Pode tomar banho na praia de Balneário Camboriú?

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente ao mês de outubro. Vale destacar que durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente. A partir de novembro até o mês março, os resultados das amostras serão divulgados pelo IMA todas as semanas.

De acordo com as coletas realizadas na semana de 26 a 29 de outubro de 2021, dos 15 pontos analisados em Balneário Camboriú, 14 estão próprios para banho, apenas a lagoa da Praia de Taquaras segue imprópria para próprio.

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas e o resultado pode ser acessado na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura.

Pode tomar banho na praia de Balneário Camboriú?

Toda a extensão da Praia Central de Balneário Camboriú e as Praias Agrestes: Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro e Estaleirinho, estão próprias para o banho. É o que aponta o resultado dos dois últimos relatórios de balneabilidade, referente as coletas dos dias 14 e 17 de janeiro, para todos os pontos analisados pelo laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado pelo IMA e contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). O único ponto impróprio é o da coleta feita na Lagoa de Taquaras.

Os 15 pontos analisados são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte.

Por ser uma cidade turística, desde o dia 27 de dezembro até o mês de março, o acompanhamento da balneabilidade feito pelo Município por meio do laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO, acontece três vezes por semana, sendo nas segundas, quartas e sextas-feiras, exceto em dias chuvosos ou após chuvas intensas, pois compromete o resultado da balneabilidade. “Para ter um relatório de balneabilidade que reflita realmente a realidade das praias de Balneário Camboriú, aumentamos a frequência das coletas para verificar a qualidade da água do mar e assim, garantir banho seguro aos moradores e turistas”, menciona o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

A conquista do histórico de balneabilidade positiva nas praias de Balneário Camboriú, é resultado de um intenso trabalho de atenção às águas, com ações do Governo Municipal por meio Emasa e outros órgãos, para a despoluição de praias e rios. “Entre as ações que contribuíram para este resultado, destacamos as fiscalizações do Programa Se Liga na Rede para eliminar as ligações irregulares, os lacres e o rigor aplicado na legislação. Além do pleno funcionamento dos emissários do Pontal Norte e Barra Sul, e todo trabalho em saneamento, que nos torna a cidade mais saneada do Estado e uma das mais do país, com 98,5% de rede coletora implantada, rumo aos 100% até o fim desse ano,” menciona o prefeito Fabrício Oliveira, destacando que além da nova Praia Central com a faixa de areia alargada e todas as belezas naturais das Praias Agrestes, moradores e turistas podem aproveitar o mar com água de qualidade.

Os relatórios estão disponíveis no anexo e no site da Emasa: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias--boletim-semanal.

Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Arquivo PMBC

www.bc.sc.gov.br 
www.facebook.com/prefeituradebc 
www.instagram.com/prefeituradebc 
www.twitter.com/prefeituradebc 
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu 

O g1 entrou em contato com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Os resultados diferentes ocorrem mesmo quando a coleta da amostra da água é feita no mesmo dia. Essa situação ocorreu recentemente no último relatório, com as coletas feitas na segunda-feira (17).

Resultado da coleta de segunda-feira (17) feita pelo IMA da balneabilidade da Praia Central — Foto: Reprodução/IMA

Os locais analisados pelo IMA e pela Emasa são os mesmos. Pelo relatório do Instituto do Meio Ambiente, os pontos do Pontal Norte, em frente à Rua 2000, em frente à Rua 2500, em frente à Rua 1400 e em frente à Rua 51 estão impróprios para banho.

Diferenças

A coleta do IMA é feita uma vez por semana, sempre no mesmo dia da semana e em horário próximo, faça sol ou chuva, conforme o instituto. No caso da Praia Central de Balneário Camboriú, as amostras são retiradas às segundas-feiras. O instituto também divulga, de forma antecipada, o cronograma desse trabalho.

Na Emasa, são feitas três coletas por semana de 27 de dezembro até março, às segundas, quartas e sextas, informou a empresa. Porém, pode haver mudança no dia da retirada da amostra caso haja chuva no dia da coleta ou no anterior. No restante do ano, o trabalho é feito uma vez por semana.

Pontos de coleta da Emasa — Foto: Reprodução/Emasa

Nesta semana, o IMA fez a coleta na segunda e a Emasa, na segunda, quarta (19) e nesta sexta. Porém, os resultados de quarta e sexta ainda não haviam saído até a publicação desta notícia.

Quando um local é próprio ou impróprio?

Para um local ser considerado próprio, em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas nesse ponto, deve haver, no máximo, 800 bactérias da espécies por 100 mililitros.

Um local está impróprio se em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas o ponto tiver mais de 800 dessas bactérias por mililitros, ou quando na coleta mais recente o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros de água.

O que dizem as instituições

O Instituto do Meio Ambiente informou em nota que "Quando um ponto possui duas impropriedades, somente voltará a condição de propriedade após quatro análises positivas consecutivas [do IMA]. Evidentemente isto será mais rápido em um monitoramento mais continuado. E é por este motivo que há divergências entre os relatórios de balneabilidade do IMA e os relatórios de monitoramento da Emasa".

O diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento, Douglas Beber, reiterou a informação do instituto. "Se ficar na coleta do IMA, leva quatro semanas para voltar para próprio. Na Emasa, melhorando, o impróprio passará para próprio num tempo menor. E o contrário também, porque fizemos mais coletas com esse mesmo espaço de tempo", explicou.

