Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?

01. (IFPE) Assinale a alternativa que indica corretamente as diferenças existentes entre as moléculas de DNA e RNA.

a) O nucleotídeo que compõe a molécula do DNA possui a pentose desoxirribose e as bases nitrogenadas Timina, Citosina, Guanina e Adenina; enquanto que nucleotídeo que compõe a molécula de RNA possui a pentose ribose e as bases nitrogenadas Uracila, Citosina, Guanina e Adenina.

b) O nucleotídeo que compõe a molécula de DNA possui a pentose ribose e as bases nitrogenadas Timina, Citosina, Guanina e Adenina; enquanto que o nucleotídeo que compõe a molécula de RNA possui a pentose desoxirribose e as bases nitrogenadas Uracila, Citosina, Guanina e Adenina.

c) O DNA e o RNA são formados por dois filamentos de nucleotídeos unidos entre si por pontes de hidrogênio.

d) As bases púricas da molécula de DNA são a Adenina e a Guanina, enquanto que as púricas do RNA são a Citosina e a Uracila.

e) O DNA é encontrado apenas no núcleo da célula; enquanto que o RNA é encontrado no núcleo, no citoplasma e no interior de mitocôndrias e cloroplastos.

02. (UEA) A análise bioquímica de um trecho de uma molécula de DNA de uma bactéria revelou a presença de 33% de nucleotídeos constituídos pela base nitrogenada timina. A partir dessa informação, o responsável pela análise concluiu que as porcentagens de nucleotídeos constituídos pelas bases nitrogenadas:

a) adenina e citosina são, respectivamente, de 33% e 17%.

b) uracila e adenina são, ambas, de 33%.

c) guanina e uracila são, respectivamente, de 17% e 33%.

d) uracila e guanina são, ambas, de 33%.

e) citosina e guanina são, respectivamente, de 17% e 33%.

03. (UFT) A estrutura da molécula de DNA proposta por Watson e Crick foi bem aceita porque, além de ser coerente com as propriedades físicas e químicas da molécula, também explicava como ela se duplica. Quanto à duplicação do DNA, assinale a afirmativa incorreta:

a) síntese de DNA é catalisada por uma enzima chamada RNA-polimerase, que orienta o emparelhamento de nucleotídeos livres à fita-molde.

b) pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas são rompidas e as duas cadeias de uma molécula de DNA separam-se.

c) nucleotídeos livres existentes na célula encaixam-se nas fitas de forma complementar (adenina com timina e citosina com guanina).

d) cada molécula resultante da duplicação conserva uma das cadeias originais da “molécula-mãe” e tem uma cadeia nova, complementar à que serviu de molde.

04. (FCMCSP) Na figura, a seta indica uma estrutura proteica tubular que une duas bactérias.

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?
Esta estrutura tubular permite às bactérias:

a) constituir aglomerados coloniais.

b) inibir o crescimento de outra célula.

c) aumentar a variabilidade genética.

d) extrair nutrientes de outra bactéria.

e) realizar a reprodução assexuada.

05. (PUC-CAMPINAS)

Atenção: Para responder esta questão considere o texto apresentado abaixo.

A pelagem das preguiças parece ser realmente um bom meio de cultura de algas. Tem estrias e fissuras e, ao contrário do pelo de outros mamíferos, absorve água. Além de fornecer um despiste cromático para os mamíferos, as algas talvez sejam uma pequena fonte extra de nutrientes que seriam absorvidos por difusão pela pele das preguiças. Outras hipóteses ainda não testadas têm sido propostas para explicar essa estreita ligação entre algas e preguiças. As algas poderiam, por exemplo, produzir substâncias que deixariam os pelos com a textura mais apropriada para o crescimento de bactérias benéficas. Ou ainda produzir certos tipos de aminoácidos que absorveriam raios ultravioleta, ou seja, atuariam como protetores solares para as preguiças.

