Tem algum problema se não tomar o anticoncepcional no mesmo horário?

Há 50 anos, a pílula anticoncepcional chegava ao mercado para provocar uma revolução sexual. Com ela, as mulheres se sentiram mais seguras para fazer sexo sem se preocupar com uma possível gravidez.

Mas, mesmo depois de tanto tempo, ainda surgem dúvidas sobre o uso correto desse contraceptivo, quais efeitos ele tem sobre o corpo, se há contraindicações e o que ocorre quando se esquece de tomá-lo.

Para responder a todas essas perguntas, e também falar sobre ciclo menstrual, pílula do dia seguinte e métodos alternativos, o Bem Estar desta terça-feira (26) convidou o ginecologista e consultor José Bento.

Tem algum problema se não tomar o anticoncepcional no mesmo horário?

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% dos nascimentos no país não são planejados. E o que a pílula faz é “enganar” o funcionamento do corpo, simulando uma gravidez por meio de hormônios.

José Bento disse que a pílula deve começar a ser tomada, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação, e já faz efeito a partir daí. Entre a população feminina geral, menos de 10% apresentam efeitos colaterais por causa do comprimido, que também evita endometriose, cistos e câncer no ovário, miomas e infecções genitais, além de melhorar a pele, o cabelo e o inchaço típico dessa fase. Já antibióticos, atidepressivos e remédios para convulsão podem prejudicar a absorção dos hormônios e diminuir o efeito do anticoncepcional.

Caso a mulher não se adapte à pílula, pode escolher outros métodos. Porém, a tabelinha, o coito interrompido e a análise do muco cervical não são considerados seguros. Camisinha, dispositivo intrauterino (DIU), anticoncepcionais injetáveis ou adesivos podem ser opções.

De acordo com o especialista, o tipo injetável condensa uma cartela inteira em uma única ampola – e o conteúdo é liberado todo dia um pouco. Um problema dessa técnica pode ser uma maior irregularidade menstrual.

A pílula do dia seguinte, destacou José Bento, só deve ser usada em casos de emergência, como estupro e camisinha estourada. A recomendação é tomá-la até 72 horas após o ato sexual, e a proteção chega a 95%.

Ciclo menstrual
O ciclo da mulher é determinado por hormônios produzidos na glândula hipófise e nos ovários, que têm milhares de óvulos armazenados em folículos.

Nos primeiros dias, durante a menstruação, a hipófise libera o hormônio FSH, que estimula os folículos a crescerem e amadurecerem.

Um desses folículos se destaca e libera estrogênio, que induz a hipófise a secretar outro hormônio, o LH, responsável por liberar – lá pelo 14º dia – o óvulo, que começa a descer pela trompa em direção ao útero.

Após a ovulação, a progesterona faz com que o útero fique ainda mais espesso e aveludado, aguardando a chegada do óvulo, o que pode ocorrer próximo do vigésimo dia.

É nessa época que, se fecundado por um espermatozoide, o óvulo se fixa no útero. Caso isso não ocorra, desce a menstruação, resultado do revestimento do endométrio (mucosa da parede uterina).

Dicas para tomar a pílula corretamente
- Tenha disciplina: ingira o comprimido todo dia no mesmo horário
- Coloque o celular para despertar
- Associe esse hábito a uma rotina, como tomar água ou abrir uma gaveta do guarda-roupa
- Tenha duas cartelas, uma em casa e outra na bolsa, para tomar sempre na mesma hora

É bom lembrar que esquecer o anticoncepcional um único dia já quebra todo o mecanismo de proteção contra a gravidez. Se você não lembrou num dia, tem até 12 horas para tomar. E, quanto maior o esquecimento, maior o risco.

Junto com a pílula, use sempre camisinha, que é a dupla proteção contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST) recomendada pelo Ministério da Saúde. Sozinho, o comprimido não protege contra DSTs.

O homem também deve se preocupar com os métodos contraceptivos. Portanto, perguntar para a parceira se ela toma pílula não é risco de perdê-la, pelo contrário: é uma forma de valorizar a relação.
 

  • Homepage
  • Pergunte Ao Especialista
  • Sempre Devo Tomar No Horário O Microvilar? Pode Tomar Uma Hora Antes?

4 respostas

Sempre devo tomar no horário o Microvilar?
Pode tomar uma hora antes?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Tem algum problema se não tomar o anticoncepcional no mesmo horário?

O melhor é tomar sempre no mesmo horário, para manter o hábito. Adiantar 1 hora não tem problema. Só não pode atrasar. Que daí aumenta falha do medicamento.

Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta.
Está com dificuldades no uso do seu anticoncepcional devido esquecimentos? Discuta com o seu médico os métodos de longa duração como DIU de cobre, DIU hormonal e implante.

Sim, apesar de que o máximo nos anticoncepcionais de última geração são de 12 horas de tolerância, procure seu ginecologista de confiança e discuta sobre os anticoncepcionais mais modernos em termos de hormônios e dosagens neles contidos.

Nossos especialistas responderam a 619 perguntas sobre Microvlar

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O que acontece se eu não tomar o anticoncepcional no mesmo horário?

Para isso, é importante tomar anticoncepcional no mesmo horário. Afinal, a quantidade de hormônios presente nas pílulas atuais é pequena e, ao mudar o horário, pode-se alterar a quantidade de hormônio no corpo, o que vai interferir no processo de inibição do folículo e na eficácia do método.

Quanto tempo de atraso do anticoncepcional perde o efeito?

Entretanto, se você já estiver com mais de 48 horas de atraso (2 pílulas em atraso), o efeito contraceptivo pode ter sido cancelado. Nesse caso, tome a pílula assim que possível e utilize outra forma de contracepção (ex: camisinha) nos próximos 7 dias, que é o intervalo necessário para a pílula voltar a ter efeito.

É possível engravidar tomando anticoncepcional na hora errada?

Qual o risco de engravidar tomando anticoncepcional em horários diferentes? Recomenda-se tomar o anticoncepcional diariamente no mesmo horário para garantir a eficácia e evitar o esquecimento da pílula. Porém, caso seja tomado no prazo de até 12 horas da última pílula as chances são praticamente nulas de engravidar.