É a representação gráfica das supostas rela ções de parentesco entre espécies?

O cladograma é uma representação gráfica das relações evolutivas entre várias espécies biológicas que partem de um ancestral comum. No cladograma abaixo, está representada a filogenia do Reino Plantae.

https://biologiaparaavida.com/2019/05/06/como-analisar-um-cladograma/ Acesso em 09/11/2019.

Em relação ao processo evolutivo das plantas, o cladograma demonstra que

  • a característica indicada pela letra X representa a independência da água para a fecundação.

  • a característica indicada pela letra Y representa o aparecimento de vasos condutores de seiva.

  • a característica indicada pela letra X representa a presença de sementes.

  • a característica indicada pela letra Y representa o aparecimento dos frutos.

  • a característica indicada pela letra Z representa a presença de flores e frutos.


Quer avançar em seus estudos?

Seus concorrentes já estão usando.

Estude de graça

A Filogênese dos Seres Vivos
Qual foi o ancestral dos répteis (lagartos, cobras) que vivem na Terra atual? Essas e outras perguntas relativas à origem dos grandes grupo de seres vivos eram difíceis de serem respondidas até surgir, em 1859, a Teoria da evolução Biológica por Seleção Natural, proposta por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Com a compreensão de "como" a evolução biológica ocorre, os biólogos passaram a sugerir hipóteses para explicar a possível relação de parentesco entre os diversos grupos de seres vivos.
Diagramas em forma de árvore - elaborados com dados de anatomia e embriologia comparadas, além de informações derivadas do estudo de fósseis - mostraram a hipotética origem de grupos a partir de supostos ancestrais. Essas supostas "árvores genealógicas" ou "filogenéticas" (do grego, phylon = raça, tribo + génesis = fonte, origem, início) simbolizavam a história evolutiva dos grupos que eram comparados, além de sugerir uma provável época de origem para cada um deles. Como exemplo veja a figura abaixo:

É a representação gráfica das supostas rela ções de parentesco entre espécies?

O esquema representa uma provável "história evolutiva" dos vertebrados. Note que estão representados os grupos atuais - no topo do esquema- bem como os prováveis ancestrais. Perceba que o grupo das lampreias (considerados "peixes" sem mandíbula) é bem antigo (mais de 500 milhões de anos). Já cerca de 150 milhões de anos, provavelmente a partir de um grupo de dinossauros ancestrais. Note, ainda, que o parentesco existe entre aves e répteis é maior do que existe entre mamífero e répteis, e que os três grupos foram originados de um ancestral comum.
​Atualmente com um maior número de informações sobre os grupos taxonômicos passaram-se a utilizar computadores para se gerar as arvores filogenéticas e os cladogramas para estabelecer as inúmeras relações entre os seres vivos.
Conceito de Espécie
Com aceitação das ideias evolutivas, as espécies deixaram de ser vistas como grupos estáticos e passaram a ser assim definidas por vários conceitos dentre eles o conceito biológico de espécie e o filogenético, explicados a seguir:

  • Conceito biológico de espécie: é um agrupamento de populações naturais, reais e potencialmente intercruzantes, produzindo descendentes férteis e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos.
  • Conceito filogenético de espécie: é uma população ou grupo de populações definidas por uma ou mais condições derivadas, constituindo o menor agrupamento taxonômico reconhecível.

Estabelecendo Filogenias com os Cladogramas
Ao dispor de um grande número de características comparativas, mais confiáveis - anatômicas, embriológicas, funcionais, genéticas, comportamentais etc. - os biólogos interessados na classificação dos seres vivos puderam elaborar hipóteses mais consistentes a respeito da evolução dos grandes grupos. Influenciados pelo trabalho de Wili Hennig - um cientista alemão, especialista em insetos - passaram a apresentar as características em cladogramas. Neste tipo de diagrama, utiliza-se uma linha, cujo ponto de origem - a raiz- simboliza um provável grupo (ou espécie) ancestral. De cada nó surge um ramo, que conduz a um ou a vários grupos terminais. Com os cladogramas pode-se estabelecer uma comparação entre as características primitivas - que existiam em grupos ancestrais - e as derivadas - compartilhadas por grupos que os sucederam.

É a representação gráfica das supostas rela ções de parentesco entre espécies?

