Quanto tempo um ebó demora para fazer efeito

Quanto tempo um ebó demora para fazer efeito

Quais os efeitos do ebó?

Aprendi na pele que os ebós agem como uma energia extremamente inteligente. O primeiro lugar que eles agem é na raiz do problema. Aquela que não vemos e muitas vezes nem sabemos que existe. ... Muitos ebós geram inclusive problemas, na verdade eles trazem para a superfície um problema que já existe e não sabemos.

Para que serve fazer ebó?

O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.

Porque é importante fazer oferendas para os orixás?

As oferendas aos Orixás são no intuito de súplica ou agradecimento. Cada Orixá tem sua oferenda predileta. Aqui estão relacionadas às mais tradicionais: Exu: mia ìyèfun: farofa de dendê.

Quais são os benefícios de um ebó?

  • Segundo Abímbọ́lá, todo conflito no cosmo Yorùbá pode ser eventualmente resolvido através do uso do ebó. O sacrifício é a rama que traz a solução e tranquilidade ao universo e que ordena os problemas do dia a dia. Quatro coisas são importantes para a eficácia de um ebó .

Quais são os tipos de ebó?

  • Os itens normalmente se compõem de elementos como frutas frescas, cereais, água, bebidas destiladas, mel, azeite; além disso, o ebó pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios, ervas e etc. Alguns tipos de ebó são preparados, ritualizados e colocados dentro de casa e outros devem ser ritualizados e colocados no tempo.

Qual o significado da palavra ebó?

  • O segundo quando é usado genericamente para o ato de fazer uma oferenda e as vezes para a oferenda em si, não importando se esta oferenda é uma comida ou sangue. A palavra ebó – significa sacrifício e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer sangue.

Quais são os itens comestíveis do ebó?

  • Os itens normalmente se compõe de itens comestíveis como frutas frescas, água, bebidas destiladas, mel e azeite. Além disso o ebó (ẹbọ) pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios e ervas. Alguns tipos de ebósão colocados dentro de casa e outros devem ser colocados no tempo.

Mo júbà, àwon òré mi!

Quanto tempo um ebó demora para fazer efeito

No Candomblé ketu, além de não poder deixar de existir os òrìsà e o jogo de búzios, o ebo é um dos procedimentos ou rituais de maior importância que há. Não nasce um òrìsà na cabeça de um ìyáwo sem um ebo; não há um ritual fúnebre, asese, sem um ebo; não há obrigação de anos sem um ebo e a vida, seja amorosa, financeira, saúde, de muitos clientes é equilibrada por meio do ebo. Isso tudo na verdade é no candomblé em geral!

Quanto tempo um ebó demora para fazer efeito

Há momentos na vida que as coisas começam a sair do lugar. As coisas começam a dar errado e por mais que você tente fazer algo para mudar, só piora. Ao consultar o oráculo de Ifá, descobre que suas energias estão negativas, desequilibradas. Que determinado odù está passando uma mensagem negativa e mostrando que determinadas coisas não andarão, caso não sejam limpas as energias do seu corpo.

Neste momento, entra o ebo. Podemos definir como ritual para limpeza e energização do seu corpo espiritual, possibilitando que as coisas fluam e tudo de bom possa acontecer. Um ritual desses é capaz de tirar alguém da cama, reatar casamentos, possibilita uma vida mais tranquila, mais prosperidade… enfim, o ebo só traz benefícios aos que o recebem.

Como é um Ebo?

Ele é composto por ervas secas, grãos, utensílios com significados litúrgicos fortes como o abano de palha, velas, frutas, legumes e até animais.

A finalidade é uma limpeza, e logo após, a transferência de àse. A pessoa, que pode ser um zelador(a), passa esses materiais no corpo da pessoa que está em pé diante dela… há casos em que encosta somente na testa ou no peito; há casos que passa somente próximo ao corpo… no campo astral do consulente, em outros casos é passado no corpo mesmo. Enquanto isso àwon orin (cantigas), àwon oríkì(louvores) ou àwon àdúrà(orações) são cantados ou declamados no idioma Yorùbá.

Logo após, toma-se banhos de ervas e/ou descansa se para o dia seguinte ver qual a orientação do zelador. Há casos em que as roupas usadas devem ir junto com o material que foi passado no corpo da pessoa. Esse material é descartado… uma forma de mandar essa energia que causa o problema embora. O que alguns dizem: despachar o negativo.

Quanto tempo um ebó demora para fazer efeito
Baixar E-book Gratuito Com Nomes Corretos dos Awon Orisa

Comida de òrìsà são Ebo?

Muitas pessoas confundem ebo com oferendas votivas aos òrìsà. Mas não se engane. O ebo pode ate ser feito em intenção a determinado òrìsà, ou como uma maneira de deixar a pessoa limpa para entrar em contato com o òrìsà (Caso das feituras/iniciação/obrigações), mas as oferendas ou comidas aos òrìsà é uma maneira de agradecer ou pedir algo aos mesmos. Geralmente com a comida e bebida preferidas do òrìsà e também paramentos que quando em terra eles utilizam em guerras ou situações importantes.

Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai. Para entender o porque disso leia o nosso post sobre o assunto – Sexo e Candomblé! No Candomblé quem determina as coisas é o jogo e a experiência do sacerdote ou sacerdotisa (Pai ou mãe de santo).

Ebo muitas vezes são prescritos baseados em odù e outros casos não. Mas sempre determinado por um jogo de búzios e por um zelador(a) capacitado para isso. É uma coisa séria, pois desconhecendo o èwò de determinada pessoa ou odù, o tiro pode sair pela culatra e arruinar a vida da pessoa. Há muitos casos assim!

Leia Também: – O Idioma Yorùbá Morreu?

Ou seja, o ebo é um ritual poderoso e importante dentro do Candomblé e também culto a Ifá. Sempre ouça e siga o que o bàbálórìsà ou ìyálórìsà diz, pois a eficácia do ritual às vezes está nos dias que se seguem.

Então, o que achou? Dê sua opinião e fale sobre sua experiência.

Ó dàbò, gbogbo!

Quer aprender mais sobre o idioma mágico do Candomblé? O idioma do
òrìṣà, mas de uma maneira correta e sem misticismo? Conheça nosso cursos abaixo: Curso Fundamentos do Idioma Yorùbá! O que está incluso no curso:

  • Aulas em vídeos;
  • Apostilas em PDF com resumo das aulas;
  • Dicionário ao final do curso;
  • Técnicas de estudo melhorando o aprendizado do idioma;
  • Certificado ao final;
  • Retirada de dúvidas diretamente com o professor!!
Quanto tempo um ebó demora para fazer efeito

O que acontece depois de um Ebó?

Geralmente com a comida e bebida preferidas do òrìsà e também paramentos que quando em terra eles utilizam em guerras ou situações importantes. Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai.

Quanto custa um Ebó na Umbanda?

Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100. “Bota um pênis de cera, um testículo ou pênis de boi, milho branco, boneco branco, azeite doce e mel”, disse.

O que é Ebó positivo?

O ebó é uma prática do Culto à Ifá e do Candomblé e só pode ser revelado através do jogo de búzios ou Òpèlè Ifá (jogo de Ifá). Por estar sempre ligado a um Odù (caminho de Ifá) ou Orixá, somente os Babalawôs, Babalorixás ou Yalorixás podem interpretar o ebó caído no jogo.

Qual o preço de um Ebó?

EBO.AX - EBOS Group Limited.