Como resolver o problema do microfone não funciona?

12 Set 2020 · Truques & Dicas

Com o teletrabalho a ser ainda uma realidade, muitos utilizadores dependem dos seus computadores para as mais básicas tarefas. Por essa razão o Windows 1o tem de funcionar de forma perfeita e sem qualquer falha no hardware.

Para além da câmara e das colunas, também o microfone tem de funcionar de forma perfeita. O Windows 10 tem ferramentas para os momentos mais complicados e pode testar este último elemento de forma simples.

Como resolver o problema do microfone não funciona?

Problemas em ser ouvido numa videoconferência?

Com a necessidade constante de estar ligado e em comunicação com os restantes elementos das equipas, os utilizadores precisam de ter as suas máquinas a 100%. Isto implica não apenas o sistema operativo, mas também todos os componentes adicionais, que nem sempre são visíveis.

Com muitas ferramentas de suporte, o Windows 10 consegue ajudar os utilizadores a superar vários problemas. No caso do microfone existe uma área preparada para resolver muitas questões, dentro das Definições deste sistema.

Como resolver o problema do microfone não funciona?

Detetar e resolver problemas com o microfone

Comecem então por abrir esta área do Windows 10 e depois a zona Sistema. Aqui dentro escolham o separador Som e procurem a área Entrada. Se conseguirem produzir barulho, este será de imediato mostrado aqui, na barra de teste do microfone.

No entanto, e ao carregarem na opção Resolução de problemas o Windows 10 vai avaliar a situação deste elemento. No final, irá tentar resolver os problemas detetados e dar assim de volta o microfone ao utilizador.

Como resolver o problema do microfone não funciona?

Usar as ferramentas do Windows 10

Podem ainda escolher a opção Propriedades do dispositivo e realizar um teste mais simples. Controlam o volume máximo e conseguem detetar som, garantindo assim que o microfone está a funcionar corretamente. Nesse caso o problema poderá e deverá estar na app usada.

Com esta simples ferramenta conseguem garantir as condições mínimas para uma (vídeo)conferência. Com as ferramentas que o Windows 10 traz tudo fica mais simples e sempre que os problemas surgem, podem ser de imediato resolvidos pelos utilizadores.

Com a popularização cada vez maior de chamadas online por vídeo ou somente áudio, torna-se mais importante um bom funcionamento de dispositivos de captura de som, seja para reuniões empresariais, uma jogatina com amigos ou outros tipos de comunicação.

  • A webcam do seu notebook não funciona? Saiba como solucionar
  • Como deixar o notebook ligado o tempo todo sem hibernar
  • Como manter o notebook ligado com a tampa fechada

Se o microfone do notebook não está funcionando, algumas ações simples podem resolver o problema sem muita dor de cabeça. Dependendo do problema, intervenções diferentes podem ser feitas para que o som volte a ser captado. E, pensando nisso, o Canaltech separou algumas dicas simples que podem finalmente te fazer ser ouvido sem precisar apelar para o smartphone ou pedir o computador do coleguinha emprestado.

Vale notar que separamos as dicas usando o Windows 10 como sistema operacional, então outras versões do sistema ou mesmo outros sistemas podem ter passos diferentes.

Verificar entradas e dispositivos

Caso um dispositivo externo esteja sendo utilizado, o primeiro passo é verificar que as conexões estejam funcionando normalmente, seja em uma entrada P2 ou USB. A melhor forma de ter certeza que o problema está no dispositivo, e não na conexão, é simplesmente testar outros acessórios compatíveis com a entrada. Além disso, pode-se fazer o caminho inverso, ou seja, observar se o microfone funciona em outro notebook.

É uma solução simples, mas caso o problema seja resolvido com esse método, é possível evitar configurações internas desnecessárias no Windows.

Ver e editar permissões de acesso

Caso as entradas já tenham sido checadas, ou mesmo se o problema for no microfone interno do notebook, é possível que os programas e aplicativos utilizados estejam bloqueando o acesso ao microfone. Por isso, é preciso verificar primeiro se tudo o que você precisa está devidamente habilitado para acessar o microfone, seja o navegador por onde faz as chamadas, o jogo ou o próprio sistema.

Google Chrome

Para verificar o estado das permissões do navegador, primeiramente é preciso abrir as configurações, por meio do comando no canto superior direito.

Dentro da página de configurações, selecione Privacidade e segurança na lista à esquerda, depois basta rolar o menu para baixo até a seção que diz “Configurações do site”.

Na próxima tela, basta encontrar a seção “Permissões” e clicar em “Microfone”.

Na tela seguinte, é possível alterar o dispositivo padrão de microfone, assim como escolher se os sites podem pedir autorização para utilizá-lo ou se o bloqueio acontecerá automaticamente:

Mozilla Firefox

O caminho para encontrar as configurações sobre permissões de dispositivos é similar ao Google Chrome, com algumas pequenas distinções. Aqui, também é necessário entrar no menu de configurações pelo canto superior direito.

