Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho

O pimentão é um vegetal parente das pimentas, só que com níveis de picância muito baixos, por não conter grandes quantidades de capsaicina, substância que dá o sabor ardido a esses alimentos.

Quando falamos no pimentão, sempre pensamos nas três cores. Mas você sabia que todos são o mesmo vegetal? "O que muda são os estágios de maturação, o verde é o inicial, depois ele fica amarelo e então se avermelha", explica o nutrólogo Roberto Navarro. E cada fase tem nutrientes diferentes, conforme explica o especialista: enquanto o vermelho tem mais zinco e vitamina A, o amarelo tem excelentes concentrações de vitamina C. "Já o verde tem essa vitamina, mas em menor quantidade, pois quanto mais tempo no pé, mais nutrientes o pimentão acumula", finaliza Navarro.

E não importa a versão, todos tem de sobra antioxidantes, o que confere ao pimentão, de modo geral, diversas propriedades para a saúde. Veja as principais a seguir:

As vitaminas A e C são o carro chefe do pimentão. "A vitamina C é muito importante para o sistema imunológico, pois facilita a produção de anticorpos", explica o nutrólogo Roberto Navarro. A vitamina A também participa de processos na defesa do organismo, portanto consumir um alimento rico nesses nutrientes ajuda a ter o corpo mais protegido de vírus e bactérias.

Essas vitaminas têm propriedades antioxidantes, ou seja, que evitam o processo de degeneração dos tecidos do corpo, que também causam mutações que podem levar ao câncer. "Estudos mostram que dietas ricas em alimentos antioxidantes, como o pimentão, podem reduzir a incidência dessa doença", comenta Navarro, que ressalta que não há estudos específicos sobre o pimentão, no entanto.

A oxidação leva a diversos processos degenerativos no corpo todo. "Quando a oxidação ocorre no cérebro, por exemplo, isso pode levar a doenças como Alzheimer, Parkinson e demências", considera o especialista. Portanto, consumir alimentos antioxidantes, como o pimentão, ajuda a evitar que esse tipo de quadro aconteça, por reduzir essa ação.

Os nutrientes do pimentão ajudam a blindar a saúde dos olhos, e não agradeça apenas à vitamina A e C aqui. "O pimentão é rico em carotenoides que protegem a retina. Logo, o consumo desses nutrientes está relacionado com a diminuição do risco de degeneração macular e catarata", considera a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria em Nutrição (SP).

A quercetina presente no pimentão é importante para proteger a saúde do coração. "É um flavonoide associado à diminuição do risco de doença cardiovascular, pois atua na diminuição da pressão sanguínea", considera Fabiana. Além disso, Navarro lembra que o colesterol só forma placas de gordura nas artérias quando oxidado, portanto os antioxidantes do pimentão tem um papel importante em evitar esse quadro, que leva à AVCs e infartos.

A oxidação também leva ao envelhecimento da pele e ao aparecimento de rugas e consumir alimentos antioxidantes como o pimentão é uma ótima forma de evitar que esse processo ocorra precocemente. "Além disso, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno, que na pele ajuda a manter sua firmeza, o que a deixa com um aspecto mais jovial", considera Navarro.

O colágeno também é importante para os ossos e articulações, por isso mesmo é interessante consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda de certa forma na saúde dessas partes do corpo, ajudado na locomoção. Mas não se engane, o pimentão não tem quantidades boas de cálcio para ajudar na saúde dos ossos de outras formas.

Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho

O pimentão

Não surpreende ninguém saber que esse delicioso vegetal é originário do México. Vindo da família Capsicum annuum, tem sabor levemente mais adocicado do que o de suas primas pimentas, embora seja tão saboroso quanto. Isso ajuda a explicar sua versatilidade – no ceviche, guacamole, recheado, no strogonoff, na pizza, no antepasto. Seja para dar aquele gostinho de quero mais ou como estrela da refeição, ele traz tudo de sabor.

Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho

Quais são os benefícios do pimentão?

Sendo tão nutritivo quanto gostoso, consumir pimentão regularmente pode trazer diversos benefícios para saúde como, por exemplo:

• Afastar doenças: excelente fonte de antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra os danos oxidativos. Por isso, podem atuar para prevenir doenças como câncer, diabetes, cataratas e Alzheimer.

• Up na imunidade: fornece boas quantidades de vitamina C, ajudando assim a fortalecer seu sistema imunológico

• Reduz o colesterol: contém capsaicina, um nutriente que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo.

• Alivia a dor: graças à vitamina C e à vitamina K, o pimentão é um anti-inflamatório natural. Essas substâncias reduzem o inchaço e protegem contra a osteoporose e, além disso, a capsaicina também alivia a dor crônica.

Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho

Conheça os tipos de pimentão

Colorido? Tem também! Os pimentões podem ser encontrados em cinco cores: verde, amarelo, vermelho, roxo e laranja. E essa variedade depende dos estágios de maturação. Os verdes, por exemplo, são menos maduros, enquanto os amarelos, laranjas, roxos e vermelhos estão mais madurinhos.

Do ponto de vista da saúde, todos proporcionam benefícios nutricionais, mas os pimentões vermelhos podem apresentar maior concentração de antioxidantes e fitonutrientes, vitamina A e zinco.

Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho

Por que o pimentão verde pode ser indigesto?

Os vegetais da família solanaceae, como os pimentões, podem ser indigestos – principalmente o verde. Por isso, algumas pessoas sentem irritação no intestino ou aumento da inflamação ao consumi-los. Geralmente, é apenas um desconforto, não oferecendo maiores complicações.

Porém, vale o adendo em dois casos em que o alimento faz mal: pimentões não são indicados para gestantes, pois podem mudar o gosto do leite materno. Além disso, devem ser evitados também por pessoas com estômago sensível ou com gastrite. Isso por conta da substância picante capsaicina que pode irritar as terminações nervosas das mucosas.

Se não é o seu caso, vai sem medo: pode comer pimentão cru, cozido, assado, na saladinha ou no seu prato quente preferido.

O que é que o pimentão tem?


Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho
Reforça a imunidade

Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho
Ajuda a reduzir o colesterol

Benefícios do pimentão verde, amarelo e vermelho
Atua na prevenção de doenças


Porção de 100gTotalVD*
valor energético 27,9 kcal 1,4 %
carboidratos 6,0 g 2,0 %
proteínas 1,2 g 1,6 %
gorduras totais 0,4 g 0,8 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,9 g 7,7 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento

Qual os benefícios do pimentão amarelo e vermelho?

O vermelho possui maior concentração de vitamina A e zinco. Já o amarelo é boa fonte de vitamina C, enquanto o verde oferece mais acidez..
Protege a saúde dos ossos;.
Previne doenças no cérebro;.
Ajuda no emagrecimento – é pouco calórico;.
Melhora o funcionamento intestinal..

Qual o benefício do pimentão verde?

Os benefícios do pimentão variam de acordo também com o seu grau de maturação. Quando verde, esse legume é rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno, que ajudam o organismo na prevenção de doenças tais como cataratas e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta.

Qual o pimentão mais nutritivo?

Pimentão Vermelho: De sabor mais adocicado, é mais leve ao paladar, sendo ótimo para molhos e saladas. Pimentão Amarelo: O mais rico nutricionalmente. Possui sabor suave e vai muito bem com peixes!

Qual melhor Pimentao amarelo ou vermelho?

Rico em betacaroteno, o vermelho tem forte poder antioxidante, isto é, contribui no combate aos radicais livres. Já o amarelo é o que possui maior quantidade de vitamina C, sendo 330 miligramas em 100 gramas, enquanto o vermelho possui apenas 180 miligramas.