Qual o principal papel do controller?

Se você tem dificuldade para realizar planejamentos que incluam ações e objetivos do seu negócio, ou se precisa realizar uma modificação nas metodologias a serem utilizadas nas operações do seu negócio, não deixe de acompanhar este conteúdo!


Saiba como estabelecer caminhos a serem adotados para que o seu negócio cumpra com seus propósitos primordiais, além de administrar e verificar os planejamentos para o bom andamento da sua empresa.


Quer saber mais sobre
o papel do controller na gestão da empresa? Então continue a leitura deste artigo e aprenda mais!


Leia também:
Principais erros cometidos na gestão empresarial: Como evitar?

O que é um controller e como ele pode ajudar na sua empresa?

Controller é o nome dado ao profissional dacontroladoria. É ele que administra a composição de balanços em um negócio, dentre diversas outras funções. Esse profissional sabe exatamente o que fazer e como planejar, organizar e dirigir uma instituição.


Desse modo, um profissional como
controller pode ser a peça que faltava para a definição de metas de curto e longo prazos, para o diagnóstico do andamento do seu mercado de atuação e, sobretudo, para a tomada de decisões assertivas na gestão do seu empreendimento.


Todas essas atribuições garantem o desenvolvimento e a potencialização das operações executadas em sua empresa. Mas, afinal, o que esse profissional faz no seu dia a dia?

Quais as funções de um controller?

Um controller é um profissional que tem um olhar estratégico, isto é, especializado e diferenciado acerca dos processos, operações, tarefas e tudo aquilo que envolve a gestão empresarial.


Isso porque suas funções incluem:

  • O entendimento especializado de todos os sistemas contábeis, financeiros e de gestão;
  • Habilidades acerca de como lidar e direcionar o capital humano (colaboradores, gestores e fornecedores);
  • Competência de organizar os relatórios informacionais, tendo em vista identificar a erros e acertos realizados dentro de uma empresa;
  • Conduzir a mudança de execução de atividades e de alterações nos processos;
  • Interpretar de forma pormenorizada os relatórios e resultados obtidos ao longo de um determinado período;
  • Monitorar e revisar os processos.


Um
controller deve estar atento à cultura organizacional, à missão, à visão e aos valores de uma empresa, tendo em vista adotar medidas que atendam a esses requisitos.


Isso porque, para aprimorar os processos de uma instituição, é necessário partir da sua base. Isso pode significar mudar aquilo que os gestores definiram como ponto de partida para conduzir todas as áreas da empresa, tudo isso com foco em otimizar a empresa e maximizar seu potencial.

Quais são as vantagens de contar com o apoio de um controller?

O suporte especializado de umcontroller, equipado com recursos tecnológicos, na gestão financeira da sua empresa, é fundamental para o bom desempenho e, consequentemente, para a lucratividade.


Saiba quais as vantagens de contar com a ajuda de um
controller:

  • Implementação de processos tecnológicos, garantindo agilidade e eficiência;
  • Redução de burocracias durante a execução dos processos;
  • Análise de nicho para impulsionar o desenvolvimento empresarial;;
  • Conhecimento dos impactos provocados pelo mercado;
  • Verificação dos planos estratégicos das finanças da empresa;
  • Diagnóstico do cenário geral da empresa;
  • Adoção de medidas que asseguram o êxito financeiro do empreendimento;


Desse modo, a ajuda do
controller é vantajosa por possibilitar verificar tudo aquilo que impacta na lucratividade empresarial, ou seja, projetos, produtos, equipes, concorrentes e outros. 


Essa tendência de
controladoria é viável e precisa por permitir investigar quais as forças e fraquezas e ainda as oportunidades e ameaças dentro de uma instituição.


O
controller é um profissional analítico, cujas previsões são elaboradas de modo sistêmico e global. Isso considerando inclusive questões externas à organização e que indiquem os pontos fracos da empresa, de forma que possam ser identificados rapidamente e modificados.

Obtenha a ajuda especializada da Tok Contábil

Hoje é possível encontrar diversas ferramentas que contribuem na eficiência de uma gestão e que podem ser adotadas conforme a necessidade e demanda de cada modelo de negócio. 


Em
controladoria, você encontra apoio para todas as tarefas gerenciais de sua empresa naTok Contábil, como: 

  • Formação de custo;
  • Definição de preços de vendas e avançando em direção à formatação de um plano de contas administrativo;
  • Elaboração de orçamento plurianual;
  • Comparação de orçamento e realizações e muito mais.


Sendo assim, para que consiga realizar uma
controladoria empresarial de sucesso, é fundamental que o empreendedor evite ao máximo cometer os erros citados ao longo deste conteúdo.


Agora que o leitor já sabe quais são os principais erros cometidos na gestão empresarial e como um
controller pode aprimorar isso, que tal continuar lendo nossos conteúdos?


Acesse nosso
blog e aprenda conosco como ter uma empresa de sucesso. Siga também as nossasredes sociais para ver mais dicas de gestão! Leia também:O que é orçamento empresarial e qual sua importância?

Qual é o papel de um controller?

Sua responsabilidade é garantir a execução dos recursos da empresa da forma mais rentável possível. Uma espécie de defensor dos interesses dos acionistas da companhia. Cabe ao controller ser a balança entre risco e remuneração de capital da empresa.

Qual o papel do controller na controladoria?

Controller é um papel destinado ao profissional da controladoria, tem a função de exercer informações gerenciais, econômicas e financeiras da organização, garantindo que essas sejam confiáveis e levadas até aos gestores em tempo adequado.

Qual o papel do controller para o sucesso da empresa?

Por ser responsável por monitorar a condição financeira de uma empresa, o Controller trabalha com auditores externos para garantir que padrões adequados de relatórios sejam utilizados. Além disso, ele estabelece, monitora e reforça o controle interno sobre relatórios financeiros.

Quais são as competências de um controller?

Entre elas estão:.
Visão e raciocínio críticos..
Trabalho colaborativo..
Comunicação e habilidades interpessoais..
Mesclar o tradicional com estratégico e inovador..
Conhecimento sobre ferramentas e estratégias digitais..