O teste pode dar negativo mesmo estando gravida

Quando temos dúvida sobre uma possível gravidez queremos um resultado rápido e confiável, não é mesmo? Mas muitas vezes, após realizar o exame, ainda bate aquela dúvida: será que o resultado está certo? Teste de gravidez pode dar errado? 

Neste artigo vamos explicar sobre os principais interferentes dos exames de gravidez e o que é necessário fazer para confirmar ou não uma gestação. 

Afinal, o teste de gravidez pode dar errado? 

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame. Ao esperar o atraso menstrual a chance do seu exame dar errado será muito menor.

Isso significa que eu não posso confiar no resultado do exame? 

Atualmente, a maioria dos testes são desenvolvidos com rigorosos processos de qualidade e validação laboratorial para diminuir ao máximo as chances de resultados errados. 

Algumas vezes os testes de gravidez podem sim apresentar resultados incorretos, como falsos positivos – quando não há gravidez mas o teste acusa que sim – e falsos negativos – quando há gravidez mas o teste acusa que não há. 

São vários os motivos que podem levar a resultados incorretos, como coleta incorreta, erros no processamento das amostras e uso de determinados medicamentos ou suplementos que podem interferir na análise da amostra. 

Falsos positivos: principais interferentes do exame de gravidez 

As principais substâncias que interferem no exame de gravidez são os suplementos vitamínicos que contêm biotina e alguns tipos de tumores. A pílula do dia seguinte pode alterar a sua menstruação, porém ela não afeta o resultado do seu exame.

Biotina 

A biotina é a vitamina B7. Ela atua na formação da pele, unhas e cabelo e, por este motivo, é muito consumida na forma de suplementos vitamínicos, principalmente pelas mulheres.

Se você fez um exame de gravidez, fique atenta ao consumo de suplementos e verifique se você está tomando algum que contém a vitamina.

 A biotina pode levar a um resultado de beta hCG falso-positivo, ou seja, você pode não estar grávida mas seu resultado poderá ser positivo.

Tumores 

A fração beta da gonadotrofina coriônica (BHCG) é um dos principais marcadores biológicos dos tumores gonadais e extragonadais de células germinativas (TCGs), por isso alguns tumores podem acusar um resultado falso positivo.

Medicamentos para infertilidade 

Alguns medicamentos para infertilidade possuem bHCG na composição e por isso podem levar a um resultado falso positivo. Dentre os tratamentos para infertilidade, uma das classes relevantes é a dos indutores da ovulação, muito eficazes para o grupo de doenças em que a causa da infertilidade é a anovulação. Dentre as condições mais comuns de causa de anovulação está a Síndrome dos Ovários Policísticos.

Para melhor acurácia, quando essas medicações estão em uso é ideal realizar a coleta apenas após o atraso menstrual.

Meu resultado foi positivo, o que fazer? Pode estar errado?

Segundo a Associação Americana de Gravidez,  se você obteve um resultado positivo no seu exame de beta hCG, provavelmente está grávida, porque falsos positivos são extremamente raros. Entretanto, existem algumas condições que podem causar um falso positivo, como alguns tumores.

Como vimos, suplementos com Biotina também podem interferir no resultado. Medicamentos utilizados para tratamentos de infertilidade também podem levar a resultados incorretos.

Outros medicamentos, como antibióticos, analgésicos, anticoncepcionais, não afetam o resultado do Beta-hCG. Portanto, a pílula do dia seguinte não interfere no resultado do exame.

Falsos negativos: principais causas 

As principais causas de um exame falso negativo (quando há gravidez e o testa acusa que não) são: 

  • Realização do exame em um período precoce;
  • Ciclos irregulares; 
  • Gravidez ectópica.

Realização do exame em um período precoce

Fazer o teste muito cedo é um dos principais motivos que levam a um resultado falso negativo. O ideal é sempre aguardar o atraso menstrual para realizar o exame, no entanto, nem sempre isso é possível uma vez que existem mulheres com ciclos irregulares ou que estão fazendo algum tratamento para engravidar. 

É importante aguardar para que o organismo tenha tempo de produzir o hormônio Beta hCG em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste, seja ele de urina ou de sangue. 

Ciclos irregulares

Muitas mulheres com ciclos irregulares acabam realizando o exame antes do atraso menstrual, o que pode levar a um resultado falso negativo. Nesse caso é importante repetir o teste caso a suspeita persista. 

Gravidez ectópica 

A gravidez ectópica ocorre  quando a implantação e o desenvolvimento do óvulo fertilizado ocorrem fora da cavidade corporal do útero. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a localização mais frequente é a tubária (90% a 95% dos casos). Os principais sinais de uma gravidez ectópica são atraso menstrual, sangramento genital e/ou dor abdominal.

Gravidez ectópica prévia, cirurgia tubária prévia, infertilidade, doença inflamatória pélvica, endometriose, usuárias de DIU, anticoncepção de emergência e tabagismo, são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de gravidez ectópica.

Meu resultado foi negativo, pode estar errado? O que fazer? 

