Qual a diferença entre mexerica e tangerina

Você sabe a diferença entre Mexerica e tangerina?

O correto é tangerina, mexerica, bergamota ou ponkan? Todas as alternativas estão corretas! Mexerica e ponkan são tipos de tangerina.

Qual a diferença entre mexerica e tangerina

 A diferença é que a mexerica vem da planta Citrus deliciosa e possui o cheiro mais forte e ácido. Já a ponkan vem da espécie Citrus reticulada, de onde se originam a maioria das espécies de tangerina. Ambas possuem alto teor de vitaminas A e C, que reforçam as defesas do organismo. Bergamota é como elas são conhecidas na Região Sul, especialmente Santa Catarina. E fica a dica: compre a furta inteira, com casca. A casca se decompõe rapidamente e pode ser utilizada em processos de compostagem, por exemplo. Já a embalagem de isopor ficará no meio ambiente por tempo indeterminado.

Abaixo, saiba distinguir as variedades da fruta, cujo nome real-oficial é tangerina:

A tangerina possui uma extensa gama de nomes que variam ao redor do Brasil. No Rio Grande do Sul, por exemplo, é conhecida principalmente por “bergamota” ou “vergamota”. Subindo um pouco no mapa, no litoral paranaense e na capital Curitiba, muitos chamam de “mimosa”. Já nas regiões sudeste e centro-oeste, o termo mais comum é “mexerica”, embora também seja conhecida por “ponkan”. Por mais que se pareça apenas uma variação regional, bergamota, mexerica e ponkan não são a mesma coisa, embora todas sejam tangerinas – o nome real-oficial da fruta. 

Sim, mexerica e ponkan fazem parte da família das tangerinas, assim como a laranja-cravo, a morgote e a tangerina montenegrina. Por mais que tenham a cor alaranjada e sabores muito parecidos, esses diferentes tipos possuem características individuais. Em linhas gerais, essas frutas possuem cheiro cítrico muito característico. A família da tangerina vem da planta Citrus, que se dá bem com o clima tropical brasileiro, podendo ser cultivada em todo o País. Veja as diferenças abaixo:

Mexerica

A mexerica vem da família planta Citrus deliciosa, costuma ser um pouco menor, tem casca mais fina e o sabor mais ácido. Por ter um aroma marcante devido aos óleos essenciais presentes na casca, é usada na indústria como aromatizante para sucos e essências.

 

Ponkan 

Já a ponkan vem da família Citrus reticulata, possuindo ainda mais variações dentro da família. No geral, a ponkan é mais doce, tem casca mais grossa, coloração laranja mais amarelada, suculenta e é grande e pesada. É o tipo de tangerina mais consumido no Brasil. Normalmente é consumida mais in natura ou em sucos sem açúcar.

 

Montenegrina

Essa espécie é também conhecida como mimosa. De cor laranja-avermelhada, sabor acentuado e menor que as demais, ela também é extraída da Citrus deliciosa, como as mexericas.

Murcote

Essa fruta híbrida nasceu do cruzamento entre tangerina e laranja. Ela possui mais sementes que as demais tangerinas e o sabor mais semelhante ao da laranja. Sua casca não se solta tão facilmente quanto a mexerica, por exemplo. Mas, ao contrário das laranjas, é possível retirar seus gomos. Ela é uma das alternativas mais ricas com relação aos  nutrientes, possuindo alto teor de fibras.

Fonte: https://receitas.band.uol.com.br/

Qual a diferença entre mexerica e tangerina

Você já deve ter entrado em alguma discussão sobre o nome da fruta ser tangerina, mexerica ou bergamota, adivinhei? Mas e se eu te falar que elas não são a mesma coisa?

Em toda família existe babado e confusão, não é verdade? Mas vocês não imaginam a confusão que é a árvore genealógica da “família” dos Citros!

E quando eu falo em família, não estou falando de classificação botânica ou de conjuntos de gêneros, é sobre pais, irmãos e primos! Isso mesmo, assim como nós, as frutas cítricas também possuem uma árvore genealógica, com descendentes e antepassados de várias gerações.

Para tentar resolver esse verdadeiro quebra-cabeças, cientistas investigam pistas que consigam esclarecer como cada uma dessas frutas se relacionam.

Para isso, eles usam “marcas” no DNA dessas frutas que são passadas de “pai para filho” e funcionam como se fossem um teste de paternidade, que já foi explicado no post CSI Citros.

Depois de muitos anos de investigação, concluiu-se que a história dessa “família” começou com 3 antepassados principais, que ao cruzarem entre si, deram origem a grande parte dos frutos cítricos. São elas:

  1. as cidras (Citrus medica);
  2. as tangerinas (Citrus reticulata);
  3. as toranjas (Citrus maxima).
Qual a diferença entre mexerica e tangerina
Árvore genealógica dos citros

É laranja, tangerina ou mexerica?

Tenho certeza que vocês já viram algum anúncio de laranja Ponkan no mercado ou na feira, mas é muito comum os comerciantes confundirem os tipos diferentes de citros.

O que algumas pessoas chamam de Ponkan é, na verdade, uma tangerina e não uma laranja.

Qual a diferença entre mexerica e tangerina
Ponkan

Apesar de menos popular, a tangerina é uma fruta bem mais antiga que a laranja. E digo mais, ela é na verdade a “mãe” da laranja, que por sua vez é “mãe” do pomelo e “tia” do limão. Confuso, né?

Durante muito tempo, cada “filho” de um novo cruzamento era classificado como uma nova espécie, porque eles possuíam características próprias.

Foi o caso da laranja doce (Citrus sinensis) e da laranja azeda (Citrus aurantium), que são irmãs e se originaram do cruzamento entre uma tangerina e uma toranja.

Já o pomelo (Citrus paradisi), “nasceu” do cruzamento entre uma laranja doce e uma toranja. E a conhecida mexerica (Citrus deliciosa) veio do cruzamento de uma tangerina e um pomelo. Ufa!!!

Portanto, a mexerica é “filha” da tangerina e do pomelo!

Veja este resumo:

Qual a diferença entre mexerica e tangerina

Citros Híbridos

Recentemente, os taxonomistas (pessoas responsáveis pela classificação, ou seja, por dar nomes aos “filhos”), passaram a chamar os “filhos” resultantes dos cruzamentos de híbridps, por possuírem características intermediárias dos pais e não características próprias.

Para estes híbridos, foi mantido o nome dos pais em seu “registro de nascimento”, ou seja, eles foram denominados com os nomes dos pais.

O híbrido mais popular é o TANGOR (TANG de TANGerine e OR de ORange – laranja em inglês), que se originou de um cruzamento natural entre laranja doce e tangerina. E seu nome híbrido é “Citrus sinensis x Citrus reticulata”. O exemplo mais saboroso é o tangor Murcott.

Qual a diferença entre mexerica e tangerina
Tangor Murcott

Também são chamados de híbridos, os filhos de algumas plantas de Citrus com um “parente” mais distante, o “Poncirus”.

Estes híbridos vieram de cruzamentos feitos com a ajuda do homem, que viu no Poncirusvárias vantagens, como tolerância a estresses ambientais e algumas doenças.

Outro grupo de parentes distante são as espécies de Fortunella, também conhecidas como Kumquat ou Kinkan, mas esses aí nunca gostaram muito de se relacionar com os outros membros da família.

A confusão na família dos limões

O parentesco dos limões permaneceu um mistério por muito tempo, até que um grupo de cientistas europeus conseguiu resolver este caso ao incluírem na árvore genealógica um ancestral da espécie Citrus micrantha, que é o “pai” do limão Galego (Citrus auratifolia) e avô do limão Tahiti (Citrus latifolia).

Esses dois “limões” são, na verdade, limas-ácidas, mas são chamados de “limões”, justamente por terem permanecidos órfãos por muito tempo. Os limões “verdadeiros” pertencem a outra espécie (Citrus limon), como é o caso do limão Siciliano.

E a bergamota?

Não satisfeitos com toda essa confusão, nós brasileiros, que adoramos dar nomes diferentes para as coisas, acabamos fazendo com que uma mesma fruta assumisse nomes populares diferentes em cada região do país.

Os gaúchos por exemplo, chamam as tangerinas, mexericas e tangores, de bergamota, mas, na verdade, a espécie Citrus bergamia se assemelha mais a um limão e, nem sequer é consumida no Brasil.

É, acho que a família dos Citrus é mais confusa que muita família por aí. Lembre-se disso antes de reclamar do seu tio na ceia de Natal!

Escrito por Amanda Bernardi

Qual a diferença entre a tangerina e mexerica?

Em linhas gerais, a mexerica é uma espécie específica da tangerina. Ou seja, é um tipo de tangerina, fruto da planta "Citrus deliciosa", e que tem a característica de ser um pouco menor que uma tangerina normal. Ela se destaca por ter a capacidade de se adaptar bem a climas tropicais, podendo ser colhida o ano todo.

Qual a diferença entre tangerina Ponkan e mexerica?

Daiane Fardin comentou sobre a diferença de mexerica e ponkan. Muita gente no Paraná chama a mexerica de mimosa, e mais para o sul do país é mais chamada de bergamota. Já a ponkan, tem uma casca mais grossa que a mexerica, e que na verdade é a tangerina.

Quais são os tipos de tangerina?

São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan.

Qual é mais doce tangerina ou mexerica?

Mexerica é um tipo de tangerina menor e mais ácido Chamada de bergamota no Rio Grande do Sul, a mexerica é uma versão da tangerina extraída da planta Citrus deliciosa. Ela se diferencia por ter um tamanho menor, uma casca menos grossa e um sabor mais ácido (quando comparada à ponkan).