Que características influenciam a ocorrência de climas quentes na maior?

Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região.

Que características influenciam a ocorrência de climas quentes na maior?

Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada. São eles:

Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas. A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar.

Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Massas de ar: são grandes porções de ar da atmosfera que se estendem por milhares de quilômetros. Formam-se numa superfície homogênea, pela pressão atmosférica. Suas características – quente, fria, úmida, seca – dependerão das condições do ambiente em que se formaram e por onde farão sua trajetória. Existem seis tipos de massas de ar: oceânica (úmida), continental (seca), tropical e equatorial (quente), temperada e polar (frias). Não raro, muitas dessas massas se encontram durante seu deslocamento, havendo uma troca de calor e umidade entre elas.

Continentalidade e Maritimidade: correspondem à maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Além de exercerem variação na umidade, interferem também na temperatura da região. Por exemplo, em lugares que sofrem influência da continentalidade (localizados no interior do continente, distantes dos oceanos) há uma variação maior da temperatura ao longo do dia, com altas taxas de amplitude térmica.

Correntes Marítimas: são porções de águas extensas que fazem um movimento de descolamento nos oceanos. São movimentadas pelas ações dos ventos e pelo movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas têm o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar.

A maior parte do território brasileiro encontra-se nas áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Por essa razão, predominam os climas quentes e úmidos.

Com relação à umidade o clima apresenta algumas diferenças de uma área para outra, desde o superúmido - quando a quantidade de chuva é superior a 2.500 milímetros anuais, até o semiárido - quando a quantidade de chuva situa-se entre 300 e 600 milímetros anuais.

Mapa dos Climas do Brasil

Que características influenciam a ocorrência de climas quentes na maior?

Mapa de Climas do Brasil

Tipos de Climas do Brasil

As regiões brasileiras apresentam 6 tipos de climas classificados com relação às "zonas térmicas" da Terra, são eles:

  • Equatorial
  • Tropical
  • Tropical Semiárido
  • Tropical de Altitude
  • Tropical Litorâneo
  • Subtropical

Clima Equatorial

O clima equatorial é encontrado em regiões localizadas nas proximidades da linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano.

Portanto, o clima equatorial se apresenta quente e úmido. Ele predomina em toda a Região Norte e em parte do Centro-Oeste.

A temperatura média anual é superior a 25 ºC, e a amplitude térmica anual (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é pequena. O regime de chuvas varia de acordo com a ação das massas de ar.

No inverno, a região pode receber a influência de frentes frias, em decorrência do movimento de massas de ar vindas do polo.

Nessas ocasiões, ocorre o fenômeno chamado de friagem, com a queda brusca de temperatura que pode chegar a 10 ºC.

Clima Tropical

O clima tropical é encontrado na região central do Brasil, com maior predominância na Região Centro-Oeste.

Esse clima apresenta duas estações bem definidas: inverno com temperaturas amenas e seco, e verão quente e chuvoso.

As temperaturas médias anuais são superiores a 18 ºC e amplitude térmica anual de até 7 ºC. As chuvas variam de 1.000 a 1.500 mm/ano.

Quanto a umidade, na região central do país predomina o clima semi-úmido.

Clima Tropical Semiárido

O clima tropical semi-árido é típico das Região Nordeste do Brasil, compreende uma área com chuvas e outra onde as chuvas são raras e ocorrem as temperaturas mais altas do país.

Apresenta temperaturas médias anuais em torno de 27 ºC e amplitude térmica ao redor de 5 ºC. As chuvas, além de irregulares, não excedem os 800 mm/ano. Compreende a região do Polígono das Secas.

Clima Tropical de Altitude

O clima tropical de altitude predomina nas áreas serranas da Região Sudeste. Por causa da altitude mais elevada, apresentam as temperaturas mais baixas de todo o domínio tropical, com média inferior a 18 ºC.

Apresenta ainda amplitude térmica anual entre 7 ºC e 9 ºC, com regime de chuvas semelhante ao do clima tropical. A entrada de frentes frias no inverno pode provocar geadas.

Clima Tropical Litorâneo

O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.

Com temperaturas médias anuais entre 18 ºC e 26 ºC e índice pluviométrico de cerca de 1.500 mm/ano. Sendo que no litoral do Nordeste as chuvas são mais intensas no outono e no inverno. No litoral do sudeste, são mais fortes no verão.

Clima Subtropical

O clima subtropical ocorre na Região Sul do país, abaixo do Trópico de Capricórnio, e daí seu nome Subtropical.

O clima subtropical apresenta duas estações do ano bem demarcadas: verão quente e inverno rigoroso, quando podem ocorrer geadas ou neve.

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, entre 1.500 mm e 2.000 mm/ano. As temperaturas médias anuais quase sempre ficam abaixo de 18 ºC, com amplitudes térmicas entre 9 ºC e 13 ºC.

Que características influenciam a ocorrência de climas quentes na maior?

Mapa simplificado dos Climas do Brasil

Para saber mais, leia também:

  • Tipos de Climas
  • Zonas Térmicas
  • Diferença entre Tempo e Clima
  • Estações do Ano
  • Fatores que Influenciam o Clima
  • Exercícios sobre Climas do Brasil
  • Tipos de Mapas

Curiosidades

  • Manaus, a capital do estado do Amazonas, apresenta clima equatorial. Chove quase todos os dias na cidade, no final da tarde.
  • A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, com clima subtropical, é o município mais frio do país, com médias anuais de 13 ºC. No inverno ocorre temperatura de -9 ºC, com geada e precipitação de neve.
  • Campos do Jordão é uma cidade do estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, com altitude de 1.7000 metros. Apesar de se localizar na zona tropical, tem médias térmicas anuais baixas, inferiores às de áreas localizadas na mesma latitude.
  • A cidade do Rio de Janeiro situa-se no litoral, portanto tem baixa altitude. Apesar de localizada em latitudes semelhantes à de Campos do Jordão, apresenta média térmica bem superior à da cidade paulista. É um exemplo de como a altitude influi na temperatura, ou nas médias térmicas.

Que características influenciam a ocorrência de climas quentes na maior?

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.

Qual características influenciam a ocorrência de climas quentes na maior parte do território brasileiro?

No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.

Quais são as principais características do clima quente?

Climas quentes. Os climas quentes encontram-se entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio. Os climas que estão nessa faixa são caracterizados pelas temperaturas sempre altas (superiores a 18 °C, em média), e a distribuição desigual das chuvas.

Quais são os fatores que explicam a ocorrência de climas quentes no Brasil?

A latitude, a maritimidade e as massas de ar são os principais fatores condicionantes dos climas no Brasil.

Quais são os fatores que influenciam na temperatura?

São fatores geográficos capazes de modificar o clima, pois influenciam os elementos climáticos. Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.