Qual a diferença de perder peso e emagrecer

Qual a diferença de perder peso e emagrecer

É comum pensar, especialmente quando se está de dieta, que emagrecer e perder peso são sinônimos. Entretanto, não são: há uma diferença. Basicamente, quando nos referirmos à “perda de peso”, significa que o número na balança diminuiu. Entretanto, emagrecer não se resume a isso. 

Emagrecer e Perder peso: Similares, porém, diferentes

A princípio, entende-se emagrecer como o fato de reduzir o índice de gordura corporal, ou seja, emagrecer é sinônimo de perder gordura. No entanto, essa perda não necessariamente implica na diminuição do seu peso. Ou seja, pode haver perda de gordura sem que haja perda de peso, o número que aparece na balança. Esse cenário é comum, por exemplo, quando se perde gordura mas, ao mesmo tempo, há ganho de massa magra – a massa muscular. Assim, emagrecer seria a perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, mas isso a balança não registra.

Portanto, perder peso significa apenas que seu peso corporal diminuiu e isso pode ser decorrente da perda de gordura ou não. Outras razões que podem levar à diminuição do peso na balança: 

  • O corpo desinchou ou parou de reter líquido;
  • Antes o intestino estava constipado, mas agora não mais;
  • Ingeriu-se menos comida; 
  • Houve perda muscular.

Por fim, o ideal é focar no ganho de massa muscular, redução de medidas e formas de acelerar o metabolismo. E como diminuir a taxa de gordura? É preciso criar um déficit calórico – ou seja, consumir menos calorias do que a energia que queima em repouso e durante o treino.

Leia também: Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo

Mas, se você está procurando perder gordura e ganhar músculos, seu número na balança pode não se mover – ou pode até subir – mesmo que o físico esteja mudando. Na verdade, você pode até perceber que parece mais magro ou mais tonificado, mesmo que não tenha perdido peso. Isso é porque você está ganhando músculo e perdendo gordura.

Por outro lado, cortar calorias demais de uma só vez sabotará os esforços. A restrição excessiva de calorias deixa o corpo com energia limitada para concluir um treino e, finalmente, retarda o metabolismo. Mudanças drásticas nas calorias fazem o organismo compensar metabolicamente para defender seu peso corporal inicial. Portanto, o corpo diminuirá a quantidade de energia queimada para conservar calorias e evitar o emagrecimento.

Leia mais: Guia da gordura corporal: O que é e como perder

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Saúde
  • Bem-estar

Eliminar o excesso de gordura corporal não depende da redução de quilos na balança; e vice-versa

Qual a diferença de perder peso e emagrecer

A diferença entre perder peso e emagrecer

Foto: Shutterstock / Sport Life

Perder peso e emagrecer, não necessariamente, são duas coisas que caminham lado a lado. A maioria das pessoas que já tentou, ou ainda tenta, eliminar o excesso de gordura corporal, tem na balança um dos seus principais parâmetros. Controlar o peso do corpo até pode ser interessante em alguns casos, no entanto, não é isso que vai determinar a conquista do objetivo inicial.

É comum encontrar pessoas que focam tanto em perder peso, que se esquecem de analisar a sua própria composição física. Vale lembrar que emagrecer é, basicamente, eliminar gordura. Mas, se você reduzir a massa muscular, desidratar ou aumentar as vezes em que vai no banheiro, acabará perdendo peso.

"Quando falamos sobre um processo de queima de gordura e emagrecimento, temos que entender que este não está diretamente relacionado ao peso na balança. Isso é crucial e é algo que eu friso bastante com meus alunos: quando você vai fazer uma dieta de emagrecimento e um treino de hipertrofia junto (que é o correto a se fazer), o seu peso não vai cair tão rápido, porém, o seu percentual de gordura cai mais rápido", comenta o assessor esportivo, Leandro Twin.

De acordo com o especialista, apostar em métodos agressivos para perder peso rápido é algo que, além de comprometer a saúde, não é sustentável e dificilmente vai gerar resultado estético considerável.

"Em uma dieta extremista de 500 calorias por dia, em que você se entope de moderadores de apetite, é obvio que vai gerar uma perda de peso rápida. Porém não gera uma perda de percentual de gordura alta. Então, para você emagrecer de forma rápida, você tem que aceitar que o peso na balança não vai cair de forma rápida", completa.

Segundo Twin, o ideal é apostar em um déficit calórico moderado e na prática de exercícios voltados para a hipertrofia. Dessa maneira, você consegue preservar não apenas a sua saúde, como a sua massa muscular também. Com isso, em alguns casos específicos, é possível até mesmo emagrecer sem perder muito peso.

"Alguns vão negar essa verdade, tentar novamente formas extremistas, emagrecer e perder massa muscular, líquido retido, bolo fecal, bolo alimentar e depois vão recuperar tudo isso. Quando a pessoa cansa de se frustrar, ela diz para si mesmo 'ok, vou dar atenção a uma nova estratégia', que é essa que eu estou apresentando e, então, acaba por acertar e emagrecer para sempre", finaliza Twin.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Qual a diferença de perder peso e emagrecer

Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

O processo de emagrecimento envolve diversos fatores, cujas principais motivações estão diretamente relacionadas à saúde e ao bem-estar. Já a perda de peso, está atrelada ao número que aparece na balança, desconsiderando a composição corporal.

É possível emagrecer sem perder peso?

É possível emagrecer sem perder peso, uma vez que os músculos são mais densos e compactos do que a gordura. Para exemplificar, um quilo de gordura ocupa mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos.

Qual é a primeira parte do corpo que emagrece?

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Como saber se perdi peso ou gordura?

Faça uso de uma fita métrica Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.