(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 61)

O uso de protetor solar é um importante aliado contra o câncer de pele. Isso porque, os raios UV presentes na luz solar são agentes mutagênicos e podem causar alterações permanentes na estrutura e fisiologia das células. A respeito das mutações causadas por raios UV nas células da pele é correto afirmar que:

a) Podem ser transmitidas aos descendentes através da reprodução.

b) Contribuem para o aumento da variabilidade genética e para a evolução.

c) Alteram aminoácidos e, consequentemente, interferem na síntese proteica.

d) Modificam o DNA, o que pode levar a alterações nas proteínas celulares.

e) Alteram o processo de tradução e com isso modificam os RNAs mensageiros.

06. (FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN) Um biólogo identificou a sequência das 369 bases nitrogenadas de uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) maduro e funcional, transcrito a partir de um gene que apresentava íntrons e éxons. De acordo com essas informações, é possível concluir que o segmento de DNA a partir do qual o RNAm foi transcrito tem ______ número de bases que aquele que tem o RNAm funcional. Após sua síntese, esse RNAm associou-se a um ______ , que orientou a síntese de uma cadeia polipeptídica com ______ aminoácidos. As lacunas do texto devem ser preenchidas por:

a) maior – nucléolo – 369.

b) maior – ribossomo – 123.

c) menor – nucléolo – 369.

d) o mesmo – ribossomo – 123.

e) o mesmo – nucléolo – 124.

07. (UNITAU) O culto aos padrões estéticos da magreza e dos músculos definidos tem estimulado cada vez mais a utilização dos suplementos proteicos, como os “shakes”, que são consumidos no pós-treino. As vantagens desse consumo vão desde a reconstrução e o aumento de massa muscular ao aumento de energia, além de apresentar ação antioxidante. Porém, o consumo dos suplementos deve ser feito sob a supervisão de profissionais médicos e nutricionistas, uma vez que podem ocorrer efeitos não desejados, como sobrecarga hepática e renal, ou mesmo o aumento do tecido adiposo, pelo excesso de proteínas que, sem uso pelo corpo, será transformada em gordura, sendo estocada. Portanto, conhecer a estrutura e o funcionamento das proteínas, na atualidade, tem se tornado uma questão de saúde.

Em relação às proteínas, leia as afirmativas a seguir.

I. Aminoácido é a unidade básica das proteínas e sua estrutura molecular é composta por um carbono central, que se liga a um hidrogênio, a um grupo carboxila, a um grupo amina e a um radical “R”.

II. Proteínas realizam muitas tarefas nas células e podem atuar como enzimas, ou hormônios, ou moléculas estruturais, ou anticorpos.

III. Transcrição é o processo pelo qual a mensagem em código presente no RNA mensageiro é lida, resultando na formação da cadeia de polipeptídeos, uma proteína.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e III, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, apenas.

08. (UNVESP) O esquema representa uma propriedade da molécula de DNA que ocorre no interior de uma célula epitelial.

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?

A propriedade é denominada:

a) mutação cromossômica.

b) transcrição reversa.

c) tradução.

d) replicação semiconservativa.

e) inversão paracêntrica.

09. (UFJF) Os antibióticos são de extrema importância na medicina para tratamento de muitas doenças causadas por bactérias. Um desses antibióticos, a tetraciclina, impede que o aminoacil-RNAt se ligue ao sítio A do ribossomo. Assim sendo, essa classe de antibiótico é eficaz porque:

a) impede a transcrição gênica.

b) modifica o código genético.

c) destrói a membrana plasmática.

d) impede a síntese de proteínas.

e) provoca mutações gênicas.

10. (IFRR) Analisando os filamentos de parte de uma molécula de DNA, percebeu – se a presença de 100 bases nitrogenadas e entre elas 10 Adeninas. Com base nestas informações, marque a alternativa abaixo que contenha a quantidade esperada de pontes de hidrogênio presentes no referido ácido nucleico?

a) 140.

b) 20.

c) 120.

d) 100.

e) 10.