Sistemática Evolutiva e Filogenética
Duas principais escolas de classificação se baseiam-se em princípios evolutivos: a evolutiva, que é a mais tradicional e a filogenética ou cladística, que começou a ganhar preferência dos pesquisadores a partir de 1966, com a divulgação dos trabalhos de Willi Hennig (1913-1976), cientista alemão que estudava insetos.
A grande crítica que a escola filogenética faz em relação à evolutiva é que nesta falta um método adequado para testar hipóteses. A escola filogenética desenvolveu esse método, e por meio dele os cientistas esperam conseguir estabelecer melhor as relações evolutivas entre diferentes grupos de seres vivos, com a menor subjetividade possível.
Atualmente é sugerido que a classificação biológica siga o princípio da metodologia sistemática filogenética (Henning, 1956). Esta metodologia agrupa os organismos aparentados por meio de ancestrais comuns. Henning enfatizou em seu trabalho que para a reconstrução sobre a história de uma linhagem deve ser baseada em caracteres derivados. Uma linhagem evolutiva, neste sistema é denominada clado (palavra grega para ramo) e por isso a sistemática filogenética é tratada como cladística.
Um caráter derivado significa “diferente da condição ancestral”, este estado diferenciado da condição recebe o nome de apomorfia. Um exemplo claro seria a condição da extremidade dos vertebrados terrestres. Os ossos carpais/tarsais e os dígitos encontrados nesses vertebrados terrestres apresentam uma condição modificada da condição ancestral encontrada, por exemplo, os membros dos peixes de nadadeiras lobadas. 
Assim, a condição encontrada nos vertebrados terrestres constitui-se uma condição apomórfica de um caráter ancestral. Em termos cladísticos um grupo que pode ser unido por esta condição, apresentando um caráter derivado compartilhado, é denominado como apresentando uma sinapomorfia. E apesar de que alguns grupos dentro dessa linhagem terem perdido posteriormente esta característica o ponto significante é que esta mudança ocorreu depois e que o padrão ancestral apresenta tal característica.
Do mesmo modo que os caracteres apomórficos apresentam-se como modificados da condição ancestral, alguns caracteres são herdados sem praticamente modificações. Estes caracteres são denominados plesiomorfias. Um exemplo é a presença de coluna vertebral dos vertebrados terrestres. 
Esta condição foi herdada sem modificações pelos ancestrais, de modo que os peixes de nadadeiras lobadas, peixes de nadadeira raiadas, peixes cartilaginosos e agnatos também a possuem. Henning denominou estes caracteres ancestrais compartilhados como simplesiomorfias. As simplesiomorfias não podem ser utilizadas na reconstrução filogenética, somente as sinapomorfias são usadas. É importante frisar que os conceitos de plesiomorfia e apomorfia são relativos ao grupo em que está sendo tratado. 
Apesar da presença de coluna vertebral ser uma simplesiomorfia dos vertebrados terrestres, a presença de coluna vertebral representa uma apomorfia dos vertebrados em relação aos invertebrados. Outro exemplo, apesar da presença dos carpais/tarsais e dígitos ser uma apomorfia em relação aos vertebrados aquáticos, esta condição é uma plesiomorfia para os vertebrados terrestres, e a perda destas estruturas (como por exemplo, nas serpentes) trata-se de uma apomorfia em relação a presença de carpais/tarsais e dígitos.
Filogenia é o estudo das relações evolutivas entre os organismos. A filogenia é construída com base em um grande número de caracteres, sendo que muitas vezes os diferentes caracteres são contraditórios, tornando a construção extremamente complexa. Como todas hipóteses científicas, as hipóteses filogenéticas podem ser testadas com ao passo que novas evidências estejam disponíveis. 
Caso uma filogenia (hipótese) venha ser testada e essa hipótese não venha a ser corroborada, uma nova hipótese (filogenia) toma seu lugar. Sendo assim, a construção e substituição de uma hipótese filogenética é um processo contínuo. A contribuição mais importante da sistemática filogenética e torna as relações de parentesco testável. A representação gráfica das hipóteses filogenéticas é denominada cladograma.
No entanto a construção de um cladograma é muito difícil e complexa e envolvem diversos passos importantes como a escolha do grupo, dos caracteres utilizados, etc. Um ponto importante é a polarização dos caracteres. Como saber qual é a condição plesiomórfica e qual é apomórfica? Para isso são necessárias informações adicionais. Uma das formas mais utilizadas para determinar a polaridade é a comparação com grupos externos. Os grupos externos são quaisquer linhagens que são externas a linhagem analisada (grupo interno).
No entanto, para uma melhor comparação o grupo externo imediato (o grupo mais próximo do grupo interno) apresenta a maior quantidade de caracteres comparáveis com o grupo interno, auxiliando na polarização dos caracteres. Como exemplo, podemos citar os peixes de nadadeiras lobadas como grupo externo dos vertebrados terrestres.
A sistemática filogenética estabelece e nomeia linhagens monofiléticas. (grupos com ancestral comum exclusivo). Há doze dicotomias desde a origem dos vertebrados em relação aos demais cordados até as aves e mamíferos. A cladística assinala nomes às linhagens que originam em um mesmo ponto de diversificação. Esse processo uma série de grupos iniciando com os mais inclusivos. Com base neste tipo de classificação é correto dizer que os humanos são Osteichthyes.
Diferentemente da terminologia tradicional a cladística restringe os nomes a grupos monofiléticos. Os agnatos por exemplo, incluem duas linhagens que hoje acredita-se não compartilhar um ancestral comum exclusivo, de modo que os Petromyzontoidea são mais próximos dos Gnathostomata que os Myxinoidea.
Dois nomes são utilizados em ambos sistemas, sendo que é necessário saber de qual sistema está se falando, pois na classificação tradicional os Osteichthyes incluem apenas os peixes ósseos, enquanto que na cladística são incluídos todos representantes do nó 4, incluindo-se as aves.