Teste Covid para viagem internacional Porto Alegre


Dra. Annelise Correa

Com as fronteiras abrindo novamente, é necessário estar atento em qual teste Covid para viagem internacional fazer e se precisa fazer teste de Covid para viajar de avião.  

Cada lugar de destino possui uma regra única, portanto, um bom planejamento prévio evita possíveis transtornos, sendo possível viajar seguindo as normas de segurança. 
 

Qual o teste de Covid-19 devo fazer para fazer viagem internacional? 

Para viagem internacional, o tipo de teste depende da regra de cada país. É preciso consultar cada local individualmente para saber qual teste Covid fazer e qual é a antecedência requerida. Os testes de antígeno Covid-19 e o RT-Lamp, quando aceitos no local de destino, são ótimas opções devido aos resultados rápidos.  

Já testes sorológicos, como anticorpos neutralizantes, não são recomendados para a finalidade de diagnosticar infecção ativa. 

Qual é o teste de Covid-19 mais rápido e confiável? 

Dentre os testes Covid-19 existentes, os rápidos que são considerados apropriados são o de antígeno e o RT-Lamp. Embora tenham uma sensibilidade inferior ao do RT-PCR, são confiáveis, principalmente no início dos primeiros sintomas de Covid-19. 
 

Qual a diferença entre os testes rápidos de Covid-19? 

Teste Covid para viagem internacional Porto Alegre

O RT-Lamp e RT-PCR são testes moleculares, ou seja, detectam o RNA do vírus. A diferença dos testes Covid-19 é a metodologia utilizada para amplificar o RNA. A sensibilidade do RT-Lamp é inferior ao do RT-PCR, porém o resultado do RT-PCR demora mais para ficar pronto.  

O teste de antígeno utiliza uma tecnologia diferente e é feito por uma pesquisa imunológica que busca a presença das proteínas do vírus no material coletado. 

Precisa fazer teste de covid para viajar dentro do Brasil? 

Depende da regra local de cada estado. Alguns destinos, como Fernando de Noronha, exigem a testagem negativa para entrar no território.  
 

Resultados do exame em até 2 horas: Saiba onde fazer o teste rápido no Alta antes da sua viagem internacional 

No Alta Diagnósticos você pode agendar seu teste rápido Covid-19 na unidade mais próxima a você através da nossa plataforma de agendamento online.

Teste Covid para viagem internacional Porto Alegre

​Atendimento para coleta de exames para detecção de Covid 19 PCR:

Carlos Gomes: Segunda a sexta 07:00 as 19:00, sábados e domingos​ das 07:00 as 13:00. 

Unidades Zona Sul e Canoas realizam o exame mediante agendamento prévio, pelo 2136-4100.

Unidade Zona Sul – Avenida Wenceslau Escobar, 2320

Unidade Canoas – Avenida Getúlio Vargas BR 116

Demais unidades não realizam esse exame.

Atendimento para coleta de exames para detecção de Covid 19 - Antígeno (Teste Rápido):

​Unidade Carlos Gomes: Rua João Caetano, 207 - Subsolo

Segunda a sexta das 7:00 as 18:30 e sábados das 07:00 as 12:30.

Unidade Zona Norte - Avenida Assis Brasil 3966

Segunda a sexta das 13:00 as 19:00, sábados das 8:00 as 12:00.

​​Não necessita agendamento. Demais unidades não realizam esse exame.


Atendimento para realização de exame sorológico para COVID 19:

​O atendimento é realizado em todas as unidades do laboratór​io Unimed, das 7:00 as 19:00, de segunda à sexta 7:00 as 22:00, s​ábados das 7:00 as 20:00, domingos das 7:00 as 13:00. 
Horários especiais:

Shopping Total: Segunda a sexta-feira 7:00 as 22:00, sábados das 7:00 as 20:00, domin​gos as 13:00

Carlos Gomes: Segunda a sexta 07:00 as 19:00 e ​​sábados das 07:00 as 13:00. 

Não necessita agendamento.​


​​

Teste Covid para viagem internacional Porto Alegre

A disseminação das variantes do nCoV 2019 (P3, variante indiana, sul africana, etc.) reforçou ainda mais a exigência da apresentação de um exame de RT-PCR negativo para coronavírus no check-in do aeroporto ou na entrada do país. Este exame é exigido também para brasileiros que residem em outros países e estão voltando para suas casas. A União Europeia criou um site (https://reopen.europa.eu/pt) com a exigência de cada país-membro para entrada de pessoas. Por exemplo, alguns países pedem que a coleta da amostra para a realização do RT-PCR para COVID-19 seja realizada 48h antes da entrada no país. Por isso é importante ficar atento aos protocolos exigidos para cada país.

Não é só em viagens internacionais que o teste de RT-PCR de COVID-19 para viagem negativo é exigido. No Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha também passou a exigir o teste negativo aos seus visitantes. Assim como no futebol, outras modalidades esportivas estão exigindo o teste negativo para seus participantes.

Porém, alguns laboratórios não entregam o resultado em tempo hábil ou o laudo fornecido não atende às exigências do país de destino. Nós realizamos o teste de COVID-19 para viagem em 10 h ou até menos. Se a coleta for realizada até o início da tarde, o laudo ficará pronto no mesmo dia. E pode ser liberado no idioma exigido pelo país destino, geralmente em inglês ou espanhol. É só você fazer a solicitação no preenchimento da ficha de coleta.