Quanto tempo o anticoncepcional fica no corpo depois de parar de tomar?

A interrupção do método contraceptivo pode causar algumas mudanças no organismo; saiba quais são

É comum que as mulheres ainda tenham dúvidas sobre os efeitos que a pílula anticoncepcional causa no corpo. Quando ela é a opção escolhida como método contraceptivo ou para o tratamento de doenças ginecológicas, é esperado que essa nova dosagem de hormônio diária provoque certas alterações no organismo.

Entretanto, essas mudanças também geram receio e preocupação na hora de encerrar o uso do método. É possível que, ao parar de ingerir a pílula, o corpo manifeste alguns tipos de reações - desde fatores mais simples, como modificações temporárias no ciclo menstrual, até alterações na saúde da pele.

O acompanhamento ginecológico nesse processo é uma das maneiras de entender a resposta do nosso sistema ao parar ou trocar de anticoncepcional, já que o médico poderá orientar as melhores alternativas para lidar com as possíveis reações. Confira a seguir algumas mudanças que ocorrem no corpo ao parar de tomar a pílula:

Quanto tempo o anticoncepcional fica no corpo depois de parar de tomar?

Foto: shutterstock/goffkein.pro

Uma das principais dúvidas está relacionada à menstruação. O uso contínuo da pílula anticoncepcional é capaz de causar a regularização do ciclo menstrual, o que é algo buscado por muitas mulheres. Logo, é possível que, ao interromper o método, haja o receio de que o ciclo se torne mais intenso.

"Talvez, isso possa acontecer na primeira menstruação após a interrupção do medicamento. Depois disso, o ciclo volta a ser como era antes do uso da pílula, de acordo com o funcionamento do corpo de cada mulher", explica o ginecologista e obstetra Marcos Tcherniakovsky.

De acordo com o especialista, quando acaba a pílula, a mulher deixa de receber seus hormônios diariamente. A partir desse momento, com o retorno do funcionamento normal do organismo, a menstruação volta em cerca de dois ou três dias.

"É importante não confundir o sangramento após parar de tomar a pílula, que é a menstruação comum, com o sangramento que ocorre enquanto a mulher ainda toma o remédio. Este é conhecido como escape e pode decorrer de estresse ou imunidade baixa", conta o médico.

Quanto tempo o anticoncepcional fica no corpo depois de parar de tomar?

Foto: shutterstock/Africa Studio

Marcos explica que, a partir do momento da interrupção do contraceptivo, o ovário já retoma o trabalho que não era feito devido aos hormônios da pílula - que é amadurecer e liberar o óvulo mensalmente, processo chamado de ovulação.

Portanto, após suspender o uso da pílula, já existe o potencial de gravidez. Nessa fase, o acompanhamento médico é essencial para realizar checagens e identificar se não há problemas que impedem a gestação.

Quanto tempo o anticoncepcional fica no corpo depois de parar de tomar?

Foto: shutterstock/Dean Drobot

Cada organismo se manifesta de uma maneira diferente com o fim do consumo da pílula. Dessa forma, o ideal é que o ginecologista indique opções de tratamento para que a mulher lide com as reações que surgiram em seu corpo. Alguns dos possíveis efeitos colaterais são:

  • Menstruação desregulada
  • Aumento da cólica menstrual
  • Aumento da oleosidade e da acne na pele
  • Aumento da libido
  • Melhora nas dores de cabeça
  • Retenção de líquido temporária

De acordo com o ginecologista Marcos Tcherniakovsky, para que haja a possibilidade de manter o fluxo menstrual regular, o ideal é que se termine a cartela antes de realizar a suspensão completa da pílula.

"No entanto, é possível que a mulher interrompa a cartela antes do final sem maiores prejuízos. Isso apenas vai antecipar a menstruação, que ocorrerá em cerca de dois a três dias. Da mesma forma, se a mulher decide emendar uma cartela na outra, pode adiar a menstruação, que só volta a acontecer quando acabar a cartela", finaliza o especialista.

11 tipos diferentes de anticoncepcionais e como funcionam

Melhor método contraceptivo depende de cada mulher

DIU: o que é, vantagens, dúvidas e como é colocado

Delavande, A. (2008). Pill, patch, or shot? Subjective expectations and birth control choice. International Economic Review, 49(3), 999-1042.

Hall, K. S., White, K. O. C., Reame, N., & Westhoff, C. (2010). Studying the use of oral contraception: a review of measurement approaches. Journal of Women's Health, 19(12), 2203-2210.

Hillard, P. J. A. (1989). The patient's reaction to side effects of oral contraceptives. American Journal of Obstetrics & Gynecology, 161(5), 1412-1415.

Petitti, D. B., & Sidney, S. (2005). Four decades of research on hormonal contraception. The Permanente Journal, 9(1), 29.

Potts, D. M., & Swyer, G. I. (1970). Effectiveness and risks of birth-control methods. British medical bulletin, 26(1), 26-32.

Rosenberg, M. J., Waugh, M. S., & Meehan, T. E. (1995). Use and misuse of oral contraceptives: risk indicators for poor pill taking and discontinuation. Contraception, 51(5), 283-288.

Westhoff, C. L., Heartwell, S., Edwards, S., Zieman, M., Stuart, G., Cwiak, C., ... & Kalmuss, D. (2007). Oral contraceptive discontinuation: do side effects matter?. American journal of obstetrics and gynecology, 196(4), 412-e1.

Quanto tempo demora para sair o efeito do anticoncepcional do corpo?

3Com a parada do anticoncepcional, o organismo precisa se readaptar com as doses hormonais e isso pode levar um tempo. 4O prazo normal para o anticoncepcional sair do organismo é algo em torno de 3 a 6 meses.

O que acontece com o corpo depois de parar de tomar anticoncepcional?

Por isso, quando você decide parar de tomar esse método contraceptivo, um dos primeiros efeitos é a perda de peso. Contudo, o aumento do apetite e desejo por doces, além da indisposição para se exercitar são outros fatores que também decorrem da falta do anticoncepcional.

Quanto tempo leva para engravidar depois de parar de tomar anticoncepcional?

Pílulas anticoncepcionais combinadas Pessoas que param de tomar pílulas de combinação levam uma média de oitos meses para engravidar (4). 77 a 94 por cento das pessoas engravidam em 12 meses (5,11,12).

Como saber que o anticoncepcional está saindo do organismo?

Os principais efeitos da suspensão do anticoncepcional são:.
Alteração do peso. ... .
Desregulação da menstruação. ... .
Piora das cólicas menstruais. ... .
TPM e oscilação de humor. ... .
Alterações da pele. ... .
Aumento de pelos e da libido. ... .
Maior quantidade de secreções íntimas..