Quais são os principais países exportadores de petróleo do Oriente Médio?

Membros da OPEP:Organização dos Países Exportadores de Petróleo

A OPEP é um acordo comercial com quinze estados membros atualmente. Com exceção do Equador e da Venezuela, todos os países estão na África ou no Oriente Médio. O objetivo da OPEP é regular os preços do petróleo em todo o mundo em favor dos países participantes através da escassez artificial da commodity, da fixação de preços e da tributação das exportações de petróleo.
Os atuais Estados membros cobrem uma área de 12,56 milhões km² e uma população de cerca de 531,69 milhões habitantes. Em seu pico em meados dos anos 70, a OPEP controlava cerca de 55% das vendas globais de petróleo.
Site oficial (inglês): https://www.opec.org/opec_web/en/

Quais são os principais países exportadores de petróleo do Oriente Médio?


Fundação e objetivos

A OPEP foi fundada em 14 de setembro de 1960, após o preço do petróleo ter atingido um mínimo histórico. Entretanto, os orçamentos nacionais dos membros fundadores naquela época eram essencialmente baseados na exportação de petróleo, de modo que alguns estados se encontravam em dificuldades financeiras. Um cartel dos mais importantes exportadores de petróleo da época tentou coordenar os volumes de produção entre si e elevar os preços de exportação a um nível mais alto. A fim de poder regular os preços de venda, as empresas petrolíferas foram em grande parte nacionalizadas. As demais indústrias do setor privado foram forçadas a pagar altos impostos sobre suas exportações de petróleo.
Só em 1975, a OPEP tinha crescido para 13 países, que poderiam reivindicar mais de 55% do mercado mundial de petróleo para si mesmos. Somente nos últimos 20 anos foram desenvolvidos mais depósitos de petróleo no mundo inteiro que poderiam abastecer o mercado mundial por um longo tempo. Entretanto, a influência monopolística da OPEP sobre os preços do comércio internacional não reduziu o preço do petróleo. Ainda hoje, cerca de 40% das vendas mundiais provêm dos países da OPEP.
Pelo menos a cada seis meses, os ministros responsáveis dos países membros se reúnem para discutir medidas futuras. Aqui, as quotas de produção e também os preços do petróleo são fixados em conjunto.
A Indonésia deixou a OPEP pela primeira vez em 2008 porque suas reservas de petróleo estavam em declínio e teve mesmo que importar petróleo em si. Em 2015, o país aderiu novamente, mas não conseguiu manter seu status devido aos limites de produção impostos pela OPEP e logo foi considerado novamente um maior importador do que exportador. Assim, a Indonésia deixou o grupo novamente em 2016.
Os acréscimos mais recentes são Gabão (2016), Guiné Equatorial (2017) e República do Congo (2018), todos eles de longe os menores produtores de petróleo da OPEP. Juntos, esses 3 países produzem menos de 2% da OPEP e menos de 1% do mercado mundial.

A influência da China como um grande consumidor

Após a virada do milênio, a economia chinesa se desenvolveu explosivamente e o país precisava de grandes quantidades de petróleo bruto, que não podia mais ser coberto pelo desenvolvimento de suas próprias reservas de petróleo e pelos volumes de importação anteriores. Somente no período de 2004 a 2015, a quantidade de petróleo importada pela China triplicou e, inicialmente, até se supunha que as reservas de petróleo estariam esgotadas em algumas décadas. O preço do petróleo bruto subiu para um recorde de 66 dólares americanos por barril em 2005.

Ex-países membros

O Oriente Médio foi responsável por produzir cerca de 27. 9 milhões de barris de petróleo por dia em 2014, cerca de 30% da produção mundial. A região inclui quatro dos oito principais países produtores de petróleo do mundo e seis dos 14 maiores. A maior parte da produção de petróleo no Oriente Médio é dominada por empresas estatais. No entanto, muitas empresas internacionais de petróleo se envolvem em produção de petróleo e atividades relacionadas em toda a região através de joint ventures, acordos de compartilhamento de produção e outros modelos de negócios.