Em seguida, basta selecionar “Privacidade e Segurança” na lista à esquerda, e então encontrar as permissões de microfone. Clique em “Configurações...” para avançar.

Na sequência, uma janela se abrirá com a lista de todos os sites que já pediram permissão para usar o microfone. É possível alterar as permissões de cada um separadamente.

Microsoft Edge

O processo no navegador da Microsoft é bastante similar, e mais uma vez é preciso entrar nas configurações a partir do canto superior direito da tela.

Na página principal de configurações, basta selecionar “Cookies e permissões de site” no canto esquerdo, e “Microfone” na lista de permissões aplicadas.

É possível definir se o navegador pedirá autorização para uso do microfone ou se bloqueará automaticamente, assim como definir listas de sites que obtém a permissão ou que serão proibidos de captar sons.

Windows

Se outro programa estiver sendo utilizado, pode ser útil verificar as permissões do próprio Windows. Para isso, basta abrir o menu iniciar e a partir dele selecionar o menu de configurações.

Na sequência, é preciso clicar em “Privacidade”.

Dentro das configurações de privacidade, basta acessar a aba “Microfone”, no canto esquerdo da tela. Lá, é possível alterar os diferentes níveis de permissão que o Windows terá dos microfones do dispositivo. A primeira seção permite que o bloqueio aconteça por completo, e mais abaixo aparecem as opções de programas individualmente, tanto da área de trabalho quanto dos aplicativos baixados da Microsoft Store.

Atualizar drivers

Caso o problema não seja relacionado às permissões dos programas e aplicativos, uma solução pode ser atualizar os drivers de áudio. O processo é feito via Painel de Controle do Windows, basta pesquisar por “Gerenciador de Dispositivos” na barra de buscas do sistema e selecionar a primeira opção.

O Windows deve abrir uma janela com diversos dispositivos que o seu computador usa. O microfone aparecerá dentro da opção “Entradas e saídas de áudio”.

Em seguida, um clique com o botão direito do mouse abrirá um menu em que a primeira opção é a de atualizar driver.

Uma nova janela se abrirá, com a possibilidade de pesquisar drivers automaticamente ou procurar no próprio sistema. Em geral, é mais recomendado deixar o Windows encontrar a versão mais atualizada; mas caso ele não ache, sempre é possível procurar por instaladores de drivers nos sites das fabricantes dos dispositivos.

Reinstalar drivers

Caso o Windows não tenha conseguido atualizar o driver de áudio, ou mesmo se atualizou e o som ainda não tenha sido captado, pode ser necessário reinstalar o driver por completo.

Porém, antes de começar o processo de desinstalação do driver atual, é interessante já deixar o instalador do driver baixado e preparado para abertura. Os drivers de áudio da Realtek são compatíveis com vários notebooks Windows, mas também é possível encontrar instaladores compatíveis no site das fabricantes, basta procurar pelo modelo específico do seu notebook.

Para desinstalar o driver, o caminho é similar ao processo de atualização: pelo gerenciador de tarefas, selecione o microfone dentro da seção “Entradas e saídas de áudio”, clique com o botão direito para abrir o menu de opções e selecione “Desinstalar dispositivo”.

O executável de instalação do driver novo pode ser diferente dependendo da fornecedora do driver, mas em geral é só seguir as instruções do aplicativo e lembrar de reiniciar o notebook ao final do processo.

Com a reinstalação concluída, basta fazer novamente os testes com o microfone, e se necessário checar novamente as entradas do dispositivo e permissões de aplicativos e programas.

Porque o microfone falha?

Quanto maior a distância entre as antenas e/ou a quantidade de superfícies e objetos refletores, maior a chance de ocorrer o fenômeno. A dica então é diminuir a distância entre as antenas do transmissor e do receptor. Isso nem sempre significa, no entanto, aproximar a câmera da pessoa com o microfone.

Como reiniciar as configurações do microfone?

Para isso, acesse a aba de “Gravação” (Painel de controle>Som) e clique com o botão direito, selecionando “Propriedades” do microfone. Na nova janela selecione a aba “Avançado” e clique em “Restaurar Padrões”. Confirme em “Ok”.

Como fazer funcionar o microfone?

Ao abrir a janela de ajustes de som, clique na aba “Gravação”. Depois, clique com o botão direito do mouse no ícone do microfone e selecione “Habilitar”. Note que o item será mostrado com uma barra verde lateral, que se movimentará conforme a captação do áudio. Confirme em “Ok”."

O que fazer quando o microfone não funciona?

Certifique-se que o microfone está ativado. Definir o seu microfone como um dispositivo padrão. Certifique-se que o microfone não está silenciado. Reinstalar ou atualizar os seus drivers de microfone.