11. (MACKENZIE) Considere que, em uma das cadeias polinucleotídicas de certa molécula de DNA, existam 40 adeninas e 80 timinas e que, na cadeia complementar, existam 30 citosinas e 50 guaninas. Espera-se, portanto, que o número total de ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) existentes entre as duas cadeias que formam essa molécula de DNA seja de:

a) 200.

b) 400.

c) 480.

d) 520.

e) 600.

12. (UNIT)

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?

O quadro acima apresenta a interpretação do código genético, como resultado de uma série de experimentos iniciados por Niremberg, em 1963. A partir dessas informações, é correto afirmar:

a) Um gene que tenha a seguinte sequência de base CCCCCCCCCCCC transcrita proporciona a síntese de uma proteína com apenas prolina em sua constituição.

b) As diferenças que há entre os indivíduos correspondem a diferentes significados para um mesmo códon.

c) Mutações são fatores que podem proporcionar alterações no código genético.

d) A leucina pode ser transportada por diferentes RNAs transportadores.

e) O AUG é o primeiro aminoácido de uma proteína recém-sintetizada.

13. (UEMA) O código genético é um sistema de informações bioquímicas que permite a produção de proteínas, as quais determinam a estrutura das células e controlam todos os processos metabólicos. Marque a alternativa correta em que se encontra a estrutura do código genético.

a) Uma sequência aleatória de bases nitrogenadas A, C, T, G.

b) Uma sequência de trincas de bases do DNA indica uma sequência de nucleotídeos que devem se unir para formar uma proteína.

c) Uma sequência de trincas de bases do RNA indica uma sequência de aminoácidos que devem se unir para formar uma proteína.

d) Uma sequência aleatória de bases nitrogenadas A, C, U, G.

e) Uma sequência de trincas de bases do DNA indica uma sequência de aminoácidos que devem se unir para formar uma proteína.

14. (PUC-RJ) Considere a sequência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro de um gene que codifica uma determinada proteína. A alteração de um único nucleotídeo, conhecida por SNP (Single Nucleotide Polymorphism), gera uma proteína mutante, relacionada a uma doença metabólica. Em destaque, estão o sítio de início da tradução (sublinhado) e a base alterada (sublinhada e indicada com uma seta).

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?
Com base no quadro do código genético, os aminoácidos correspondentes aos códons que contêm as bases indicadas nas sequências sem mutação e com mutação, respectivamente, são os seguintes:

a) Glicina e Alanina.

b) Glicina e Valina.

c) Alanina e Glicina.

d) Valina e Glicina.

e) Alanina e Valina.

15. (UEA) Durante o processo de duplicação da molécula de DNA podem ocorrer pequenas falhas que geram cópias mutantes da fita original, como ilustra a figura a seguir:

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?
Tais mutações são transmitidas aos descendentes quando ocorrem:

a) nas células sanguíneas, independentemente de serem prejudiciais ou benéficas.

b) nas células musculares, caso sejam benéficas.

c) nas células uterinas, caso sejam prejudiciais.

d) nas células epiteliais, independentemente de serem prejudiciais ou benéficas.

e) nas células germinativas, independentemente de serem prejudiciais ou benéficas.

16. (PUC-PR) Leia o excerto que segue.

Ação dos antibióticos

Alguns antibióticos impedem que a célula bacteriana cresça, inibindo a síntese do RNA. Por exemplo, a rifampicina inibe a iniciação da transcrição ligando-se à subunidade beta da RNA-polimerase procariótica, interferindo assim com a formação da primeira ligação fosfodiéster. A rifampicina é útil no tratamento da tuberculose.

Fonte: (CHAMPE; FERRIER; HARVEY,2009, p.421).

A rifampicina é administrada a pacientes com tuberculose, mas não afeta esses pacientes. Isso se deve a:

a) não ligação da RNA-polimerase das células eucarióticas à rifampicina.

b) ligação fosfodiéster inversa nas células eucariotas (3’→ 5’) comparadas às procariotas (5’→ 3’).

c) especificidade da rifampicina à ligação fosfodiéster que é exclusiva de células procariotas.

d) presença de catalases nas células eucariotas que destroem o antibiótico.

e) atividade metabólica respiratória restrita às células eucariotas animais.

