Quem é o dono da coca cola no brasil

Você conhece a história da Coca-Cola? 40% dos americanos consomem pelo menos uma latinha de refrigerante por dia e, por mais de cem anos, duas companhias lutaram pela supremacia nesse mercado de bebidas: Coca-Cola e Pepsi.

Hoje quem domina o paladar das pessoas é a Coca-Cola, uma empresa cuja trajetória é um case de sucesso, que releva estratégias de vendas inovadoras e a criação do branding que se tornou referência no mundo dos negócios.

Você já imaginou aplicar os segredos do sucesso da Coca-Cola na sua empresa? Para isso, continue essa leitura e fique por dentro dos seguintes tópicos:

  • Como a Coca-Cola foi criada?
  • Por que a Coca-cola se tornou tão famosa?
  • Coca-Cola vs Pepsi Cola
  • Como uma campanha de vendas quase faliu a Coca-Cola?
  • Quando a Coca-Cola chegou ao Brasil?
  • O império da Coca-Cola está enfraquecendo?

Vamos nessa?

Como a Coca-Cola foi criada?

A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos. Originalmente, a receita deveria servir como um remédio para o estômago, um mal estar comum entre os estadunidenses da época.

A fórmula original era uma mistura de folhas de coca, extrato de noz de cola, óleo de noz moscada, óleo de limão, óleos de lima, coentro e muito açúcar, além de alguns outros óleos essenciais, compondo os ingredientes que depois ficaram conhecidos como sabor 7X.

O vício da morfina era um dos maiores obstáculos enfrentados por Pemberton e, por conta disso, ele veio a falecer dois anos após ter criado a Coca-Cola, sem ter a chance de ver o sucesso de sua receita.

Entretanto, a Coca-cola nem sempre foi tão famosa, na verdade, em um primeiro momento, eram vendidos cerca de nove copos da bebida por dia e suas vendas chegaram inclusive a causar prejuízo, ao invés de ser uma ideia de negóciolucrativo. Como esse remédio se tornou um refrigerante tão famoso? Descubra a seguir!

Por que a Coca-cola se tornou tão famosa?

Após a morte de John Pemberton, a história da Coca-Cola tem uma reviravolta.

Frank Robinson, o contador do falecido farmacêutico, vendeu a fórmula do tônico por U$2,3 mil para Asa Griggs Candler, o homem que transformou a bebida em um ícone de consumo. Mas como ele fez isso?

Entre seus primeiros passos, Candler criou a patente da marca Coca-Cola e fundou a corporação The Coca-Cola Company, mas o verdadeiro segredo para o sucesso do empreendimento foi investir em branding e uma boa estratégia de marketing.

A primeira ação de divulgação da bebida foi distribuir cupons que davam direito a um copo de Coca-Cola grátis, gatilho mental da reciprocidade aqui, percebeu?

Além disso, foram oferecidos brindes grátis como calendários, relógios, bandeirinhas e outros produtos com o slogan da marca estampado. Até hoje a Coca Cola é uma das empresas que mais investe em propaganda, somando um investimento total maior que 2 bilhões de dólares por ano.

Você sabia que inclusive o Papai Noel, com as roupas vermelhas que conhecemos hoje, é uma imagem criada pela Coca-Cola?

Que tal você também apostar no marketing e acompanhar o crescimento da sua empresa? A Voitto tem um kit de ferramentas 100% gratuito que vai te ajudar nessa missão!

Garanta o Kit de Marketing da Voitto de forma 100% gratuita!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Agora que você está por dentro de como foi a ascensão desse império de refrigerantes, é hora de falar sobre a Pepsi, maior concorrente da Coca-Cola!

Coca-Cola vs Pepsi

A Pepsi é um refrigerante criado em 1893, um pouco depois da Coca-Cola. Assim como sua concorrente, é uma bebida à base de Cola e sua receita é originária dos Estados Unidos.

A Coca-Cola e a Pepsi travaram uma batalha acirrada durante anos para conquistar o paladar dos estadunidenses, e as campanhas publicitárias refletiam diretamente esse cenário.

Um dos comerciais mais famosos da Pepsi foi o chamado “desafio da Pepsi", em que os consumidores de Coca-Cola eram convidados para um teste às cegas entre os dois refrigerantes.

O resultado foi que mais da metade dos entrevistados escolheram Pepsi e assim as empresas criaram uma rivalidade, que existe inclusive até os dias de hoje.

