Quantos pontos no score é considerado bom?

Quantos pontos no score é considerado bom?
Entenda como funciona o sistema de score de crédito do Serasa

Ter um bom score de crédito é muito importante para a sua vida financeira. Afinal, esse valor é levado em consideração na hora de solicitar empréstimos, além de ser analisado quando você abre uma conta no banco, podendo ser decisivo para o limite do cartão de crédito.

Mas qual é o valor de um score bom? Pensando nisso e em explicar todas as características que influenciam na definição do score, o C6 Bank preparou este texto. Nele você encontrará as respostas para as seguintes questões:

  • O que é score de crédito?
  • O que é um score bom?
  • Score bom para cartão de crédito: qual a pontuação ideal?
  • Score bom para financiamento: qual a melhor pontuação?
  • Como aumentar o score?
  • Todas as instituições financeiras seguem as mesmas regras?

Quer ver outros conteúdos relacionados ao tema? Confira estes posts:

  • Como aumentar o seu score de crédito?
  • Por que ter um bom histórico de crédito?

O que é score de crédito?

Score de crédito é um sistema de pontos, realizado pelo Serasa, que avalia os hábitos financeiros de uma pessoa. O objetivo é indicar a confiabilidade dessa pessoa e entender quem é um bom pagador.

A pontuação, que varia em uma escala de zero a mil, é usada pelas instituições para analisar se os possíveis clientes honram com seus compromissos financeiros.

O score mais alto será para pessoas que pegam contas em dia e não contraem dívidas, enquanto o mais baixo será para aqueles que criam dívidas e pagam em atraso.

Para consultar o seu score de crédito, você pode acessar o site do Serasa e se cadastrar através do seu CPF.

O que é um score bom?

O score bom é aquele a partir de 501. Para entender como funciona a escala de avaliação do Serasa, veja a listagem abaixo:

  • 0 a 300: score ruim;
  • 301 a 500: score regular;
  • 501 a 700: score bom;
  • 701 a 1000: score excelente.

Portanto, quanto mais altos seus pontos de score, maiores as chances de ter um empréstimo aprovado, um prazo maior para quitar dívidas e melhores taxas.

Score bom para cartão de crédito: qual a pontuação ideal?

Não há uma pontuação exata para o score bom para cartão de crédito. Isso porque é um detalhe que varia para cada instituição financeira e até mesmo para o tipo de cartão que está sendo adquirido.

Quantos pontos no score é considerado bom?
Um score bom para cartão de crédito é entre 501 e 1000 pontos

Porém, a medida indicada pelo Serasa para conseguir um cartão de crédito é entre 501 e 1000 pontos. Ou seja, se a pessoa ficar dentre os scores considerados bom e excelente ela terá grandes chances de ter a sua solicitação aprovada.

Score bom para financiamento: qual a melhor pontuação?

Segundo o Serasa, uma pontuação acima de 500 já é considerada score bom para o financiamento. Porém, há outros fatores que são levados em consideração na análise de crédito.

Os critérios variam de uma instituição para outra, mas geralmente são considerados:

  • atual situação financeira do solicitante;
  • renda mensal;
  • relacionamento com a empresa credora e o mercado.

Além destes, a aprovação do financiamento também dependerá de políticas internas das empresas.

Portanto, para conseguir que seu crédito seja aprovado, mantenha um bom score, mas tenha também um bom relacionamento com as suas finanças.  

Como aumentar o score?

Leia a seguir 3 dicas para aumentar o score de crédito:

  1. Atualize os dados no Serasa: quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você disponíveis no sistema do Serasa, mais confiável será o seu cadastro;
  2. Limpe o nome: negocie todas as dívidas atrasadas com os credores e pague-as. Na sequência, mantenha um bom comportamento com as finanças para os credores reavaliarem o risco de conceder crédito a você;
  3. Pague contas em dia: para evitar atrasos, opte pelo débito automático. No C6 Bank você encontra essa funcionalidade. Saiba mais sobre ela aqui.   

Todas as instituições financeiras seguem as mesmas regras?

Não. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes para análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outras variações desenvolvidas de acordo com as suas necessidades.

Além disso, na análise dos clientes podem também ser considerado outros fatores que são próprios das instituições financeiras.  

Mudanças no Score 1.0

Devido ao cenário econômico do Brasil após a pandemia de Covid-19, foi implementado o Score 2.0. Dessa forma, além da mudança no cálculo do score de crédito, houve também alteração nos critérios de avaliação e na escala de pontos para estar em linha com a realidade econômica dos brasileiros.  

Uma mudança entre o Score 1.0 e o Score 2.0 é a influência de cada critério para o cálculo do score. Por exemplo, no Score 2.0, o histórico de dívidas de um cliente tem menos impacto na formulação total do score de crédito.

Outra diferença importante está na escala de avaliação do Serasa. No Score 1.0, um score considerado “baixo” variava entre 0 e 399. No Score 2.0 a faixa está entre 0 e 300. Já um score considerado bom, que antes era apenas acima de 600 pontos, hoje pode ser considerado a partir de 501 pontos.

Agora, você já sabe o que é um score bom, como pode fazer para alcançá-lo e os critérios de avaliação para conseguir a aprovação do cartão de crédito e financiamento. Além disso, também pode compreender o que pode ser feito para aumentar a pontuação. Vale reforçar que os pontos score são dinâmicos e calculados sempre quando for feita a consulta. Ou seja, ela refletirá o seu comportamento até aquele momento.

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados ao tema de crédito? Confira alguns que selecionamos:

  • Como fazer financiamento de veículos no C6 Bank?
  • Adimplência: entenda o significado desse conceito financeiro
  • Existem dívidas boas?

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Quantos pontos de score para ter crédito aprovado?

Com o score é possível saber quais são as chances de você deixar de pagar alguma conta nos próximos 12 meses. Esse cálculo estatístico é feito pela Serasa. A nota ideal para que um cadastro seja aprovado com facilidade é aquela em torno de 700 pontos.

Qual é o melhor score para financiamento?

De 0 a 300, a pontuação é considerada baixa. De 301 a 500, regular. A partir de 501, o Score é considerado bom. Por fim, as pontuações entre 701 e 1.000 são consideradas excelentes.

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Como cada instituição financeira tem seus critérios internos para essa concessão, não existe uma pontuação mínima fixa para aprovação de cartão. Porém, é observável que a maioria das linhas de crédito são reprovadas pelas financeiras quando a contagem está entre 0 e 200 pontos, por maior risco de inadimplência.

Qual é a média de um score bom?

Qual é o Score bom para crédito? O Score bom para crédito – ou seja, a pontuação que aumenta as chances de conseguir empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito – é a que está acima de 501 pontos, sendo a pontuação ideal acima de 701 pontos.