Quem ouve mais o gato ou o cachorro?

Vamos conhecer um pouco sobre a diferença da audição humana e a audição dos animais. Neste quadro a baixo podemos visualizar que todos os animais escutam em frequências diferentes do humano, isso acorre pelo estilo de vida de cada um.

Vamos ver alguns exemplos:

O elefante escuta mais os sons gravíssimos, aqueles imperceptíveis aos ouvidos humanos, dessa forma eles conseguem captar o som de

Quem ouve mais o gato ou o cachorro?
tremores na terra, conseguindo fugirem a tempo de possíveis ameaças.

A audição do tubarão o ajuda na caçada, uma vez que é o animal que mais consegue sentir os estímulos elétricos provocados pelos batimentos cardíacos, assim encontra mais fácil suas presas.

Os morcegos e os golfinhos têm a capacidade de perceber a emissão de ultra-sons, assim eles conseguem “desenhar” mentalmente o espaço onde estão e podem se orientar e deslocar com segurança, mesmo no escuro.

Gatos e cachorros ouvem sons agudos, dessa forma eles conseguem escutar a uma distancia maior que o ser humano de sons de ratos, para sua proteção e caça. Por exemplo, os cachorros requerem muito cuidado com a audição, uma vez que fogos de artifícios e rojões podem ser dolorosos e extremamente perigosos para nossos bichinhos de estimação, pois esses barulhos são muito fortes e podem causar a perda auditiva do seu animalzinho.

Algumas dicas e cuidados que devemos ter em dias de festas, quando normalmente tem alta incidência de fogos e rojões:

Colocar algum som mais alto e suportável ao cão no ambiente, Ex: uma música;

Enriquecer o ambiente do animal com brinquedos ou desafios para que este possa ter sua atenção desviada;

Se ele insistir em se esconder, permitir que seu bichinho fique na sua cama ou dentro de casa para que fique em local resguardado e abrigado;

Colocá-lo em contato com outros cães, preferencialmente que não se assustem com barulhos; e fechar cortinas, portas e janelas.

Já os humanos escutam as frequências graves até algumas agudas, essas frequências se localizam mais na intensidade da nossa fala, desta forma o ser humano tem como principal característica da audição ser usada para sua comunicação, pois precisa viver em comunidade garantido sua sobrevivência e evolução.

Provavelmente você já ouviu dizer que um cachorro escuta até 4 vezes mais do que os humanos. Mais uma vez isso não é bem verdade, e os nossos amigos peludos demonstram que também na audição nos superam e muito. A afirmação de que um cão ouve 4 vezes “melhor” do que nós, vem do fato de que os peludos identificam sons tão claramente quanto nós, mesmo eles estando 4 vezes mais longe da fonte do barulhinho. No entanto os caninos conseguem perceber e ouvir sons que são absolutamente inaudíveis para nós, principalmente nas freqüências mais altas.

O ouvido humano pode captar sons que estão numa faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, enquanto que os cães alcançam sons entre 18 e 40.000 ciclos por segundo. Ah, mas é claro que isso não é tudo. Tal como as narinas caninas que se movimentam, captando melhor os cheiros, as orelhas dos peludos também se movimentam, facilitando a percepção da origem dos sons e a captação dos mesmos. Um estudo realizado no Instituto de Fisiologia Pavlov, na Rússia, provou que um cão pode localizar a origem de um som em impressionantes 6 centésimos de segundo. É mole?! E você já reparou que as orelhas do nosso amigão parecem ser totalmente independentes? Enquanto uma procura um som á frente, a outra pode estar virada para trás, ou mais para a direita, ou mais para esquerda. E se você acha que as orelhas do seu cachorro servem só para ouvir, repense as suas convicções. Tal como em nós humanos, o aparelho auditivo também serve para dar equilíbrio ao cachorro, mas diferente de nós, as orelhas caninas também possuem um papel fundamental na comunicação entre os cães. Orelhas eretas e voltadas para frente indicam um cachorro confiante e até dominante. Um cachorro com orelhas “achatadas” na cabeça indicam um bichinho cordato e submisso. Elas ainda podem dizer se o cachorro está pensando em atacar, ou fugir de medo.

Com um aparelho auditivo tão bem dotado, não podemos deixar de pensar em quantos sons desagradáveis os nossos cachorros estão expostos no dia a dia, sem que a gente perceba. Barulhinhos de motores, estáticas, ruídos parecidos com o de uma unha arranhando uma folha de papel…

Só como curiosidade: Os gatos ouvem sons até 45.000 cps; os morcegos até 98.000 cps, e os golfinhos até 130.000 cps!

É bom lembrar sempre que embora todas as raças possuam o mesmo potencial genético para ativar seus sentidos, a seleção feita pelos homens ao longo de vários séculos, faz com que determinadas raças tenham determinado sentido mais apurado do que outras, por exemplo, os Terriers tem uma audição muito favorecida, enquanto que os Hounds possuem uma maior capacidade para identificar cheiros, ou possuem uma visão mais aguçada.

Quem escuta mais o gato ou o cachorro?

A audição dos gatos é ainda melhor que a dos cães. A audição felina pode alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz (hertz), em comparação aos 20.000 hertz da audição humana.

Qual o animal que mais escuta?

Muitos animais se destacam quando o assunto é audição apurada, mas o número um nesse quesito, com certeza, é o morcego. Esse animal possui uma super audição para compensar as falhas que ele apresenta na visão no período noturno.

Quantas vezes o gato escuta mais do que o ser humano?

De acordo com estudos, os bichanos podem ouvir sons a uma distância cinco vezes maior que a humana. Tal elemento independe da frequência sonora, ou seja, funciona tanto para sons graves como agudos.

Quanto o gato ouve?

No que se refere à frequência, os gatos adultos ouvem até 65.000 Hertz, mas os gatos jovens conseguem ouvir até 100.000 Hertz. Por outro lado, o limite de audição dos seres humanos é de 20.000 Hertz, sendo que com a idade a nossa capacidade auditiva diminui.