Nenhum exame laboratorial é isento de erros. Por isso, é possível ter um resultado falso negativo. Como vimos, são vários os motivos que podem levar a um resultado falso negativo, sendo os principais, a realização do exame em um período precoce, ciclos irregulares, gravidez ectópica e uso de medicamentos para infertilidade. 

Caso você tenha feito o exame e a suspeita persista mesmo com o resultado negativo, o ideal é realizar o exame novamente e procurar um médico.  

É possível engravidar usando algum método contraceptivo? 

Nenhum contraceptivo é 100% eficaz. Por isso, é possível engravidar mesmo fazendo uso de métodos como anticoncepcional, DIU ou camisinha. As taxas de falha variam de acordo com o método utilizado. 

É possível engravidar com DIU? 

O DIU é um método contraceptivo seguro, reversível e eficaz, associado a poucos efeitos colaterais. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, as taxas de com taxas de falha na vida real são semelhantes à esterilização cirúrgica feminina. No entanto, embora as taxas de falha do DIU sejam baixas, é possível engravidar mesmo utilizando esse método. 

É possível engravidar usando camisinha? 

O uso do preservativo é recomendado em todas as relações sexuais. Ele é essencial para evitar as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como o HIV e a Sífilis. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de falha deste método, no primeiro ano de uso, varia de 3%, quando usados, corretamente em todas as relações sexuais, a 14%, quando avaliado o uso habitual. A segurança do método depende de vários fatores como o armazenamento adequado, a técnica de uso e a utilização em todas as relações sexuais.

É possível engravidar tomando anticoncepcional? 

Sim, todo anticoncepcional apresenta uma taxa de falhas. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a eficácia das pílulas combinadas depende essencialmente do modo de uso. Se o modo de uso for perfeito, a taxa de falhas, independente da formulação, fica em torno de 0,5/100 mulheres-ano. 

É possível engravidar mesmo tomando pílula do dia seguinte? 

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual. 

Diferente de outros métodos anticonceptivos, a pílula do dia seguinte tem indicação reservada a situações especiais ou de exceção, com o objetivo de prevenir gravidez.

A mulher deve tomar a pílula o mais próximo possível da relação sexual sem preservativo porque a eficácia da pílula vai diminuindo com o passar dos dias. Nas primeiras 24 horas, a pílula tem uma eficácia de 88%. A mulher tem 72 horas para tomar a pílula. A pílula do dia seguinte apresenta uma grande quantidade de hormônios e por isso interfere no ciclo menstrual. 

Qual é a melhor época para fazer o exame de gravidez?

Para um resultado mais preciso, o indicado é realizar o teste quando a menstruação está atrasada. No entanto, o teste pode detectar o hormônio beta hCG alguns dias antes do atraso.

Fique atenta aos sintomas de gravidez e realize o teste. Os sinais mais comuns incluem enjoos e vômitos, cansaço frequente, desejos por alimentos e vontade de urinar com frequência.

Existem diferentes tipos de testes. Para verificar se você está ou não grávida, você pode optar por realizar um teste de urina, um exame em um laboratório de análises clínicas ou um exame de sangue na farmácia, que utiliza uma amostra de sangue coletada da ponta do dedo.

Qual teste de gravidez é o mais confiável?

Há muito tempo estamos acostumadas a encontrar os testes de gravidez de urina em todas as farmácias. Eles são acessíveis, rápidos e baratos. No entanto, quando comparados aos exames de gravidez de sangue, o resultado é mais afetado por interferentes, motivo pelo qual o número de falsos positivos é maior.

O exame de sangue é muito mais confiável por não ter tantos interferentes como o teste de urina.

Os exames de sangue perdem somente para os testes de urina no quesito acessibilidade e rapidez de resultado, já que muitos laboratórios de análises clínicas ainda podem demorar dias para entregar o resultado.

Felizmente este cenário está mudando com o laboratório Hilab. Presente em diversas redes de farmácias pelo Brasil, a Hilab realiza o exame de gravidez de sangue e entrega o resultado em apenas 15 minutos.

Descobrir a gravidez pode ser simples, não é mesmo? Faça o teste de gravidez Hilab.

Referências: 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Anticoncepção de Emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 20 p.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002 150 p. 

Elito J Jr. Gravidez ectópica. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. (Protocolo FEBRASGO – Obstetrícia, nº 22/Comissão Nacional Especializada em Urgências Obstétricas).

Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ministério da Saúde. Tumores de células germinativas – versão para Profissionais de Saúde. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/en/node/2604>. Acesso em: 04 de outubro de 2021.

É possível um teste de farmácia dar negativo estando grávida?

É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Quais as chances de um teste de farmácia dar falso negativo?

O resultado deu positivo, pode ser que esteja errado? Ainda que exista a possibilidade que um teste de gravidez de farmácia apresente um falso negativo, ele muito raramente apresentará um falso positivo. Em geral, o índice de confiabilidade desse tipo de exame é de 99%.

Quantas semanas para dar positivo o teste de gravidez?

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Porque o exame dá negativo mesmo estando grávida?

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.