Atualmente, a Coca-Cola sai na frente em diversos lugares e, no Brasil, é com certeza a queridinha dos consumidores. Mas essa vantagem nem sempre foi tão clara e ao longo da história a Coca-Cola já quase perdeu seu ranking.

Como uma campanha de vendas quase faliu a Coca-Cola?

O grande sucesso da Coca-Cola tornou a empresa um pouco resistente a mudanças, especialmente quando se trata da fórmula secreta de seu sabor, conhecida por menos de 6 pessoas em todo o mundo.

Em 1985, a marca decidiu, em uma jogada ousada, inovar e fazer a primeira alteração na fórmula em 99 anos, dando início a uma campanha de vendasque deu muito errado.

O público não aceitou bem a mudança e as vendas do refrigerante começaram a cair, deixando como única alternativa abandonar a nova fórmula e voltar a produzir a Coca-Cola Classic, com seu sabor original.

Esse é considerado o maior erro da história da Coca-Cola e o prejuízo dessa campanha custou muito caro à empresa, desde então poucas alterações foram feitas em sua fórmula original.

Você sabia que até 1929 a cocaína ainda era um dos ingredientes do refrigerante? Difícil de acreditar, mas é real! Essa versão da Coca-Cola nunca chegou ao Brasil, onde as vendas começaram anos depois.

Quando a Coca-Cola chegou ao Brasil?

A Coca-Cola chegou pela primeira vez ao Brasil em 1941, construindo sua primeira fábrica no país um ano depois, no Rio de Janeiro.

O sabor da bebida deliciosa e refrescante conquistou os brasileiros e não demorou muito para a produção em larga escala da Coca-Cola no Brasil se expandir pelo país, por meio de franquias e novos pontos de vendas.

Em 1962 surgiram produtores locais de matéria prima e a Coca-Cola lançou seu segundo refrigerante em solo nacional: a fanta laranja.

Hoje, a empresa é dona de 26 marcas diferentes e mais de 200 produtos, sendo uma das companhias mais lucrativas no ramo de bebidas. Com um império construído ao longo de tantos anos, há quem se pergunte se a Coca-Cola está enfraquecendo.

O império da Coca-Cola está enfraquecendo?

Não, o império da Coca-Cola Company não está enfraquecendo, mas o carro chefe da empresa, o refrigerante Coca-Cola, tem se mostrado motivo de algumas preocupações.

Com o aumento das preocupações com alimentação saudável e um estilo de vida mais fitness, muitas pessoas têm repensado seus hábitos de consumo e até mesmo abandonado os refrigerantes.

Essa tendência não é uma novidade, a empresa lançou a Coca-Cola Diet justamente para esse público, mas é uma preocupação crescente. Nos últimos anos, os brasileiros diminuíram em 50% o consumo de refrigerantes e sucos artificiais, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde.

Para se manter no pódio, a Coca-Cola continua apostando no marketing como uma das suas principais estratégias de vendas. Quer aprender como também impulsionar a sua empresa por meio do marketing digital? Então continue com a gente!

Como o marketing digital trabalha para impulsionar as vendas?

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

Quem é o atual dono da Coca?

Seu atual presidente e executivo-chefe é James Quincey. A Coca-Cola Company é o maior produtor e distribuidor de bebidas do mundo, seguido pela AmBev. Desde 2010, a Coca-Cola Company tem doado mais de 120 milhões de dólares ao financiamento de estudos científicos e a associações de luta contra a obesidade.

Quem é o maior acionista da Coca

Vanguard/Wellington Fund Inc.

Quem a Coca comprou?

Última atualização em 01/11/2021 às 10:38. A Coca-Cola anunciou, nesta segunda-feira, a compra integral da empresa de bebida esportiva americana Bodyarmor por US$ 5,6 bilhões, no que será o maior negócio do tipo da gigante conhecida pelo refrigerante.

Quais marcas a Coca

A Coca-Cola FEMSA Brasil é responsável pela produção e distribuição de mais de 100 marcas de bebidas como Cervejas, Destilados, Energéticos, Coca-Cola, Coca-Cola Sem Açúcar, Fanta, Sprite, Powerade, Monster, Sucos Del Valle, Schweppes, Água Crystal, Matte Leão e Ades, além de um portfólio variado de produtos de outros ...