Que valor social está presente no desejo de Gaetaninho de andar de automóvel e de ser admirado pelas pessoas?

Página 1 de 1 - Cerca de 10 ensaios

  • língua portuguesa

    388 palavras | 2 páginas

    GAETANINHO: BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA, ANTONIO ALCÂNTARA MACHADO Com base na leitura do texto pg: 97 e 98 do seu livro didático responda (dupla): 1.Esse conto pode ser dividido em seis partes ou cenas. Dê uma cena para outra, há um corte narrativo que introduz uma nova situação num tempo e num espaço também novos. Essa superposição de cenas vai compondo o todo como uma colagem, como se o narrador estivesse de posse de uma teleobjetiva e fosse fotografando cena por cena. Que tipo de linguagem se utiliza desse recurso técnico. 2. Indique o parágrafo em que, ao descrever uma ação da personagem, o narrador, como um locutor esportivo se utiliza da linguagem radiofônica? 3. O ambiente é reconstituído com traços leves, demonstrando uma preocupação jornalística. Apesar disso, o autor consegue identificar magistralmente a origem e a condição socioeconômica das personagens. a. Que elementos do texto confirmam que Gaetaninho e sua família são italianos? b. Identifique alguns traços que demonstram a condição socioeconômica de Gaetaninho. 4.1- Identifique nos diálogos uma situação em que se observa um desvio em relação à variedade padrão formal da língua. 4.2- Identifique no texto palavras da língua italiana. 5.Que valor social está presente no desejo de Gaetaninho de andar de automóvel e de ser admirado pelas pessoas? 6.Considerando o sentido do verbo amassar em português e sabendo que ammazzare, de italiano, significa “matar”, explique a…

  • Trabalho de Portugues Dom Casmurro

    1343 palavras | 6 páginas

    Trabalho de Português Trabalho de Português Trabalho apresentado ao 2º ano do Ensino Médio. Resumo Os principais temas da obra são: a luta do italiano para conseguir seu dinheiro, a ascensão social do italiano, a integração social do italiano com o brasileiro, o despreparo da cidade e dos adultos com as crianças e a crítica social. A leitura dos 11 pequenos contos reunidos nesta obra faz que sintamos o processo de…

  • Resumo critico do livro bras bexiga barra funda

    4591 palavras | 19 páginas

    linguagem popular do léxico ítalo-paulistano dos chamados “bairros italianos” de São Paulo. RESUMO A obra de Alcântara Machado é um mosaico contruído por “flashes”do cotidiano dos italianos, em sua maioria operários pobres na luta e na aventura do dia-a-dia pela sobrevivência ou ascensão, com seus conflitos, suas pequenas alegrias e também alguns tropeços éticos. Não são contos, e sim, notícias, segundo o próprio autor. Na verdade, uma prosa rápida, cubo-futurista, mesclando conto,…

  • Modernismo

    7280 palavras | 30 páginas

    gRUPO eSCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO ALVES ARANHA CAIQUE N° 05 JULIANE N° 20 RACHEL N° 37 PROFESSORA: SONIA SOCHIARELLI RESUMO Nosso livro contém uma coleção de contos e poesias de dez escritores da época modernista, contando com suas…

  • Estudos De Literatura Brasileir Douglas Tufano

    102883 palavras | 412 páginas

    Editora Moderna apresenta a terceira edição, completamente revista e ampliada, de Estudos de literatura brasileira, de Douglas Tufano, obra que há muitos anos vem merecendo a atenção dos professores do segundo grau em todo o Brasil. Além do grande número de atividades de análises de textos, esta edição apresenta as seguintes inovações: um vocabulário de termos literários especialmente elaborado para alunos do curso secundário; capítulos especiais de revisão; índice de autores e obras…

