É a estrutura em que se formam os esporos de briófitas e pteridófitas?

A reprodução das briófitas apresenta a forma assexuada, por fragmentação do corpo e produção de gemas, e a forma sexuada, dependente da água e por alternância de gerações.

É a estrutura em que se formam os esporos de briófitas e pteridófitas?
O esporófito das briófitas é constituído por uma haste e uma cápsula e cresce sobre o gametófito

As briófitas são plantas de pequeno porte que possuem entre seus representantes os musgos, as hepáticas e os antóceros. Esses organismos apresentam diversas formas de reprodução:

  • Assexuada: ocorre por meio da fragmentação do corpo, em que cada fragmento origina novos gametófitos (organismos produtores de gametas), e pela produção de gemas, os quais são corpos multicelulares que originam um novo gametófito.

  • Sexuada: esse tipo de reprodução depende da presença de água e ocorre por alternância de gerações, em um ciclo haplonte-diplonte. Nesse ciclo, os organismos haploides (n) – produtores de gametas, também chamados de gametófitos – apresentam-se em alternância com os diploides (2n) – produtores de esporos, também chamados de esporófitos.

Alternância de gerações

Os gametas masculinos, os anterozoides (n), estão localizados em uma estrutura denominada anterídeo que, quando atingido pela água, permite que eles caiam no arquegônio (estrutura produtora da oosfera, que é o gameta feminino) de uma planta feminina. Em seguida, os anterozoides nadam até a oosfera (n) e, assim, ocorre a fecundação, em que um zigoto é produzido e sofrerá mitoses, originando um embrião (2n).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O embrião fica protegido no arquegônio e passa por diversas mitoses até produzir um esporófito (2n). Essa estrutura é constituída por uma haste e uma cápsula na qual estão presentes as células-mãe dos esporos que, por meiose, originam os esporos (n). Quando a cápsula resseca, os esporos são liberados e, quando em ambiente propício, germinam e transformam-se em um novo gametófito. Logo após a produção dos esporos, o esporófito morre. A fase dominante nas briófitas, portanto, é a haploide, pois o gametófito permanece mesmo após a morte do esporófito.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Helivania Sardinha dos Santos

Inicialmente, Briófitas e pteridófitas são classificadas como plantas criptógamas, ou seja, plantas que não produzem sementes, flores ou frutos. Reproduzindo-se através de esporos, as estruturas produtoras de gametas são pouco visíveis e possuem duas divisões, sendo elas briófitas e pteridófitas.

Briófitas

Sendo uma das plantas de menor porte, a maioria delas não ultrapassa 20 cm de altura, sem vasos condutores de seiva, no entanto, o processo de transporte ocorre por difusão de célula a célula, tornando-se um procedimento lento.

Esse vegetal é muito frágil e depende constantemente de água, qualquer perda de água resulta em uma chance de ressecamento da planta. Por isso elas se estabelecem em locais úmidos e qu não recebem luz direta do sol.

É a estrutura em que se formam os esporos de briófitas e pteridófitas?

A reprodução nas briófitas acontece na alternância de gerações ou metagênese, sendo assim possui uma fase sexuada e outra assexuada. A sexuada produz gametas  e assexuada produz esporos.

Os representantes das briófitas são musgos, antóceros e hepáticas.

Musgo: São baseados de clorofila e seu crescimento é limitado.

Hepáticas: Possui esporófitos sem clorofila, crescimento limitado.

Antóceros: O esporófito pode se sustentar independentemente do gametófito, possui crescimento ilimitado.

Pteridófitas

Caracteriza-se a evolução das plantas, as pteridófitas foram as primeiras a apresentar condutores de seiva, ou seja, diferentemente das briófitas. Possuem caules, folhas e raízes, mas em alguns casos o caule é subterrâneo, chamado de rizoma.

Na grande maioria são terrestres, localizando-se próximo à umidade e locais sombrios, algumas são epífitas, palavra q distingue a vivencia sobre outras plantas sem acarretar em danos.

Sua reprodução apresenta fases como sexuada, porém em certos períodos adapta-se à forma assexuada.

Em sua superfície inferior, formam-se pontos de cores escuras chamado soros são produzidos os esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros abrem e deixando cair sob o solo.

Todo esporo pode germinar e originar um prótalo. Prótalo é uma planta de porte pequeno, sendo sexuado produzindo gametas, os anterozódes e as oosferas. Quando se deslocam e se encontram, ocorre a fecundação, surgindo o zigoto, se desenvolve e transforma em uma nova planta.

Alguns exemplos dessa planta são samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas que pertencem ao grupo das pteridófitas.

É a estrutura em que se formam os esporos de briófitas e pteridófitas?

Conclusão

As briófitas são conhecidas como organismos multicelulares autótrofos, sendo ela de pequeno porte, aonde a maioria não ultrapassam os 30 cm. Vivenciando em locais úmidos e com presença de sombras, sem sistema de vasos condutores.

Características:

  • Espécies terrestres presentes em ambientes úmidos e sombreados.
  • Plantas avasculares, ocorrendo difusão de célula por célula.
  • Contem espécies diversificadas como a Ricciocarpus natans que flutua em H2O.
  •  Shpagnum musgo denominado a turfa, agindo como adubo e melhorando o solo.
  • Pteridofitas são atuais, e outras possui divisões.

Características:

  • Existe diversidade de formas e habitat.
  • Possui caule aéreo ou na superfície inferior.
  • Grandes partes das folhas são fotossintetizantes quantos esporofilos.
  •  Hosmoporada, com prótalo monóico e exospórico.
  • Os esporofilos possuem pequenos pontos escuros, chamados de soro.
  • Fronde são as folhas que apresentam pecíolo e lâmina, inteira ou pinada. As frondes novas são chamadas de báculos e expandem-se por desenrolamento.

Em que estrutura se formam os esporos das briófitas e das pteridófitas?

No esporófito possui uma haste e uma cápsula. No interior da cápsula formam-se os esporos.

Qual o nome da estrutura das briófitas que produz esporos?

Geralmente, o esporófito é diferenciado em pé (que permanece no arquegônio do gametófito), seta e cápsula, sendo a cápsula o local onde serão produzidos os esporos. Geralmente, os esporófitos de musgos e antóceros são maiores e mais complexos do que aqueles presentes em hepáticas.

Como se chama a estrutura em que se formam os gametas masculinos de briófitas e pteridófitas?

O anterídio e o arquegônio são estruturas relacionadas com a produção dos gametas masculinos e femininos em alguns grupos de planta.

Como se chama a parte diplóide das briófitas e pteridófitas que produz esporos?

Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide.