Quem vai fazer a final da copinha

Notícia

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Artigo

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Investigativa

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

Content Commerce

Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.

Análise

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Editorial

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

Patrocinada

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Checagem de fatos

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

Contexto

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Especial

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Entrevista

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Crítica

Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Sem poder contar com o Estádio do Pacaembu, que passa por reformas após ser privatizado, a Copa São Paulo de Futebol Júnior aguarda o andamento do mata-mata para definir o palco da final, no próximo dia 25 de janeiro.

Os dois finalistas participarão diretamente da escolha da decisão que não estará no Estádio Municipal depois de décadas de tradição. Em caso de clássico, o que tiver a melhor campanha terá direito a público, uma vez que autoridades do Estado não permitem visitantes em encontros dos times grandes.

Relacionadas

As principais opções são o Allianz Parque, o Morumbi e até a Neo Química Arena. O Canindé já foi cogitado como possibilidade, mas a estrutura não é a mesma dos três principais estádios da capital.

Até por conta disso, o grande dilema na FPF é caso o Santos se classifique com a melhor campanha e enfrente São Paulo ou Palmeiras. A equipe da Baixada Santista teria de jogar em um estádio que não é o dele, ao lado de seu torcedor.

O Santos teria de mandar, por exemplo, o jogo na Neo Química para enfrentar São Paulo ou Palmeiras, uma vez que jogar no Allianz ou no Morumbi contra os donos da casa dificilmente seria permitido. Também há a chance de os santistas jogarem no estádio palmeirense ou são-paulino, dependendo de quem for eliminado em uma eventual semifinal entre eles.

Como Tricolor e Verdão se enfrentam antes da decisão, os dois não representam tanta preocupação para a definição da logística. No momento, a equipe do Morumbi tem a melhor campanha entre eles.

Caso a final seja disputada com a presença de um ou dois times que não estão entre os principais da capital, o problema seria mais facilmente resolvido. Palmeiras e São Paulo, por exemplo, poderiam mandar os jogos em suas respectivas casas com a presença de visitantes em menor parte.

Santos e Mirassol entram em campo hoje (18), às 21h30, e quem vencer enfrenta o ganhador de América-MG e Botafogo, que jogam também hoje, mas às 19h. Amanhã (19), Palmeiras e Oeste disputam as quartas às 19h, com São Paulo e Cruzeiro fechando essa fase às 21h30.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok

Classificação e Jogos
  • Copa São Paulo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) publicou um comunicado (leia no final da matéria) para oficializar que a decisão da Copa São Paulo de Juniores será realizada no Allianz Parque. Além do local, ficou decidido também que Palmeiras e Santos entrarão em campo às 10h, nesta terça-feira (25), para decidir a final.

Sem contar com o Pacaembu, tradicional palco da decisão, mas atualmente em reforma, a Federação Paulista argumentou ter levado em consideração a melhor campanha do Palmeiras na fase de classificação e a determinação de clássicos com torcida única para optar pelo Allianz Parque. Outra pendência era sobre o horário da partida, já que o rival Corinthians estreia no Paulistão no mesmo dia contra a Ferroviária, às 21h. Por isso, o horário escolhido para a Copinha foi o das 10h, para evitar possíveis encontros de torcedores rivais.

Relacionadas

Quem vai fazer a final da copinha

Final da Copinha 2022

Imagem: Divulgação/FPF

Santos repudia decisão

Minutos depois da oficialização do local, o Santos usou suas redes sociais para repudiar a decisão da FPF. Segundo a nota, o presidente Andres Rueda chegou a sugerir alternativas de locais em campos neutros, e lamenta a postura da federação por preferir definir o Allianz como local da final.

O UOL Esporte apurou que o presidente do Santos chegou a conversar com o governador João Doria sobre o assunto e o governo garantiu segurança em qualquer estádio que a final fosse disputada. Com isso, o dirigente santista sugeriu que o jogo fosse disputado no Canindé ou no Morumbi, mas a decisão foi da FPF.

"O Santos FC lamenta e repudia a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de marcar a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta terça-feira (25/01) para o Allianz Parque. O Peixe considera que tal decisão, que no regulamento da competição está sob responsabilidade do Departamento de Competições da FPF, privilegia o outro finalista e não atende ao princípio de isonomia. Desde o término das semifinais, na noite de sábado, o presidente do Santos, Andres Rueda, manteve contato com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, argumentando que nosso adversário tinha o direito de jogar com torcida, mas que o estádio deveria ser neutro. Historicamente, as finais da Copa SP ocorrem no Pacaembu, como o próprio regulamento deixa claro. Rueda apontou diversas alternativas para que a final ocorresse seguindo o tradicional princípio da neutralidade nesta competição de base e reitera seu descontentamento com a decisão", publicou o Santos.

O Santos FC lamenta e repudia a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de marcar a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta terça-feira (25/01) para o Allianz Parque.

A nota completa segue na thread. pic.twitter.com/3nMMnLAqhS

-- Santos Futebol Clube (@SantosFC) January 24, 2022

Veja a nota completa da FPF:

Após análise minuciosa de todas variáveis envolvidas na grande final da Copa São Paulo e diálogo com a Polícia Militar de São Paulo, a FPF anuncia horário e local da partida entre Palmeiras e Santos.

Enfrentamos a impossibilidade de utilizar o Pacaembu, tradicional palco da final da Copinha, e, por motivos de segurança, outras instalações na capital paulista. Considerando a melhor campanha entre os finalistas e a regulamentação de torcida única entre os clássicos paulistas, o Palmeiras naturalmente teria sua torcida. Portanto, a grande final acontecerá no Allianz Parque.

Há, na terça-feira, 25 de janeiro, data da grande final, agendada partida entre Corinthians e Ferroviária, às 21h, pelo Paulistão Sicredi 2022. Com esta agenda, também por motivos de segurança dos torcedores e torcedoras paulistas, a FPF optou por agendar a final entre Palmeiras e Santos para 10h, evitando possível encontro entre torcedores no transporte público.

Segue, assim, as informações oficiais para a grande final:

Final da Copa São Paulo 2022
Palmeiras x Santos
Data: 25/01/2022
Horário: 10h
Local: Allianz Parque

Quem faz a final da Copinha 2022?

A partida foi apitada pelo árbitro Gustavo Holanda Souza, na época com 23 anos, tornando-se o árbitro mais jovem a apitar uma final de Copinha no século XXI. ... Final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022..

Quem vai jogar a final da Copinha?

A Federação Paulista de Futebol divulgou na noite deste domingo local e horário da final da Copa São Paulo entre Palmeiras e Santos. A decisão será disputada no Allianz Parque, a partir das 10h, com torcida única - apenas alviverdes na arquibancada.

Onde será a final da Copinha de 2022?

Partiu Catar #04 - Polônia Palco da final da Copa do Mundo de 2022, o Estádio Lusail vai ser inaugurado no próximo dia 9 de setembro, a pouco mais de dois meses antes do pontapé inicial do Mundial no Catar.