1. Arábia Saudita

A Arábia Saudita produziu mais de 11 milhões de barris de petróleo por dia em 2014, quase 12,5% da produção mundial ou cerca de um em cada oito barris. O país classificou-se como o maior produtor de petróleo do mundo na década de 2003 a 2012, após o que caiu para o segundo lugar devido à crescente produção de petróleo nos Estados Unidos. A Arábia Saudita continua a ser o maior exportador de petróleo do mundo. Com reservas de petróleo comprovadas de cerca de 266 bilhões de barris e custos de produção relativamente baixos, a Arábia Saudita deve manter sua posição como um dos três principais produtores de petróleo no futuro previsível.

A indústria de petróleo e gás da Arábia Saudita é controlada pela Saudi Aramco, que é ela própria controlada pelo Ministério do Petróleo e Minerais da Arábia Saudita e pelo Conselho Supremo de Petróleo e Minerais. Saudi Aramco não é negociado publicamente. Embora as empresas internacionais de petróleo não participem da produção de petróleo na Arábia Saudita, várias empresas se associam com a Saudi Aramco em refinarias de joint venture e plantas petroquímicas no país. Esses parceiros incluem a Exxon Mobil Corporation, Royal Dutch Shell plc, Sumitomo Chemical Co., Ltd. e Total S. A.

2. Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) é uma federação de sete emirados, incluindo Dubai e a capital da federação, Abu Dhabi. Os Emirados Árabes Unidos produziram quase 3. 5 milhões de barris de petróleo por dia em 2014 para se classificar como o sexto maior produtor do mundo. Cada um dos sete emiratos controla a produção de petróleo dentro das suas fronteiras. No entanto, Abu Dhabi abriga cerca de 94% das reservas de petróleo comprovadas no território dos Emirados Árabes Unidos e, portanto, tem um papel extraordinário no estabelecimento da política de petróleo da federação.

A estatal Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC) controla as operações de produção de petróleo em Abu Dhabi sob a direção do Conselho Supremo de Petróleo do emirado. A maior parte da produção de petróleo em Abu Dhabi é organizada em acordos de compartilhamento de produção entre o ADNOC e as companhias petrolíferas internacionais. Outros emirados utilizam acordos de compartilhamento de produção e contratos de serviços similares para organizar a produção de petróleo. Algumas das maiores empresas internacionais envolvidas na produção de petróleo dos Emirados Árabes Unidos incluem BP plc, Royal Dutch Shell plc, Total S.A. e Exxon Mobil Corporation.

3. Irã

O Irã produziu cerca de 3 milhões de barris de petróleo por dia em 2014, o terceiro ano consecutivo de produção deprimida. Antes de 2012, o Irã produziu mais de 4 milhões de barris de petróleo por dia durante oito anos consecutivos. A maior parte da recessão recente da produção pode ser atribuída aos efeitos das sanções econômicas internacionais colocadas no Irã durante esse período. De acordo com a U. S. Energy Information Administration (EIA), as sanções tiveram efeitos especialmente graves no investimento de petróleo e gás a montante, incluindo inúmeros projetos de investimento cancelados.

Em julho de 2015, o Irã chegou a um acordo com os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e da Alemanha sobre o Plano Conjunto Conjunto de Ação (JCPOA), no qual o Irã concordou com limites rigorosos em seu programa nuclear em troca da remoção de sanções econômicas internacionais. A partir de setembro de 2015, a implementação do acordo sobre a parte do Irã é esperada não antes do primeiro semestre de 2016. Uma vez que o Irã cumpriu todas as suas obrigações iniciais em relação ao JCPOA, as sanções devem ser levantadas.

A produção de petróleo e gás no Irã é controlada pela estatal National Iranian Oil Company (NIOC) sob a direção do Conselho Supremo da Energia. Enquanto a constituição iraniana proíbe a propriedade privada ou estrangeira dos recursos naturais do país, as empresas internacionais historicamente participaram da exploração e desenvolvimento de petróleo no país através de contratos de recompra, um modelo de contrato que não transmite direitos patrimoniais à empresa internacional. De acordo com a EIA, o Irã está no processo de desenvolver novos modelos de contratos de petróleo para atrair investimentos estrangeiros, uma vez que as sanções são levantadas. Outros relatórios sugerem que o Irã planeja convidar uma série de empresas internacionais de petróleo para fazer negócios no país, incluindo ConocoPhillips Co., Exxon Mobil Corporation, Royal Dutch Shell plc e Total S. A., entre outros.

