O que se representa em cada nível trófico em uma pirâmide de energia?

As pirâmides ecológicas representam o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos e pode ser representada graficamente por meio de números, biomassa e energia.

Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar. Para tal, cada retângulo representa, de forma proporcional, o parâmetro a ser analisado.

Esta representação gráfica por ser:

Pirâmide de números

Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.

O que se representa em cada nível trófico em uma pirâmide de energia?

Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denominado “pirâmide invertida”.

Pirâmide de biomassa

Relaciona a quantidade de matéria orgânica disponível em cada nível trófico por unidade de área, em um determinado momento. Tal como no exemplo anterior, em alguns casos pode ser caracterizada como uma pirâmide invertida, já que há a possibilidade de haver, por exemplo, a redução da biomassa de algum nível trófico, alterando tais proporções. O exemplo abaixo se refere ao período de um ano:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pirâmide de energia

Retrata, para cada nível trófico, a quantidade de energia acumulada, em uma determinada área ou volume, em um intervalo de tempo. Dessa forma, representa a produtividade do ambiente em questão.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Compreenda o que são pirâmides ecológicas e entenda a diferença existente entre as pirâmides ecológicas de número, biomassa e energia.

O que se representa em cada nível trófico em uma pirâmide de energia?

Os diferentes níveis tróficos de uma cadeia podem ser representados através das pirâmides ecológicas

As pirâmides ecológicas são representações gráficas dos níveis tróficos que são encontrados em um determinado ecossistema. Através dessas pirâmides, torna-se possível analisar como a energia flui nesses ecossistemas e as relações de alimentação nele existentes. Em uma pirâmide a base é formada pelos produtores, seguidos até o ápice dos outros níveis tróficos.

As pirâmides ecológicas podem ser classificadas em três tipos: número, biomassa e energia. Essas pirâmides podem ser ainda diretas (com a base maior que os outros andares) ou invertidas (com a base menor que um ou mais andares da pirâmide). As pirâmides de energia são as únicas que nunca podem ser invertidas.

→ Pirâmide de números

As pirâmides de números representam a quantidade de indivíduos em cada nível trófico em número proporcional à necessidade da dieta de cada um dos níveis. Essas pirâmides podem ser diretas ou invertidas. Observe as duas pirâmides abaixo.

O que se representa em cada nível trófico em uma pirâmide de energia?

Observe as duas pirâmides de números acima. A primeira é uma pirâmide direta, enquanto a segunda é invertida

Na primeira pirâmide vemos que uma grande quantidade de gramíneas é necessária para alimentar uma certa quantidade de lagartas, as quais servem de alimento para os pássaros. Já no segundo caso, vemos que apenas duas árvores é suficiente para alimentar a mesma quantidade de lagartas. Percebe-se, portanto, que o único critério aqui analisado é o número necessário de indivíduos para alimentar o próximo nível trófico.

→ Pirâmides de biomassa

As pirâmides de biomassa indicam o peso seco dos indivíduos em cada nível trófico e não o número desses. Normalmente, a pirâmide de biomassa lembra muito os resultados da pirâmide de número. Assim como a pirâmide de números, a pirâmide de biomassa também pode ser invertida.

O que se representa em cada nível trófico em uma pirâmide de energia?

A pirâmide de biomassa indica a quantidade de matéria orgânica presente em cada nível

→ Pirâmide de energia

As pirâmides de energia representam a quantidade de energia em cada nível trófico. O fluxo de energia é decrescente na cadeia alimentar, ou seja, na base (produtores) existe mais energia, enquanto no ápice a energia é menor. Podemos concluir, portanto, que todos os organismos do ecossistema dependem diretamente da energia captada pelos produtores.

O que se representa em cada nível trófico em uma pirâmide de energia?

A pirâmide de energia representa a quantidade de energia em cada nível trófico

Por grande parte da energia ser perdida ao longo dos níveis tróficos, as cadeias alimentares são limitadas. Geralmente uma cadeia apresenta apenas de 4 a 5 níveis tróficos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

O que cada nível da pirâmide representa?

As pirâmides são formadas por retângulos superpostos, sendo cada nível trófico representado por um retângulo, cujas dimensões são equivalentes aos valores apresentados por cada nível. A base da pirâmide representa o nível dos produtores; em seguida, são representados os consumidores.

O que são níveis tróficos Qual sua relação com a pirâmide energética?

Elas representam o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos, no decorrer da cadeia alimentar. Na base da pirâmide estão os produtores, seguidos dos herbívoros e carnívoros. No nível mais alto da pirâmide estão os seres que ocupam o topo da cadeia alimentar.

Qual é a representação da pirâmide de energia?

A pirâmide de energia representa a quantidade de energia em cada nível trófico de uma cadeia. Ela pode indicar, assim, a produtividade de um ecossistema.

O que acontece com a energia a cada nível trófico?

É importante frisar que, a cada nível trófico, menos energia é passada. Normalmente, apenas 5% a 20% da energia é passada para o próximo nível trófico, sendo esse fenômeno chamado de eficiência ecológica.