Sintomas de câncer de pele

De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer do Brasil, sendo considerado o tipo de neoplasia mais comum no país.

Ainda, esta doença é caracterizada pela manifestação de sintomas bem específicos e está associada a diversos fatores de risco. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura deste post.

Conheça os sintomas mais comuns do câncer de pele

O câncer de pele é uma patologia classificada de acordo com os tipos de células onde se originam e com a forma como se manifestam. A principal divisão separa o câncer não melanoma do melanoma.

No primeiro caso, trata-se do tipo mais frequente e que apresenta altos percentuais de cura quando detectado e tratado precocemente. O câncer não melanoma é subdividido em diferentes tumores, sendo o carcinoma basocelular e o epidermoide os mais recorrentes.

Ainda, essa forma de câncer de pele é mais comum a partir dos 40 anos, sendo raro em crianças e pessoas de pele negra. A seguir conheça os principais sintomas do tipo não melanoma:

  1. mancha ou cicatriz persistente, de coloração vermelha, branca ou amarela, com bordas irregulares, podendo ou não apresentar sangramento;
  2. irritação na pele em relevo e que pode coçar;
  3. presença de uma área côncava no centro da mancha;
  4. ferida com sangramento e de lenta cicatrização;
  5. protuberância de cor rósea brilhante, avermelhada, transparente ou branca, com borda elevada e com crosta.

Por outro lado, o câncer melanoma é raro e se desenvolve nos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Embora seja mais comum em pessoas de pele branca, pode acometer indivíduos de pele negra.

Geralmente, o melanoma é a forma mais agressiva de câncer de pele. Porém, se o diagnóstico for precoce, as taxas de cura chegam a 90%. Agora, conheça os sintomas mais comuns desta neoplasia:

  1. pinta com coloração acastanhada, ou enegrecida;
  2. marca de nascença que passa a coçar;
  3. mancha que muda de cor, formato ou tamanho;
  4. coceira na área onde está a mancha ou pinta;
  5. descamação da pele na região afetada;
  6. mudança de tamanho ou cor em marcas de nascença;

Como o câncer de pele é causado?

Independente do tipo, o principal agente causador do câncer de pele é a exposição à radiação solar. Porém, enquanto o não melanoma se desenvolve em regiões mais expostas ao sol, o melanoma costuma surgir em áreas mais escondidas do corpo.

Além disso, ainda não é conhecida a causa específica para esta neoplasia e também não se sabe porque uma pinta ou marca de nascença se torna cancerígena. Contudo, existem fatores que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver essa doença. A seguir, saiba mais sobre eles:

  1. radiação ultravioleta (UV): os raios ultravioleta podem danificar o DNA das células da pele, afetando os genes que controlam o crescimento delas;
  2. herança genética: a doença pode ser hereditária em famílias que tenham alterações nos genes supressores de tumor, como o CDKN2A e CDK4;
  3. ter pele, olhos e cabelos claros ou ser albino;
  4. histórico familiar ou pessoal de câncer de pele;
  5. imunossupressão: pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como ocorre com portadores do vírus da AIDS;
  6. exposição a câmeras de bronzeamento artificial.

Enfim, o câncer de pele é uma doença de bom prognóstico, quando detectada precocemente. Para isso, é importante estar atento ao surgimento de manchas e pintas na pele ou de anomalias em marcas já existentes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O câncer de pele melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão.

É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. 

Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor e à introdução dos novos medicamentos imunoterápicos.

Estimativa de novos casos no Brasil: 8.450, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres (2020 - INCA)
Número de mortes no Brasil:  1.978, sendo 1.159 homens e 819 mulheres (2019 - Atlas de Mortalidade por Câncer - SIM).

¿Cómo comienza un cáncer en la piel?

La mayoría de los casos de cáncer de piel son provocados por la exposición excesiva a los rayos ultravioleta (UV) del sol, las camas bronceadoras o las lámparas solares. Los rayos UV pueden causar daño a las células de la piel. A corto plazo, este daño puede provocar una quemadura solar.

¿Qué cáncer se manifiesta en la piel?

Los dos tipos de cáncer de piel más comunes, el carcinoma basocelular y el carcinoma espinocelular, tienen altas probabilidades de curación, pero pueden causar desfiguración y ser costosos para tratar. El melanoma, el tercer tipo de cáncer de piel más común, es más peligroso y causa la mayor cantidad de las muertes.

¿Cómo describir cáncer de piel?

El cáncer de piel —el crecimiento anormal de las células de la piel— se suele desarrollar en la piel expuesta al sol. Pero esta forma frecuente de cáncer también puede ocurrir en zonas de piel que normalmente no están expuestas a la luz solar.