Como a empresa pode cultivar a aprendizagem organizacional?

Estar em um bom ambiente de trabalho é fator preponderante para a satisfação profissional. Porém, ele não é só importante do ponto de vista dos colaboradores, as organizações também têm muito a ganhar com isso. A chave para tanto está na cultura da empresa.

Para entender melhor o que está incluído no aspecto cultural e descobrir como cultivá-la de forma positiva, não deixe de conferir este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é a cultura organizacional?

Cultura organizacional compreende práticas, políticas, hábitos, crenças, comportamentos e valores dos gestores, colaboradores, fornecedores ou, mesmo, clientes de uma empresa. Definindo a maneira como essa organização conduz seus negócios, bem como a forma como os envolvidos se relacionam.

Mais que por intenções, ela é moldada pelas experiências e pela história do empreendimento. Trata-se, portanto, de uma construção coletiva que absorve elementos do mercado. De modo geral pode ser classificada em 4 tipos:

  • cultura de poder: centralizada pelo chefe, voltada para os resultados a qualquer custo e altamente competitiva;
  • cultura de tarefas: com foco na especialização, incentiva a inovação e a melhoria contínua;
  • cultura de pessoas: completamente centrada na equipe, obtém vantagem competitiva a partir do desenvolvimento do time;
  • cultura de papéis: hierarquia definida e inflexível, é fortemente apegada às regras.

Por que é importante cultivar uma cultura positiva?

A justificativa para cultivar uma cultura positiva está nas suas muitas vantagens. Conheça as principais a seguir!

Melhoria do ambiente empresarial

A saúde mental é um elemento fundamental para o desempenho profissional e ela é muito afetada pelo ambiente de trabalho. A cultura da empresa serve para equilibrar isso, ao definir quais são os comportamentos aceitáveis e eliminar estresse, toxicidade ou insegurança.

Alinhamento da equipe

Quando todos sabem aonde o negócio quer chegar e qual a contribuição que precisam fazer para isso, os processos tendem a fluir melhor. A cultura empresarial funciona como um guia para que todos ajam de maneira alinhada e harmoniosa, trabalhando em prol do mesmo objetivo.

Aumento da produtividade

Como efeito da satisfação dos colaboradores, sua produtividade aumenta. Tanto relacionamentos profissionais mais saudáveis quanto a transparência são fatores de uma cultura positiva que incentivam esse sentimento.

Otimização dos resultados

Uma cultura forte e positiva é uma ferramenta para otimizar os resultados organizacionais. Afinal, colaboradores que se sentem bem e são valorizados entregam mais qualidade. Dessa forma, geram satisfação ao cliente e se engajam para apresentar melhores desempenhos.

Redução do turnover e do absenteísmo

Já uma cultura negativa leva a pedidos de demissões e faltas para cuidar dos impactos na saúde dos colaboradores. Assim, caminhar em sentido contrário a isso, buscando positividade, oportuniza a redução do turnover e do absenteísmo. Todo o sentimento de bem-estar proporcionado por esse modelo cultural contribui para tal resultado.

O que deve ser considerado para desenvolver a cultura da empresa de forma positiva?

Forjar uma cultura positiva depende de um conjunto de ações. A começar pela compreensão da atuação da própria empresa, buscando mapear e identificar oportunidades de melhoria. Por outro lado, conhecer os colaboradores — seus perfis e objetivos — e entender como a liderança é exercida são elementos que devem fazer parte disso.

A comunicação também tem um papel nesse processo. Compartilhar a missão, visão e valores da organização, assim como transmitir de forma clara tanto as regras expressas quanto as implícitas, para que não restem dúvidas, é fundamental para guiar a equipe.

Por fim, a última dica é dar atenção ao desenvolvimento das pessoas. Cursos, treinamentos e formações são ferramentas poderosas para gerar mudanças realmente importantes em um grupo de trabalho.

A cultura da empresa, apesar de intangível, é um conceito tão abrangente e impactante que não pode ser ignorado. Da mesma forma que oferece vantagens quando é positiva, ela tem potencial para causar efeitos negativos se não for bem desenvolvida.

Quer mais conteúdos como este? Então, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Telegram sempre com novidades para você!

Promova o aprendizado contínuo e colaborativo

Conheça o Genie

Como a empresa pode cultivar a aprendizagem organizacional?

Compartilhe

Blog MicroPower

Pesquisar

Categorias

  • Recentes
  • Gestão de Pessoas
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Responsabilidade Social
  • Transformação Digital
  • MicroPower Corporativo

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das principais notícias do mercado corporativo em gestão do aprendizado e desempenho!

Como a empresa pode cultivar a aprendizagem organizacional e qual a importância desta?

Com a implementação da aprendizagem organizacional, os colaboradores se sentem mais liberais em compartilhar suas ideias, ou seja, em trazer soluções criativas para a empresa, o que só traz benefícios para o negócio que pode utilizar essas ideias para melhorar seus produtos ou serviços, sua gestão e os demais contextos ...

Como aplicar a aprendizagem organizacional em uma empresa?

Realizar atividades práticas e dinâmicas em grupo O aprendizado na prática é a maneira mais eficiente de firmar conhecimentos e, de fato, solidificar experiências. Tudo o que foi ensinado na teoria deve ser testado e é nesse contexto que a realização de atividades e dinâmicas em grupo pode contribuir.

O que é aprendizagem organizacional como é possível aprender na empresa?

A aprendizagem organizacional compreende o aprendizado que o trabalhador conquista de forma direta ou indireta, de modo que o ajude a se desenvolver profissionalmente. O conhecimento pode ser adquirido por meio de cursos de capacitação e também pela experiência do profissional dentro ou fora da empresa.

Por que a aprendizagem organizacional é importante para as empresas?

A aprendizagem organizacional é algo tão importante quanto a definição de metas ou a organização dos processos diários, pois garante que a companhia tenha profissionais competentes, com estratégias atuais e know-how para se manter na vanguarda.