Quais características definem morfologicamente os Cephalochordata e os Urochordata?

O filo Chordata é caracterizado por possuir representantes com tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal em pelo menos uma fase da vida.

Quais características definem morfologicamente os Cephalochordata e os Urochordata?
O panda é um representante do filo Chordata, subfilo Vertebrata

Nós, homens, pertencemos a um filo chamado de Chordata. Os representantes dos cordados são celomados, triblásticos, metamerizados, deuterostômios e com simetria bilateral.

Além das características já citadas, algumas delas são exclusivas dos cordados e estão relatadas a seguir. Vale destacar que as características abaixo relacionadas podem estar ou não no indivíduo adulto, entretanto sempre aparecem em alguma fase da vida do animal.

- Tubo nervoso dorsal: responsável pelo surgimento do sistema nervoso. É originado de invaginações do ectoderma;

- Notocorda: responsável pelo sustentamento do corpo do embrião. Em muitas espécies, a notocorda desaparece ainda no desenvolvimento embrionário. Essa estrutura é derivada do mesoderma;

- Fendas faringianas: fendas localizadas na região lateral da faringe. Nos cordados aquáticos, elas dão origem às brânquias, enquanto nos terrestres as fendas desaparecem ainda no início do desenvolvimento;

- Cauda musculosa pós-anal: ela é encontrada em alguns animais, enquanto em outros desaparece ainda na fase embrionária, como nos humanos. Outros animais apresentam essa cauda por toda a vida e, neles, ela tem a função de ajudar na captura de alimentos, na natação, entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filo é subdividido em três subfilos chamados de: Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados) e Vertebrata (vertebrados). Os dois primeiros constituem o que chamamos de protocordados. Eles não possuem crânio nem vértebras.

Os urocordados caracterizam-se por possuir a notocorda na região da cauda na fase de larva. Essa notocorda não persiste nos adultos. Outra característica importante é a presença de uma túnica de tunicina (carboidrato) que reveste o corpo do animal. Como exemplo, podemos citar as ascídias.

Os cefalocordados, diferentemente dos urocordados, possuem notocorda que se estende da região da cauda até a região do rostro (região anterior) e que permanece durante toda a vida. As fendas branquiais atuam filtrando o alimento e na respiração. O anfioxo é um exemplo de cefalocordado.

Os vertebratas caracterizam-se por possuírem notocorda na fase embrionária, que é substituída pela coluna vertebral. Vale destacar que a notocorda não dá origem à coluna. Possuem endoesqueleto ósseo ou cartilaginoso, composto por um eixo principal (crânio e coluna vertebral). Dentro desse subfilo estão incluídos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

O Filo Chordata é composto por animais que apresentam notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda, em alguma etapa da vida. Publicado por: Flávia de Figueiredo Machado

(UFJF/2002) Com relação aos animais do grupo Chordata, além da presença de notocorda e da cauda propulsora, quais dos caracteres abaixo os distinguem de outros grupos de animais?

  1. Fendas faringeanas e tubo nervoso dorsal.
  2. Respiração pulmonar ou branquial e sistema circulatório com coração.
  3. Celoma derivado do arquêntero e clivagem radial indeterminada.
  4. Sistema bilateral e triblásticos.
  5. Enterocelomados e corpo metamerizado.

(FGV) O filo dos cordados compreende quatro subfilos: hemicordados, urocordados, cefalocordados e vertebrados. Os três primeiros são, costumeiramente, agrupados sob designação de protocordados. A notocorda existe:

a) somente na fase embrionária dos vertebrados e durante toda a vida dos protocordados;
b) na fase adulta dos vertebrados e na vida embrionária dos protocordados;
c) nos embriões de todos os cordados e no estágio adulto de apenas alguns protocordados;
d) durante toda a vida dos cordados;
e) somente na fase embrionária.

A bexiga natatória, estrutura presente em alguns peixes, é responsável por auxiliar esses animais a se manterem em determinadas profundidades. Em relação a esta estrutura, assinale a alternativa que melhor explique o seu funcionamento:

a) Ao se encher de água, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que o meio e suba à superfície;

b) Ao se encher de água, a bexiga natatória faz com que o peixe fique mais denso do que o meio e suba à superfície;

c) Ao se encher de ar, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que a água, fazendo-o submergir;

d) Ao se encher de ar, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que a água e suba à superfície.

Uma das principais características dos cordados é a presença de uma estrutura chamada notocorda. Em relação a essa estrutura, assinale a alternativa correta:

a) Ocorre apenas na fase adulta dos cordados;

b) Desaparece nos vertebrados adultos;

c) Vai dar origem ao sistema nervoso;

d) Está presente nos cordados em todas as fases da vida.

respostas

Letra a

As fendas faringeanas e o tubo nervoso dorsal são algumas das principais características dos cordados. Nos vertebrados pulmonados, as fendas faringeanas regridem e se fecham. Em certos cordados invertebrados e nos peixes, o epitélio que recobre os arcos branquiais origina as brânquias.

Voltar a questão

Letra d

O que controla a submersão e flutuação na água do peixe com bexiga natatória é a entrada e a saída de ar neste órgão. A entrada de ar torna o peixe menos denso do que a água, e a saída de ar o torna mais denso. Qualquer objeto na água que seja menos denso do que o meio tenderá a flutuar, isso é o mesmo que ocorre com os peixes.

Voltar a questão

Letra b

Nos cordados vertebrados adultos, a notocorda é substituída pela coluna vertebral.

Voltar a questão

Quais características definem morfologicamente os Cephalochordata e os Urochordata?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Quais características definem os Cephalochordata e os Urochordata respectivamente?

Os animais pertencentes aos subfilos Cephalochordata e Urochordata são cordados mais simples, desprovidos de crânio e coluna vertebral e muito conhecidos como protocordados ou cordados invertebrados.

Qual a diferença entre Cephalochordata e Urochordata?

A principal diferença entre subfilos Urochordata e Cephalochordata, que são protocordados, e o subfilo Vertebrata, que engloba todos os animais vertebrados, é que os protocordados não possuem crânio e coluna vertebral.

Quais características que definem os cefalocordados e urocordados como Protocordados e quais os diferenciam dos vertebrados?

A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral. São classificados em três subfilos: urocordados, cefalocordados e vertebrados (ou craniados), sendo os dois primeiros também chamados de protocordados, não possuindo crânio nem vértebras.

Quais são as características dos cefalocordados?

Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente.