O que causa o excesso de exercício físico?

O excesso de exercício faz com que o rendimento do treino diminua, prejudicando a hipertrofia muscular, pois é durante o descanso que o músculo se recupera do treino e cresce.

Além disso, fazer atividade física de forma exagerada faz mal à saúde e pode resultar em lesões musculares e de articulações, exaustão e fadiga muscular extrema, fazendo com que seja necessário interromper completamente os treinamentos para o corpo se recuperar.

Sintomas de excesso de exercício físico

O excesso de exercício físico pode ser percebido através de alguns sintomas, como:

  • Tremores e movimentos involuntários nos músculos;
  • Cansaço extremo;
  • Perda de fôlego durante o treino;
  • Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

Na presença desses sintomas, deve-se reduzir a frequência e a intensidade dos treinos para permitir que o corpo se recupere, além de ser necessário ir ao médico para avaliar a necessidade de tomar medicamentos ou fazer tratamento que ajudem na recuperação.

Dores musculares fortes

Dores musculares fortes

Cansaço extremo e perda de fôlego

Cansaço extremo e perda de fôlego

Consequências do excesso de exercícios

O excesso de exercícios físicos provoca alterações na produção de hormônios, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o descanso, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico.

Além dos danos ao corpo, a prática intensa de atividade física pode ser prejudicial à mente e virar uma compulsão por exercícios, em que a obsessão por melhorar a aparência do corpo gera estresse e ansiedade intensa.

O que fazer para tratar a compulsão por exercícios

Ao identificar os sintomas de excesso de exercícios físicos ou alterações no funcionamento do corpo, deve-se procurar o médico para avaliar se existem problemas no coração, nos músculos ou nas articulações que precisam ser tratados.

Além disso, é preciso parar a atividade física e recomeçar aos poucos ( procure um profissional capacitado em educação fisica ), após o organismo ter voltado a funcionar bem. Também pode ser necessário acompanhamento com psicoterapeuta para tratar a obsessão por atividade física e ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

Para melhorar o rendimento de forma saudável, veja 8 dicas para ganhar massa muscular.

O que acontece com quem faz atividade física em excesso?

“O exercício excessivo pode produzir edema das células musculares das extremidades e, como consequência, a necrose dos músculos em graus variáveis, o que ocasiona liberação da mioglobina (proteína muscular) no sangue”, informa.

Quais os sintomas de excesso de exercício?

Sintomas de excesso de exercício físico Tremores e movimentos involuntários nos músculos; Cansaço extremo; Perda de fôlego durante o treino; Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

O que acontece quando se abusa dos exercícios?

Insônia, sistema hormonal desequilibrado, irritabilidade, redução da performance e pressão alterada são algumas das consequências do excesso de treinos. Overtraining é um problema que ocorre quando a passoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar.

Faz mal se exercitar todos os dias?

Não é recomendável que você treine mais de uma vez por dia os mesmos músculos, uma vez que o descanso é essencial para a recupeção e desenvolvimento muscular, mas você pode fazer atividades diferentes.