4. Iraque

O Iraque produziu quase 3. 4 milhões de barris de petróleo por dia em 2014, apenas alguns milhares de barris por dia menos que o Irã. O país alcançou ganhos de produção todos os anos desde 2005, dois anos após o início da Guerra do Iraque. A produção em 2014 foi maior do que qualquer outro ano desde pelo menos 1980, quando o país produziu apenas mais de 2. 5 milhões de barris por dia. A EIA informa que ambiciosos planos de desenvolvimento estão em vigor para aumentar a produção de petróleo no Iraque até 9 milhões de barris por dia até 2020. No entanto, o país enfrenta inúmeros desafios que poderiam limitar o progresso em direção a esses objetivos, incluindo instabilidade política, violência contínua e infra-estrutura inadequada.

A produção de petróleo na maior parte do Iraque fica sob controle do Ministério do Petróleo em Bagdá. O Ministério opera através de várias empresas estatais, incluindo a North Oil Company, a Midland Oil Company, a South Oil Company e a Missan Oil Company. Na região autônoma do Curdistão do Iraque, a produção de petróleo é controlada pelo Ministério dos Recursos Naturais local.Bem, mais de uma dúzia de grandes empresas internacionais de petróleo estão envolvidas na produção de petróleo iraquiana. A U. S. e as petrolíferas europeias incluem a Exxon Mobil Corporation, a Occidental Petroleum Corporation, a BP plc, a Royal Dutch Shell plc e a Total S. A. Outros gigantes internacionais do petróleo no Iraque incluem a China National Petroleum Corporation, conhecida como CNPC; China National Offshore Oil Corporation, conhecida como CNOOC; Malásia Petroliam Nasional Berhad, conhecida como Petronas; e Gazprom Neft OAO.

5. Kuwait

O Kuwait produziu quase 2. 8 milhões de barris de petróleo por dia em 2014, colocando-o apenas fora dos 10 maiores produtores de petróleo do mundo. Mantém uma produção consistente entre cerca de 2. 5 milhões e 2. 8 milhões de barris por dia por mais de uma década. No entanto, de acordo com a EIA, o Kuwait tem lutado para aumentar a produção para 4 milhões de barris por dia durante esse período, ficando aquém devido ao investimento estrangeiro inadequado e atrasos relacionados em novos projetos de produção de petróleo.

O Ministério do Petróleo implementa uma política de petróleo no Kuwait através da estatal Kuwait Petroleum Corporation e suas subsidiárias. As empresas internacionais de petróleo têm sido negadas o acesso ao Kuwait porque a constituição do Kuwait não permite a participação das empresas estrangeiras em recursos naturais do Kuwait ou as receitas associadas a esses recursos. Isso significa que as joint ventures padrão e os acordos de compartilhamento de produção usados ​​em outros países são proibidos no Kuwait.

Em 1988, o Ministério do Petróleo liderou um plano para aumentar a produção de petróleo no Kuwait atraindo operadores internacionais através do uso de modelos de contrato incentivados, permitidos pela constituição. No entanto, a Assembleia Nacional do país, que é responsável por aprovar todos esses acordos contratuais, não gosta do programa e atrasou sua implementação há anos.

Quais os principais países exportadores de petróleo do Oriente Médio?

Em 2019, os principais países exportadores da região foram, principalmente: Emirados Árabes Unidos, Irã, Arábia Saudita, Omã, Barein, Iraque e Catar.

Qual país é o maior produtor de petróleo do Oriente Médio?

Atualmente, as nações que compõem a Opep produzem cerca de 30% do petróleo bruto do mundo - por volta de 28 milhões de barris por dia. O maior produtor da entidade é a Arábia Saudita - mais de 10 milhões de barris diários.

Quais os países exportadores de petróleo?

Com sede em Viena, na Áustria, conta atualmente com 13 membros: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Líbia, Kuwait, Nigéria, Argélia, Angola, Gabão, Congo, Guiné Equatorial e Venezuela.

Quais são os principais países árabes exportadores de petróleo?

Os países-membros dessa organização são:.
Argélia..
Bahrein..
Egito..
Iraque..
Kuwait..
Líbia..
Catar..
Arábia Saudita..