17. (UNIOESTE.) Em uma das fitas de DNA de uma espécie de vírus encontram-se 90 Adeninas e 130 Citosinas. Sabendo-se ainda que nessa fita ocorre um total de 200 bases púricas e 200 bases pirimidinas, assinale a alternativa correta.

a) Na dupla fita de DNA ocorrem 180 Adeninas.

b) Na dupla fita de DNA ocorrem 140 Guaninas.

c) Na fita complementar ocorrem 300 bases púricas e 100 bases pirimidinas.

d) Na fita complementar ocorrem 70 Adeninas e 110 Citosinas.

e) Não é possível determinar a composição de bases nitrogenadas da fita complementar.

18. (UDESC) Um determinado segmento de DNA apresenta a seguinte sequência de nucleotídeos:

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?

I. G – C – A – U – U – A – G – C – C – G – A – U

II. A – U – C – G – G – C – U – A – A – U – G – C

III. U – A – G – C – C – G – A – U – U – A – C – G

IV. C – G – U – A – A – U – C – G – G – C – U – A

Desconhecendo-se o lado sense (codificante) do DNA, indique a alternativa na qual são apontados, no sentido de sua tradução, os dois segmentos de RNA mensageiro possíveis de serem formados.

a) Somente as sequências indicadas em III e IV podem ser formadas.

b) Somente as sequências indicadas em II e III podem ser formadas.

c) Somente a sequência indicada em II pode ser formada.

d) Somente a sequência indicada em I pode ser formada.

e) Somente as sequências indicadas em I e II podem ser formadas.

19. (UNISSINOS) Mutações genéticas podem ocorrer devido a diversos fatores e provocam variações no conjunto de genes de uma população. Assinale V nas afirmações verdadeiras ou F nas falsas, sobre as mutações genéticas.

( ) Mutações resultam da tentativa de os seres vivos se adaptarem-se às mudanças do ambiente onde vivem.

( ) As mutações podem ser favoráveis ou desfavoráveis às espécies.

( ) As mutações podem ocorrer tanto em células somáticas quanto em células germinativas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) F – F – V.

b) V – F – V.

c) V – F – F.

d) F – V – F.

e) F – V – V.

20. (UEPG) Uma dada fita de DNA apresenta a seguinte sequência de bases nitrogenadas: TACGGACTA, onde A: adenina, T: timina, G: guanina, C: citosina. Suponha que a síntese de uma proteína possa ser sintetizada sem a necessidade de um código de iniciação ou de término de cadeia. Analise as alternativas e assinale o que for correto.

01. Sabendo-se que o DNA é uma molécula dupla fita, a sequência de bases complementares à fita dada seria: ATGCCTGAT.

02. A transcrição desta sequência de DNA resultaria no seguinte RNA mensageiro: AUGCCUGAU.

04. A tradução desta fita de DNA resultaria na seguinte sequência de RNA mensageiro: ATGCCTGAT.

08. Para a síntese de uma proteína, o RNA ribossomal presente nos ribossomos deve ser lido em trincas de nucleotídeos, também chamados de anticódons. Os anticódons são complementares aos códons presentes nos RNAs transportadores.

16. A sequência de nucleotídeos complementar à dada fita de DNA seria a seguinte: AUGCCUGAU.

Soma das alternativas corretas:

21. (UNIT)

AB = 20   AC = 10   AD = 4   BC = 30   BD = 24   CD = 6

Observando-se a lista com as distâncias, em morganídeos, entre quatro genes em linkage, conclui-se que a sequência desses genes no cromossomo é:

a) ABCD.

b) BADC.

c) BACD.

d) CDBA.

e) CABD.

22. (IFRR) A transcrição é um processo em que um filamento de DNA origina a molécula de RNA, sendo assim, marque a alternativa correta que representa o produto final de uma transcrição utilizando o filamento de DNA a seguir: TACACATTACGAGTAC.

a) TACACATTACGAGTAC.

b) AUGUGUAAACGAGUAC.

c) ATGTGUAATGCTCATG.

d) AUGUGUAAUGCUCAUG.

e) CAUCAGCUAUAGUCAU.

