Quantos dias após Cesária Pode ter relação?

O tempo para voltar a ter relações sexuais depois da cesariana dependerá de cada mulher. Em geral, é recomendado evitar as relações sexuais nos primeiros 40 dias após o procedimento. Isso porque durante esse período, o aparelho reprodutor da mulher está se readaptando, juntamente com outros órgãos internos. Além disso, o local da ferida operatória está em cicatrização.

Com essa readaptação, a mulher pode sentir algum desconforto com a relação sexual. Por isso, o tempo para voltar a ter relações sexuais fica muito individualizado.

É importante respeitar seu corpo e seus desejos e voltar a ter relações sexuais quando realmente se sentir confortável e segura para isso.

Na consulta pós parto, a mulher pode tirar suas dúvidas com o/a médico/a ou enfermeiro/a atendente.

A maternidade gera diferentes efeitos sobre o corpo feminino, e uma das principais dúvidas das novas mães envolve a retomada de atividades cotidianas, como a prática esportiva, volta ao trabalho e como será asexualidade após o parto

O retorno das atividades sexuais é limitado durante o puerpério, período de 40 dias após o nascimento do bebê, no qual o corpo da mulher está voltando ao estado pré-gestação e o sexo com penetração é contra-indicado. 

Gradativamente, o organismo se adapta, mas é comum se deparar com algumas alterações corporais durante este intervalo (e nos meses seguintes). 

Confira a seguir quais são as mudanças ocorridas na sexualidade pós-parto e os efeitos na rotina afetiva do casal. 

Sexualidade no pós-parto: alterações experimentadas pelas mulheres

Listamos a seguir os principais fatores que geram alterações corpóreas nas mulheres após o nascimento do bebê. Dentre eles: parto, lactação, amamentação, alteração hormonal e adaptação à maternidade/paternidade. Acompanhe:

Parto

O procedimento obstétrico afeta diretamente o fatorrecuperação pós-parto. Isso porque, em uma cesárea, a paciente é submetida a uma cirurgia, tendo que lidar comcuidados pós-operatórios, enquanto no parto normal sem intercorrências a retomada é mais rápida.

Contudo, o parto normal também pode evoluir com lacerações ou até necessidade de corte (episiotomia) e o pós parto nestes casos também demandam cuidados pós operatórios.

O tempo estimado de cicatrização total, seja na cesárea ou parto normal com necessidade de pontos, é de 40 dias, que é o período do puerpério. Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal.

A maioria das mulheres não apresenta complicações no parto que possam influenciar sua sexualidade. Mas em alguns casos a recuperação do parto cesáreo pode ser mais demorado,  pode haver dor na cicatriz de sutura vaginal com dor na relação sexual, pode evoluir com prolapsos genitais e até incontinência urinária influenciando também a parte sexual.

Lactação e amamentação

Segundo a OMS, oaleitamento materno deve ocorrer por, no mínimo,seis meses. Isso significa que a maioria das mães terão alterações na região dos seios para possibilitar a amamentação durante um longo período após o parto.

A produção de leite, a chamada lactação,  pode ser incômoda quando a produção é maior que o consumo pelo bebê, gerando dores causadas pelo acúmulo de leite nas glândulas mamárias, que pode levar àmastite.

Já aamamentação (o ato de dar o leite ao bebê) também deixa a paciente sujeita ao desconforto gerado pelo processo desucção,em alguns casos podem ocorrer fissuras nos mamilos gerando muita dor. 

Ainda, como na fase da amamentação a mama está voltada exclusivamente para alimentar o bebê, é muito comum que os casais também não vejam mais essa região como uma zona erógena, o que também impacta diretamente na intimidade.

Região vaginal

Como dito, o parto muda muito o tempo de recuperação, contudo, seja qual for o procedimento, a região da vulva e do canal vaginal passam por alterações devido às mudanças na musculatura local. 

O chamado assoalho pélvico se enfraquece e é comum que as mulheres sintam dores e até mesmo a sensação de peso na região. Contudo, o corpo é capaz de se readaptar, algo que leva em torno de40 dias (justamente o intervalo chamado puerpério).