  • Apostila Literatura Brasileira

    127919 palavras | 512 páginas

    que a obra afeta aos demais, contribui para elevar ou desvalorizar neles certas finalidades, ideias ou valores, ou seja, é uma força social que, com sua carga emocional ou ideológica, sacode ou comove aos demais. Ninguém continua a ser exatamente como era, depois de ter sido abalado por uma verdadeira obra literária.” (Adolfo Sanchez Vásques, teórico espanhol) “A literatura é um fenômeno estético. É uma arte da palavra. Não visa a informar, ensinar, doutrinar, pregar, documentar.…

  • Trabalho com publicidade de empresas

    8637 palavras | 35 páginas

    Ser Protagonista Português – 3º ano – página 238 Conheça a coleção Produção de texto Construção textual orientada Todos os capítulos de Produção de texto contam com uma seção de leitura e outra de produção textual. A leitura permite ao aluno explorar a estrutura do gênero a ser produzido. Na seção dedicada à produção, o planejamento, a elaboração, a avaliação e a reescrita do texto são orientados passo a passo. Ser Protagonista Português – 3º ano – páginas 400 e 401 Ser…

  • Não tem

    48587 palavras | 195 páginas

    sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para o cumprimento dessa etapa, cada qual sabendo da importância do papel que cumpriu: CNPq; Dr. Vera Teixeira de Aguiar; Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Letras, Dr. Regina Ritter Lamprecht, docentes e funcionárias da Secretaria; 36ª CRE; Equipes diretivas do Colégio Estadual Modelo, Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa e Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha; Equipe do Deputado Estadual Márcio…

  • partilhar o saber formar o leitor

    64047 palavras | 257 páginas

    deste lugar, em que os sentidos e a interpretação não são meras concessões, mas construções permanentemente ligadas à vida e ao repertório dos sujeitos, tornando-os partícipes da história, ainda que pequena, construída pelos homens. - 9 - Conversas entre a escrita, a história, narrativas e leituras na perspectiva da cultura A obra de Valéria Pereira e Nilton Ponciano é, de fato, uma longa conversa sobre as interfaces da leitura sob o foco da cultura: há que falar da…

  • Literatura

    30425 palavras | 122 páginas

    mestiços, para ele mais fracos. Vemos em suas idéias as teorias de Darwin e de Nietzsche, além da defesa do imperialismo. Ele acredita que, para renovar o Brasil, é preciso povoá-lo de pessoas da raça ariana, pura e superior. Já Milkau prega a integração de todas as raças à natureza-mãe, de forma harmoniosa. Seu humanismo sai da teoria para a prática quando defende Maria, moça expulsa pelos patrões quando estes a descobrem grávida. Ele a livra da prisão a que foi condenada por ter…

Que valor social está presente no desejo de Gaetaninho?

06 – Que valor social está presente no desejo de Gaetaninho de andar de automóvel e de ser admirado pelas pessoas? O desejo de ascender socialmente. Como imigrante italiano marginalizado, Gaetaninho queria ser aceito, afirmar-se na sociedade brasileira.

Qual era o sonho de Gaetaninho e por que era de realização muito difícil?

Ali na Rua Oriente a ralé quando muito andava de bonde. De automóvel ou carro só mesmo em dia de enterro. De enterro ou de casamento. Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de realização muito difícil.

O que é Gaetaninho?

Gaetaninho era um menino que sonhava andar de carro e só realiza o sonho depois de morto, ao ser levado ao cemitério. O barbeiro Tranquillo Zambinetti, estabelecido na Rua do Gasômetro, reclamava: “Do que a gente bisogna no Brasil, bisogna mesmo, é d'un buono governo”.

Onde se passa a história do Gaetaninho?

Gaetaninho é um garoto distraído que vive na rua Oriente (Brás, São Paulo). Seu sonho é andar num carro, mas isso só acontece, para pessoas de sua classe social, em casamentos ou enterros. O desejo de Gaetaninho é tão grande que certa noite ele efetivamente sonha que estava num carro, bem ao lado do cocheiro.