23. (UEA) Nas moléculas de RNA mensageiro, a combinação em trincas dos nucleotídeos contendo as bases nitrogenadas adenina, uracila, guanina e citosina forma um códon, que pode codificar um aminoácido. De acordo com essas informações e considerando o código genético, conclui-se que:

a) existe a mesma quantidade de códons e aminoácidos.

b) um códon é formado por três aminoácidos.

c) existem 64 códons diferentes.

d) o mesmo códon codifica vários aminoácidos diferentes.

e) existem mais aminoácidos do que códons.

24. (PUC-PR) Os genes são constituídos de DNA e carregam informações biológicas que devem ser transmitidas de uma célula a outra, durante a divisão celular, ou de um organismo a outro, durante a reprodução. Nas células vivas, essas informações são repassadas na forma de moléculas de RNA que participam da síntese de proteínas, as moléculas determinantes das propriedades estruturais e fisiológicas de um organismo.

Griffiths, Anthony J. F., Miller, Jeffrey h., Suzuki, David T., Lewontin, Richard C., Gelbart, Willian M. Introdução à Genética. 7ª ed.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Sobre os ácidos nucleicos e os fenômenos biológicos relacionados a eles, assinale a alternativa correta.

a) Os nucleotídeos constituintes de cada uma das cadeias do DNA estão unidos entre si por ligações de hidrogênio.

b) Os rRNAs (RNAs ribossômicos) e os tRNAs (RNAs transportadores) são produtos dos genes.

c) A transcrição das informações dos genes eucarióticos ocorre no citoplasma.

d) As bases púricas de uma das fitas do DNA pareiam com as outras bases púricas da fita complementar.

e) Na tradução, os nucleotídeos serão unidos entre si para a polimerização da cadeia proteica realizada pelos ribossomos.

25. (UEA) Uma molécula de DNA, contida no núcleo de uma célula humana, tem forma de dupla hélice e é fundamental para o controle genético e reprodução celular. Nessa molécula, o número de nucleotídeos ­______ sempre será idêntico ao número de nucleotídeos ______ . Do mesmo modo, o número de nucleotídeos  ______  é sempre igual ao número de nucleotídeos  ______ .

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

a) adenina – citosina – uracila – timina.

b) adenina – guanina – citosina – timina.

c) citosina – guanina – uracila – adenina.

d) adenina – timina – citosina – guanina.

e) citosina – adenina – guanina – uracila.

26. (ACAFE) O esquema a seguir representa o Dogma Central da Biologia Molecular, indicando o fluxo de informações do código genético.

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?
De acordo com o esquema e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir.

I. O processo indicado em I ocorre na subfase S e é denominado replicação semiconservativa. Nesse processo, a incorporação de um novo nucleotídeo à cadeia de DNA requer energia, que é fornecida pelo próprio nucleotídeo através da quebra das ligações entre os fosfatos.

II. Em II, está representada a transcrição, processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Nesse processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição as fitas de DNA que foram separadas voltam a se unir.

Ill.Tradução é o nome que se dá ao processo indicado por III. Nesse processo, os ribossomos irão percorrer e ler os códons presentes em uma molécula de RNAm, sintetizando uma proteína. Dessa forma, toda alteração na sequência de bases dos códons leva à alteração na estrutura da proteína formada.

lV. Durante o ciclo celular o processo I ocorre no núcleo e os processos II e III ocorrem no citoplasma.

V. O produto obtido em IV é uma molécula de DNA complementar (cDNA) sintetizada a partir de uma molécula de RNA mensageiro. Essa síntese é catalisada pela enzima transcriptase reversa.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) I – II – IV.

b) I – II – V.

c) II – III – IV.

d) I – III – V.

