São áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos exceto gerenciamento?

Artigos

Você sabe quais são os melhores processos e técnicas para uma boa gestão de projetos?

Conheça o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um guia de boas práticas de gestão de projetos, que aponta uma padronização, identificando e conceituando processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas. Ele é fundamentado em processos e áreas de conhecimento.

Mas o que são áreas de conhecimento?

São campos ou áreas de especialização que costumam ser aplicadas ao gerenciar projetos. Uma área de conhecimento é um conjunto de processos associados com um tema específico em gerenciamento de projetos. Essas 10 áreas de conhecimento são usadas na maior parte dos projetos, na maioria das vezes. As necessidades de um projeto específico podem requerer áreas de conhecimento adicionais. Veja quais são elas:

1) Gerenciamento da integração do projeto

Inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projeto. Inclui fazer escolhas entre alocação de recursos, balanceamento de demandas concorrentes, exame de abordagens alternativas, adaptação de processos e gerenciamento de interdependências. É a única área de conhecimento que perpassa todos os grupos de processos.

2) Gerenciamento do escopo do projeto

Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com definir e controlar o que está e o que não está incluído no projeto.

  • Escopo do Produto: características ou funções que descrevem um produto, serviço ou resultado.
  • Escopo do Projeto: o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

3) Gerenciamento do cronograma do projeto

Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto: os métodos e processos de desenvolvimento de cronograma, desde seu gerenciamento, definição de atividades, seu sequenciamento, a duração dessas e controle do tempo do projeto.

4) Gerenciamento dos custos do projeto

Inclui os processos usados em planejamento, estimativa, orçamento, financiamento, gerenciamento e controle dos custos, para que o projeto possa ser realizado dentro do orçamento aprovado.

5) Gerenciamento da qualidade do projeto

Inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender os objetivos das partes interessadas. Oferece suporte às atividades de melhoria contínua de processos quando realizadas em nome da organização executante.

6) Gerenciamento dos recursos do projeto

Inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. Esses processos ajudam a garantir que os recursos certos estarão disponíveis para o gerente do projeto e a sua equipe na hora e no lugar certos.

7) Gerenciamento das comunicações do projeto

Inclui os processos necessários para garantir que as necessidades de informações do projeto e de suas partes interessadas sejam satisfeitas, com o desenvolvimento de artefatos e a implementação de atividades projetadas para realizar a troca eficaz de informações. Consiste em duas partes:

  1. Desenvolver uma estratégia para garantir que a comunicação seja eficaz para as partes interessadas.
  2. Realizar as atividades necessárias para implementar a estratégia de comunicação.

8) Gerenciamento dos riscos do projeto

Inclui os processos de condução do planejamento, da identificação, da análise, do planejamento das respostas, da implementação das respostas e do monitoramento dos riscos em um projeto. Tem por objetivo aumentar a probabilidade e/ou o impacto dos riscos positivos e diminuir a probabilidade e/ou o impacto dos riscos negativos, a fim de otimizar as chances de sucesso do projeto.

9) Gerenciamento das aquisições do projeto

Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. Inclui os processos de gerenciamento e controle necessários para desenvolver e administrar acordos como contratos, pedidos de compra, memorandos de entendimento (MOAs) ou acordos de nível de serviço (ANSs) internos.

10) Gerenciamento das partes interessadas do projeto

Inclui os processos exigidos para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto. Inclui analisar as expectativas das partes interessadas, avaliar o grau em que afetam ou são afetadas pelo projeto, e desenvolver estratégias para envolver com eficácia as partes interessadas em apoio a decisões, ao planejamento e à execução do trabalho do projeto.

A satisfação das partes interessadas é objetivo essencial do projeto!

Conheça nossos cursos de elite Gemba Group e aprenda a fazer uma melhor gestão de projetos através da redução de custos e desperdícios, otimização de tempo, melhor aproveitamento de uma equipe, entre outras ferramentas.

ACESSE AGORA NOSSOS CURSOS

Quais são as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos?

Quais são as dez áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos?.
Integração. Os processos dessa área são: ... .
Escopo. Os processos de controle e monitoramento permitem verificar se o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento. ... .
Tempo. ... .
Custo. ... .
Qualidade. ... .
Recursos Humanos. ... .
Comunicações. ... .
Riscos..

São exemplos de projetos exceto?

Pergunta 1 /1 São exemplos de projetos, exceto: Ocultar opções de resposta 1. Criar e manter atualizado o manual de gerenciamento de RH. Resposta correta 2. Desenvolver um novo produto ou serviço.

Quais os 5 grupos de processos que fazem parte do gerenciamento do projetos?

A metodologia de gerenciamento de projetos adotada pelo Tribunal Regional da 7ª Região se baseia em 5 (cinco) grupos de processos, interligados, que definem o modo de gerenciar um projeto. São eles: Iniciação, Planejamento, Monitoramento e Controle, Execução e Encerramento.

Como estão divididas as 10 área de conhecimento do gerenciamento de projetos?

Além dos grupos de processos, o Guia PMBOK 6a edição traz as 10 áreas de conhecimento: Integração, Escopo, Prazo, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas.