Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

  • O esqueleto humano
  • Um bebê começa a vida com 350 ossos. Em adultos o número cai para 206

Se quisermos construir uma boneca, podemos utilizar pedaços de pano - feltro, por exemplo - recortar a cabeça, os olhos e boca, fazer um vestidinho, cortar novamente os braços e as pernas, utilizar lã para fazer o cabelo, mais uma vez recortar os sapatinhos, colar as diferentes partes e pronto, nossa boneca ficou perfeita.

Mas será que ela está mesmo perfeita? Será que conseguiremos colocá-la em pé? Se ela for feita só de pano, é bem provável que não...

A grande maioria dos animais tem uma estrutura firme - o esqueleto -, que dá forma e sustentação ao corpo, que dá apoio aos seus músculos.

Alguns animais invertebrados aquáticos e até mesmo outros terrestres não possuem esqueleto. Você já viu um animal marinho conhecido como água-viva? Assim como a boneca de pano, ela não tem nada em seu corpo que a sustente. Entretanto, ela vive na água, a qual serve de sustentação para o seu corpo.

Ossos são as vigas do corpo

Se não possuíssemos os ossos que formam o nosso esqueleto, nosso corpo ficaria como o corpo da boneca já mencionada e nós não poderíamos contar com a água para nos sustentar. Os ossos do nosso esqueleto fazem a sustentação do nosso corpo, como as vigas e as colunas fazem a sustentação de uma casa ou prédio.

Nosso esqueleto possui mais de 200 ossos, longos ou curtos, chatos ou redondos. Tocando suas mãos, seus dedos, suas pernas e pés você pode sentir alguns de seus ossos, os quais fazem parte de seu esqueleto.

Às vezes, quando nos alimentamos da carne de outros animais, por exemplo, seja de frango, de porco ou de boi, podemos nos deparar com vários tipos de ossos. Por outro lado, você até já pode ter encontrado o esqueleto de algum animal ao fazer um passeio no campo, por exemplo. Em ambientes selvagens ou rurais, principalmente, podemos encontrar esqueletos de pequenos mamíferos (ratos), aves (passarinhos), répteis (lagartixas) e anfíbios (sapos) com uma certa frequência.
 

Exoesqueleto e endoesqueleto

O esqueleto de um animal pode ser externo (exoesqueleto), como uma concha ou como a cobertura do corpo de uma cigarra (exúvia), que muitas vezes encontramos nas árvores na época de crescimento (ecdise) desses animais.

Outros animais, como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, citados anteriormente, possuem esqueleto interno (endoesqueleto). Em muitos casos, o esqueleto é rígido (como nos corais, moluscos e outros), mas em outros é móvel (ouriços do mar, grilos, gafanhotos, peixes, sapos, cobras, pássaros, cachorro).

Esses esqueletos estão intimamente ligados aos músculos. Associadas à musculatura, as articulações funcionam como alavancas para a locomoção, e possibilitam todos os movimentos necessários à vida desses seres.

O exoesqueleto limita o tamanho do animal. Já o esqueleto interno não impõe tantas limitações e, assim, podemos encontrar animais enormes que possuem esqueleto interno como os elefantes, rinocerontes, tubarões e baleias (esses dois últimos ainda têm parte do seu peso sustentado pela água).

Nem só de ossos se faz um esqueleto

Alguns invertebrados unicelulares (protozoários) possuem complicadas estruturas calcárias, silicosas ou orgânicas, que sustentam seus corpos. As esponjas têm lindas espículas microscópicas, fibras do mesmo material que forma as estruturas dos protozoários. Outros animais, como os corais e moluscos, possuem esqueletos calcários, que crescem nas suas margens e ficam mais espessos com a idade do indivíduo.

Os artrópodes, como os crustáceos (camarão, siri), e os insetos (formiga, barata, besouro, mosca, abelha, grilo) possuem esqueleto de uma substância orgânica (proteica). Esse exoesqueleto é articulado entre as partes do corpo (cabeça, tórax ou cefalotórax, e abdômen) e, nas extremidades, em outras regiões do corpo é rígido.

Para poder crescer, os artrópodos, passam periodicamente por mudas completas do seu revestimento, o esqueleto (como a exúvia da cigarra mencionada anteriormente). Após a muda, antes que o novo esqueleto endureça, o corpo do animal cresce.

Padrão básico dos esqueletos

O esqueleto interno dos animais possui um padrão básico comum, apesar de haver diferenças nos tamanhos e formas. O esqueleto desses animais suporta o corpo, fornece pontos de inserção da musculatura e protege o encéfalo e a medula espinhal.

Nos embriões de todos os vertebrados e em algumas espécies (como o tubarão), o esqueleto é formado por cartilagem. O esqueleto dos adultos de quase todas as espécies de vertebrados (desde os peixes ósseos até os mamíferos) são compostos por ossos, com cartilagem apenas nas articulações e em alguns outros pontos (como nariz e orelha).

Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio.Vale salientar que a classificaçãodos animais em vertebrados e invertebrados é completamente artificial, uma vez que apenas uma característica não é suficiente para classificar todo o reino em dois grupos apenas.

Os invertebrados são complexos e muitos estão mais relacionados com vertebrados do que com outros invertebrados. A seguir, retrataremos melhor os grupos que podem ser assim classificados.

Tópicos deste artigo

  • 1 - → Características
  • 2 - → Grupos
  • 3 - → Exemplos
  • 4 - → Onde vivem
  • 5 - → Aquáticos
  • 6 - → Terrestres
  • 7 - → Curiosidades

→ Características

Os invertebrados são um grande grupo que representa a maioria dos animais encontrados em nosso planeta. Apresentam muitas diferenças entre si, porém algumas características em comum podem ser observadas. São características comuns a todos os invertebrados:

  • Ausência de coluna vertebral e crânio.

  • Célula do tipo eucariótica, ou seja, suas células possuem núcleo delimitado pela membrana nuclear.

  • Nutrição heterotrófica, ou seja, todos necessitam alimentar-se de outros seres vivos, não sendo capazes de produzir seu próprio alimento.

  • São pluricelulares, ou seja, todos os invertebrados são formados por mais de uma célula. Vale destacar que a maioria possui tecidos e órgãos, porém essa característica está ausente em poríferos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Grupos

Os invertebrados estão divididos em, aproximadamente, 33 filos diferentes. Entretanto, na maioria dos livros didáticos, observamos a referência de apenas oito deles. Os oito filos de invertebrados mais estudados são:

  • Poríferos: são conhecidos também como esponjas e destacam-se por possuírem um corpo rico em poros. Os poríferos são animais sésseis quando adultos e alimentam-se por meio de filtração (retiram partícula de alimentos da água quando esta passa pelo seu corpo). Nesses animais não se verifica a presença de tecidos verdadeiros. Para saber mais sobre esse tema, leia nosso texto: Poríferos.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

As esponjas apresentam o corpo repleto de poros.

  • Cnidários: são um grupo de animais que vivem no ambiente aquático. O corpo dessas espécies apresenta simetria radial, e sua cavidade gastrovascular apresenta apenas uma abertura, a qual funciona para a entrada de alimentos e para a saída de resíduos.

    Pode-se observar nesses animais duas variações no plano corporal: pólipos e medusas. Nesses animais consta a presença de células especializadas na eliminação de substâncias urticantes, chamadas cnidócitos. Para saber mais sobre o tema, leia nosso texto: Filo cnidaria.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

As águas-vivas apresentam células que liberam substâncias urticantes.

  • Platelmintos: possuem corpo plano dorsoventralmente achatado, sendo conhecidos, devido a essa característica, como vermes achatados. São encontrados em diferentes habitat, existindo espécies de vida livre e também espécies parasitas. Caso tenha interesse sobre o tema, acesse nosso texto: Os platelmintos.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

A tênia é um platelminto que pode parasitar o homem.

  • Nematódeos: são animais encontrados em vários ambientes, apesar de serem conhecidos, principalmente, pelas espécies parasitas. Esses animais apresentam corpo fusiforme (alongado com extremidades mais estreitas) e possuem uma cutícula que reveste todo o corpo. Aprenda mais sobre esses animais lendo nosso texto: Filo nematoda.

    Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

    A lombriga é um parasita que causa uma doença conhecida como ascaridíase.

Saiba mais: Ascaridíase

  • Moluscos: são animais de corpo mole e o segundo maior grupo de animais em número de espécies descritas. Alguns representares possuem concha rica em carbonato de cálcio revestindo e protegendo seu corpo. A maioria dos seus representantes é marinha. Quer saber mais sobre esses animais? Leia nosso texto: Moluscos.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

Os polvos são moluscos que não possuem concha.

  • Anelídeos: como o nome sugere, apresentam corpo dividido em anéis. Ocupam diferentes habitat, sendo encontrados indivíduos em ambiente de água doce, salgada e no solo úmido. Tem mais interesse sobre esse tema? Acesse nosso texto: Filo annelida.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

As minhocas são anelídeos que deixam o solo mais arejado devido à formação de túneis.

Saiba mais: Minhocas

  • Artrópodes: representam o grupo com maior diversidade de espécies conhecidas. A presença de um exoesqueleto e de apêndices articulados é característica marcante nesses animais.

    O exoesqueleto é rico em quitina e ajuda na proteção do animal. Por ser rígido, impede o crescimento, fazendo com que o animal troque regularmente esse esqueleto externo. Caso tenha mais curiosidade sobre esses animais, leia nosso texto: Artrópodes.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

As aranhas podem ser perigosas, sendo algumas responsáveis por acidentes graves.

Saiba mais: Aranhas

  • Equinodermos: são animais marinhos que apresentam um endoesqueleto formado por placas calcárias rígidas. Eles possuem um sistema formado por uma rede de canais hidráulicos que se ramificam formando os chamados pés ambulacrais. São esses pés que garantem a movimentação desses animais. Saiba mais sobre eles lendo nosso texto: Equinodermos.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

O ouriço-do-mar apresenta espinhos que podem causar acidentes caso uma pessoa pise nele.

