede.

    + Rússia está preparada para deixar a internet mundial

    A pandemia está devastando uma geração e marcando negativamente um planeta que ainda não se vê tão cedo livre desta doença. Contudo, as mudanças de hábitos forçaram que a Internet se tornasse cada vez mais preponderante na vida das pessoas. O online é agora o Santo Graal nos processos de trabalho, de aprendizagem e até de entretenimento.

    O relatório mostra que em janeiro de 2021, a população mundial era de 7,83 bilhões de pessoas. De acordo com um relatório da ONU, este número aumenta atualmente a uma taxa de 1% ao ano. Isso significa que, desde o início de 2020, a população global total aumentou em mais de 80 milhões de pessoas.

    Atualmente, 5,22 bilhões de pessoas em todo o mundo usam smartphones, o equivalente a 66,6% da população total mundial. Desde janeiro de 2020, o número desses usuários aumentou 1,8% (93 milhões), enquanto o número total de ligações móveis (pessoas com vários dispositivos) aumentou 0,9%, de 72 milhões para 8,02 mil milhões em janeiro deste ano.

    Em janeiro de 2021, o número de pessoas que usam a Internet no mundo atingiu 4,66 bilhões, um aumento de 316 milhões (7,3%) em relação ao período homólogo. Atualmente, a taxa de penetração global da Internet é de 59,5%. No entanto, o surto da Covid-19 teve um impacto significativo no número de usuários da Internet. Portanto, o número real pode ser maior.

    Quantas pessoas tem acesso à internet no mundo 2022?

    Ao todo, são mais de 5 bilhões de usuários de internet ativos pelo mundo.

    Quantas pessoas possuem acesso à internet no mundo?

    O número de usuários ativos (os que acessam a rede regularmente) no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro, de acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal. Isso representa quase 63% da população do mundo.

    Quantas pessoas tem acesso à internet no Brasil 2022?

    Isto é, os brasileiros usuários de Internet já formam um contingente de 155,7 milhões, o que representa mais 11,8 milhões de usuários de Internet em relação a 2019. Faixas etárias - A proporção de pessoas conectadas também aumentou em todos as faixas etárias. Para o grupo de 60 anos ou mais, passou de 44,8% para 57,5%.

    Quantos por cento da população mundial usa a internet?

    Mais de 5 bilhões de pessoas utilizam a internet, apontou um levantamento da empresa de consultoria DataReportal. Essa impressionante marca destaca que cerca de 63% da população mundial está conectada de alguma forma à rede mundial de computadores.