Diferença entre hidratação e nutrição

Quem tem o cabelo grosso sabe bem a dificuldade que é mantê-los hidratados, nutridos, suaves e brilhantes. Por muito champô que se use, muita máscara que se aplique ou óleos sem conta ao deixar e acordar, a missão parece impossível. E sei bem do que se está a falar. Com a pele, o drama era o mesmo. Um dia, durante a minha busca incessante pelo produto perfeito, a colaboradora da perfumaria explicou-me "a tua pele não é seca, é desidratada. Não serve de nada nutrires, sem antes repores todos os níveis de hidratação", eis que tudo ficou claro na minha cabeça.

O cabelo funciona exatamente da mesma forma e, é por isso, que é importante lembrar antes de mais nada: a hidratação repõe os níveis de água, enquanto que a nutrição repõe a falta de nutrientes. Existe ainda outra incógnita nesta equação, a reconstrução é responsável por repor a perda de densidade. Para que o assunto fique bem esclarecido, estivemos à conversa com a hairstylist Maria Lourenço que nos explicou como percebemos o que o nosso cabelo realmente precisa.

"Um cabelo com falta de hidratação é mais poroso e com bastante frizz. É o caso dos cabelos expostos a fontes de calor, trabalhos técnicos e com excesso de frizz, estes necessitam de hidratação para devolver a humidade necessária para ficarem brilhantes, suaves e com cosmeticidade. Este processo sela o fio de cabelo" explica a profissional.

As melhores máscaras de hidratação capilar

"Um cabelo com falta de nutrição fica mais seco, indisciplinado, sem vitalidade e a maior parte das vezes com pontas duplas. Neste caso, é necessário de repor os nutrientes (lípidos e proteína) que são os responsáveis pela oleosidade natural do cabelo", continua a hairtylist. "Já a reconstrução é a solução para para cabelos porosos, reconstruindo a estrutura da fibras, ou seja preenchendo o fio de cabelo", remata Maria Lourenço.

As  melhores máscaras para nutrir o seu cabelo

É também importante lembrar que 85% dos fios são compostos por queratina que se vai perdendo com agentes externos, sendo restitui-la com a ajuda de hidratação e/ou nutrição. A cabeleireira Maria Lourenço, lembra ainda que existem casos em que são necessários vários tratamentos, pois existem duas ou mais necessidades capilares. Para isso, nada como o diagnóstico de um profissional que nos diga o que é melhor para o nosso cabelo.

Cronograma CapilarCronograma Capilar Cabelo CrespoCronograma Capilar Cabelos Cacheados 18/07/2018

Oi gente! Hoje nós vamos falar sobre a diferença entre hidratação capilar, nutrição e reconstrução.

Muitas vezes quando vamos fazer o cronograma capilar ficamos confusas em qual produto escolher, não é mesmo? Mas nesse post você vai entender direitinho qual a diferença entre essas 3 etapas de tratamento, e quais os componentes necessários nos produtos de cada etapa. Vamos lá?

Cronograma capilar: conheça sobre cada etapa

Hidratação: Como o nome diz, é a etapa para hidratar e repor a água dos fios. Os componentes hidratantes são aloe vera (babosa), extratos vegetais de plantas ou frutas, pantenol, vitaminas, mel e açúcares, glicerina, entre outros.

Diferença entre hidratação e nutrição

Nutrição: A nutrição é para repor o óleo dos fios, é uma etapa muito necessária principalmente para os cabelos crespos e cacheados, pois devido à curvatura, o óleo da raiz não consegue chegar totalmente até as pontas, então por isso a etapa da nutrição é tão importante. Os componentes da nutrição são óleos vegetais, manteigas vegetais, tutano vegetal ou animal e ceramidas.

Diferença entre hidratação e nutrição

Reconstrução: É para repor a proteína e a massa do fio. Sabe quando os cabelos estão muito quebradiços e fracos, principalmente por causa de procedimentos químicos. É aí que a reconstrução repõe e fortalece o fio. A reconstrução é feita com queratina, colágeno, arginina, cisteína, creatina, proteínas, entre outros.

Diferença entre hidratação e nutrição

“Mas Ana, e como eu encaixo e distribuo tudo isso no meu cronograma capilar”? Bom, cada cabelo é um cabelo, e é preciso que você aprenda, teste e descubra mais sobre o seu cabelo pra saber exatamente do quê ele precisa e quando. A #Todecacho tem um cronograma capilar “base”, sabe? Eu te indico a começar seguindo esse cronograma, e depois você mesma ir montando o seu de acordo com as necessidades do seu fio.

Diferença entre hidratação e nutrição

Então é isso gente, espero que tenha ajudado e esclarecido as dúvidas de vocês! Um super beijo, fiquem com Deus e até a próxima!

O que é melhor hidratação ou nutrição?

A nutrição nada mais é que a reposição de óleos e lipídios essenciais à saúde da fibra capilar, pois compõem a estrutura do fio. Enquanto a hidratação irá repor a água e algumas vitaminas, a nutrição irá repor alguns nutrientes que vão deixar as madeixas mais revitalizadas.

Qual é a diferença entre nutrir e hidratar o cabelo?

Nutrir é repor elementos de maciez e brilho no cabelo. Hidratar é repor umidade que o cabelo perde no dia a dia.

Qual a diferença de máscara de hidratação e nutrição?

Ficou em dúvida sobre as diferenças entre hidratação e nutrição? Essas são duas etapas importantes do tratamento capilar, então é importante não confundi-las. Para começar, a hidratação deixa os fios macios e maleáveis. Enquanto isso, a nutrição busca deixá-los mais alinhados, sem pontas duplas e menos frizz.

Como saber se o cabelo está precisando de nutrição?

Um fio que precisa de nutrição geralmente apresenta alguns sintomas comuns: fios ressecados, opacos, sem brilho e com muito frizz. Além de suprir a falta de lipídios do cabelo, a nutrição tem o papel fundamental de reter a hidratação dentro da estrutura do fio, evitando o ressecamento.