A Emasa aponta no próprio boletim que faz a análise da balneabilidade por causa de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito com o Ministério Público de Santa Catarina em 2018.

"Foi uma questão que houve no passado em relação a uma estação de tratamento de esgoto. A Emasa compensaria esse problema ambiental por meio da aferição da balneabilidade", explicou o promotor de Justiça Isaac Sabbá Guimarães.

Segundo ele, as análises da empresa municipal são recebidas pelo MP. Pelo TAC, a Emasa precisaria realizar uma coleta semanalmente. Para o promotor, o fato de a entidade fazer isso mais de uma vez na semana não prejudica o termo assinado. "Pelo contrário, é uma boa prestação de serviço". Guimarães afirmou que considera que o TAC vem sendo cumprido pela Emasa.

Banhistas no mar da Praia Central, em Balneário Camboriú, em 27 de dezembro — Foto: Luiz Souza/NSC TV

O diretor-geral Douglas Beber explicou por que a coleta é feita mais de uma vez por semana na alta temporada. "Nós tomamos essa atitude porque, principalmente no verão, Balneário Camboriú recebe milhares de turistas. Para que a gente possa entregar, não só para a nossa comunidade, mas para os turistas, o resultado mais aproximado da balneabilidade da praia", afirmou.

Ele também explicou por que não é feita a coleta no dia ou 24 horas após chuva. "Quando há uma chuva forte, acaba fazendo lavação na via pública. Xixi de cachorro, fezes de animais, sujeira da rua, tudo é arrastado e levado para o mar, por isso que não se realiza teste num período de 24 horas após chuva", disse.

O IMA orienta os banhistas que evitem o banho de mar até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente próximo à desembocadura de rios e tubulações.

Detalhes do monitoramento

O professor de Ecologia e Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Paulo Horta chamou a atenção para as regras do monitoramento das praias.

Pode tomar banho na praia de Balneário Camboriú?

Professor Paulo Horta fala sobre normas relacionadas ao monitoramento da balneabilidade

"A balneabilidade é algo já estudado, avaliado há muito tempo. Então existe legislação específica e essa legislação determina que nós tenhamos a precaução como um pressuposto fundamental para garantir a segurança de todos os usuários de uma praia”, disse.

A professora doutora em biologia molecular e biotecnologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Vanessa Gonçalves lembrou que muitos fatores influenciam no resultado da balneabilidade. "Intensidade da chuva, leva de detritos para dentro do mar, temperatura do ar, da água, altas temperaturas, que aumentam crescimento bacteriano", afirmou.

Professora Vanessa Gonçalves — Foto: Reprodução

Segundo ela, a maior periodicidade é bem-vinda. "Quanto maior o número de amostras, maior confiabilidade dos dados", declarou. Ela também disse que a chuva altera o resultado da balneabilidade. "Não é recomendável a coleta [em dias de chuva ou 24 horas depois]. Como janeiro é um período de muita chuva, é difícil evitar esses dias. Tanto IMA quanto Emasa já têm cronograma, é difícil mudar", afirmou.

Ela também comentou os laudos diferentes entre os dois órgãos. "É muito estranho ter resultados tão discrepantes no mesmo dia e no mesmo local. É difícil entender o que pode ser. É preciso ter acesso ao protocolo no momento da coleta, na manipulação, a técnica laboratorial", afirmou.

Para o professor Paulo Horta, o banhista deve levar em consideração o relatório mais restritivo. “Nesse caso objetivo, quando nós temos, usando o mesmo descritor, Escherichia coli ou coliformes fecais, o mesmo descritor portanto, mas com resultados diferentes, é importante que as instituições e a população olhem para o resultado mais restritivo. Porque além daquelas bactérias que estão ali, nós podemos ter outros organismos, bactérias e vírus, potencialmente patogênicos naquelas águas e isso pode colocar em risco a saúde das pessoas”.

VÍDEOS: Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Pode tomar banho nas praias de Balneário Camboriú?

Relatório de balneabilidade aponta praias de Balneário Camboriú próprias para banho. Toda a extensão da Praia Central de Balneário Camboriú e as Praias Agrestes: Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro e Estaleirinho, estão próprias para o banho.

Onde tomar banho em Balneário Camboriú?

Lista das 5 Melhores Praias de Balneário Camboriú.
Praia do Estaleirinho..
Praia de Taquaras..
Praia de Laranjeiras..
Praia dos Amores..
Praia Central..
Praia do Estaleiro (Bônus).
Praia do Pinho (Bônus).
Praia de Taquarinhas (Bônus).

Quais praias de SC estão impróprias para banho?

O segundo relatório de balneabilidade da temporada 2021-2022, divulgado nesta sexta-feira (17), aponta outros 33 locais que não estão aptos para receber banhistas em municípios como Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Itapema, Laguna, Palhoça, Passo de Torres e Penha (confira a ...

Tem chuveiro na praia de Balneário Camboriú?

A Praia Central conta atualmente com 60 totens, sendo que cada coluna tem dois chuveirinhos e dois lava-pés, totalizando 120 chuveirinhos e 120 lava-pés. De acordo com o Secretário de Obras, Elizeu Pereira, o serviço é de utilidade pública e visa atender a necessidade e solicitação dos frequentadores da praia.