Alteração  hormonal

A gravidez e a amamentação alteram a produção regular de hormônios, e a principal consequência do pós-parto é a redução nos níveis de estrogênio e aumento da produção deprolactina.

A prolactina estimula a produção de leite, porém,

reduz a libido e também a sensibilidade, elasticidade e lubrificação vaginal. O resultado para as mulheres é a dor na relação sexual durante a penetração, dificuldade de atingir o orgasmo, além de uma possível falta de desejo sexual. 

Esse comportamento é passageiro. Conforme ocorre a atenuação na produção de leite, é comum que haja o retorno doequilíbrio hormonal

Adaptação à maternidade/paternidade 

O período após o parto é um dos momentos demaiores mudanças na vida do casal, principalmente se for o primeiro filho, quando a rotina da casa ainda não tinha um bebê. O bebê recém nascido requer muitos cuidados e muda completamente a dinâmica do lar. 

É uma rotina que se repete a cada 3 horas praticamente sem descanso, uma doação dos pais, e principalmente da mãe, de corpo e alma. 

Estarem preparados emocionalmente, fisicamente e até com o ajuste da rotina passa a ser crucial para que essa fase ocorra da forma mais harmoniosa possível. Ter uma rede de apoio nesta fase também pode ajudar muito.

Mesmo assim as noites sem dormir e o cansaço acumulado às vezes falam mais alto e claro que no meio de tudo isso, sobra pouco tempo e disposição para o sexo.

Entender que é só uma fase é fundamental, sem cobranças, com muita ajuda mútua e sem se afastar, afinal é a fase que cada um mais precisa do outro. Esse laço fortalecido também irá aproximar o casal para retomar suas atividades sexuais o quanto antes.

Sexualidade no pós-parto: como e quando retornar à vida sexual?

Como dito acima, o corpo feminino precisa de pelo menos 40 dias para se readaptar e permitir que a prática sexual ocorra sem tanto desconforto e sem riscos à saúde; porém, após este período, quem decide pelo retorno da rotina afetiva do casal é o próprio casal.

Com base em seu processo de recuperação físico e psicológico, as mães podem escolher em qual momento sentem-se seguras para asexualidade no pós-parto. 

Mas esse processo deve contar com apoio médico. É importante que a paciente faça consultas ginecológicas e obstétricas após o nascimento para que um profissional tenha pleno conhecimento sobre seu estado derecuperação

Além dos fatores biológicos, a rotina sexual é impactada pelo próprio bebê. Por isso, é importante contar com uma rede de apoio para que a mãe tenha sua individualidade respeitada, seja para descansar ou para ter um momento de intimidade com seu parceiro. 

Para os pais, é importante pensar que a divisão das funções parentais é essencial para que a mulhernão sofra com uma sobrecarga físico-socialque a deixe sempre cansada e indisposta para momentos de carícias. 

Conheça a clínica Alira

Se você é mãe e está em busca de uma recuperação saudável e tranquila para retomada da sexualidade pós-parto, conheça aClínica Alira.

Oferecemos assistência médica especializada em saúde feminina com o objetivo de entregar atendimento humanizado e personalizado de acordo com as suas necessidades e desafios. 

Gostou desse conteúdo? Em nosso blog, falamos sobre esse e muitos outros assuntos que toda mulher deve saber.Acesse o link e conheça mais nosso trabalho!

Responsável Técnico:
Dra. Lilian Fiorelli

CRM-SP: 129.306 | RQE: 36751

Quem faz cesárea pode ter relação com quanto tempo?

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Porque não pode ter relação depois da cesárea?

O tempo estimado de cicatrização total, seja na cesárea ou parto normal com necessidade de pontos, é de 40 dias, que é o período do puerpério. Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal.

Quantos pontos tem uma cesárea por dentro?

A cesariana tem um tempo médio de recuperação de 060dias. Sendo que a recuperaçõa também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 - 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital.

Quanto tempo dura o sangramento após o parto cesária?

O sangramento pós-parto pode durar de duas a seis semanas, apresentando mudança na cor, consistência e quantidade com o passar do tempo. Imediatamente após o parto, o sangue é intenso e vermelho vivo ou vermelho acastanhado. Isso pode continuar por três a dez dias após o parto. Depois disso, ele começa a clarear.