Leia também: Branqueamento de corais

→ Exemplos

A tabela a seguir apresenta exemplos de invertebrados e o grupo ao qual pertencem:

Grupo

Exemplos

Poríferos

Esponjas

Cnidários

Anêmonas, hidras e águas-vivas

Platelmintos

Tênias, esquistossomo e planárias

Nematódeos

Lombriga e oxiúros

Moluscos

Polvos, lulas, ostras, lesmas e caracóis

Anelídeos

Minhoca e sanguessuga

Artrópodes

Aranha, escorpião, mosca, lagosta, camarão e carrapato

Equinodermos

Ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e bolachas-da-praia

→ Onde vivem

Os invertebrados são encontrados nos mais variados ambientes, não sendo possível descrever apenas um habitat para essas espécies. Encontramo-los, por exemplo, no ambiente marinho e de água doce e no ambiente terrestre. Existem ainda espécies que vivem no corpo de outros animais, sendo essas chamadas parasitas. Como exemplo de invertebrados parasitas, podemos citar a tênia e a lombriga, que causam, respectivamente, teníase e ascaridíase.

Leia também: O curioso caso de câncer formado por células de tênia

→ Aquáticos

Os animais invertebrados podem ocupar diferentes habitat, sendo o aquático um deles. Existem espécies que vivem em água doce e também em água salgada e salobra. São exemplos de animais invertebrados aquáticos:

  1. Águas-vivas

  2. Anêmona-do-mar

  3. Esponjas

  4. Hidra

  5. Lagosta

  6. Lulas

  7. Marisco

  8. Ouriços-do-mar

  9. Planárias

  10. Polvos

Leia mais sobre: Tipos de água

→ Terrestres

Os animais invertebrados podem também ocupar o habitat terrestre.São exemplos de animais invertebrados terrestres:

  • Abelha

  • Aranha

  • Borboleta

  • Cupim

  • Escorpião

  • Formiga

  • Lacraia

  • Minhoca

  • Mosca

  • Piolho-de-cobra

Leia também: Mosquito-da-dengue transgênico

→ Curiosidades

Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?

A lula é um animal utilizado na alimentação.

  • Os invertebrados correspondem a, aproximadamente, 95% das espécies de animais existentes em nosso planeta.

  • A lula-gigante (Architeuthis dux) é considerada o maior invertebrado e pode atingir 18 metros de comprimento.

  • A minhoca-gigante-australiana pode atingir até três metros de comprimento.

  • As espojas foram confundidas, pelos gregos, com plantas.

  • As sanguessugas (anelídeos) foram usadas por bastante tempo, na Medicina, em sangrias — uma técnica que consiste na retirada de uma certa quantidade de sangue para o tratamento de doenças.

  • A aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi) é a maior aranha do mundo e pode apresentar pernas de cerca de 30 centímetros.

  • A água-viva da espécie Turritopsis nutricula é capaz de rejuvenescer-se.

  • Uma tênia pode eliminar até 700 mil ovos por dia.

  • Uma formiga carrega, em média, 50 vezes o seu peso.

  • Uma pulga pode saltar cerca de 50 cm de altura.

  • A tênia do peixe (gênero Diphyllobothrium) pode viver até 25 anos de idade.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Qual a diferença entre o esqueleto dos vertebrados e o esqueleto?

Ouça este artigo: Existem dois tipos de esqueleto nos seres vivos: o endoesqueleto (é o que os vertebrados possuem, ele é revestido por tecido epitelial e possuem ossos e cartilagens) e o exoesqueleto, uma estrutura esquelética que se localiza fora do corpo do ser vivo, ou seja, é um esqueleto externo.

Qual é a principal diferença entre animais vertebrados e invertebrados?

Animais vertebrados e invertebrados Animais vertebrados apresentam coluna vertebral e crânio, estruturas que ajudam na proteção do sistema nervoso, consideravelmente mais complexo do que o de outros animais. Animais invertebrados, por sua vez, não possuem coluna vertebral e crânio.

Qual é a principal diferença entre os esqueletos?

Divisão do esqueleto - O esqueleto axial consiste nos ossos da cabeça (crânio), do pescoço (vértebras cervicais) e do tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro). -O esqueleto apendicular consiste nos ossos dos membros, incluindo aqueles que formam os cíngulos do membro superior e do membro inferior.

Em que o esqueleto dos vertebrados é diferente de todos os outros tipos de esqueletos de invertebrados?

Nessa questão, pede-se para dizer em que o endoesqueleto dos vertebrados é diferente de todos os outros tipos de esqueletos de invertebrados. O endoesqueleto dos vertebrados modernos é composto por dois tipos de ossos, sendo eles: ossos dérmicos: formado sem o precurssor da cartilagem, de modo a ser a primeira.