27. (IFPR) A molécula de DNA é o molde para a síntese de proteínas. Nesse processo, pequenos trechos de DNA são, inicialmente, transcritos para a molécula de RNA e essa é então traduzida em uma sequência de aminoácidos, que corresponde à estrutura primária da proteína. Sobre esses processos, assinale a alternativa correta.

a) As etapas de transcrição, processamento e tradução do RNA ocorrem no núcleo da célula e são realizadas por um complexo de enzimas.

b) Durante o processamento do RNAm ocorre o splicing, que é a retirada dos íntrons e união dos éxons. Em alguns tecidos, o splicing alternativo aumenta a variedade de proteínas produzidas por uma mesma sequência de nucleotídeos do DNA.

c) Os ribossomos são constituídos por RNA ribossômico e proteínas e sua principal função está relacionada à transcrição do RNA.

d) Polirribossomos ou polissomos ocorrem somente em seres eucarióticos e auxiliam na síntese de grandes quantidades de proteínas.

28. (UESPI) Apesar do coquetel anti-HIV, a AIDS ainda é responsável por grande mortandade no planeta. Considerando o que se sabe sobre o ciclo replicativo do vírus HIV, ilustrado abaixo, é correto afirmar o que segue.

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?

a) O vírus é formado por moléculas de DNA envoltas por um capsídeo e um envelope lipoproteico.

b) Glicoproteínas do envelope viral fazem a adesão aos receptores CD8 da membrana celular.

c) O RNA viral é inserido no núcleo pela enzima integrase que o fusiona ao DNA celular.

d) O DNA viral é transcrito e traduzido formando proteases que degradam o DNA celular.

e) Drogas que inibem a ação da transcriptase reversa viral impedem a produção dos provírus.

29. (PUC-PR) Em 2010, mais de 7 milhões de pessoas morreram de câncer em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma em cada três mulheres e um em cada dois homens desenvolverão a doença durante a vida. Em alguns países, o câncer será a causa de morte mais comum, superando as patologias coronarianas.

Mukherjee, Siddhartha. O imperador de todos os males: uma biografia do cancer. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Alberts, Bruce. Biologia Molecular da Célula. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

A leucemia mieloide crônica é um tipo de câncer que apresenta um padrão cromossômico em suas células leucêmicas: uma translocação – a transposição dupla de segmentos cromossômicos entre os cromossomos 9 e 22, um tipo de mutação. As mutações que ocorrem no material genético podem levar ao desenvolvimento do câncer. Tais mutações podem ser hereditárias, ambientais ou espontâneas.

Baseando-se no texto e em seus conhecimentos acerca de biologia celular e mutações, é correto afirmar que:

a) As células leucêmicas desse tipo de câncer são da linhagem dos eritrócitos, os quais apresentam o cariótipo alterado.

b) A translocação presente na leucemia mieloide crônica é um tipo de mutação gênica de substituição.

c) As mutações podem acontecer em qualquer célula do indivíduo, mas aquelas que ocorrem nas células somáticas têm importância evolutiva, pois são herdáveis pela prole.

d) Um vírus capaz de introduzir DNA estranho no genoma celular pode causar câncer.

e) As células cancerígenas que derivam de uma única célula somática anormal são clones gerados por mitose ou meiose.

30. (FAMER) A figura representa o código genético e deve ser lida do centro para a periferia. Cada base nitrogenada indicada no centro do disco corresponde à primeira base do códon.

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?
Suponha que três RNAt com os anticódons UGC, CAC e GUC tenham sido utilizados, nessa ordem, na síntese de um peptídeo. Segundo a figura do código genético, a sequência de aminoácidos que irá compor esse peptídeo e a sequência de bases nitrogenadas do gene expresso são, respectivamente,

a) Tre – Val – Glu e ACGGTGCAG.

b) Cis – His – Val e ACGGTGCAG.

c) Tre – Val – Gln e TGCCACGTC.

d) Cis – His – Leu e AGCCACCTC.

e) Met – Ser – Val e ACGGUGGUG.

Qual é o par de bases nitrogenadas indicado pelos números 1 e 2 e pelos números 3 e 4?

Quais são os 4 bases nitrogenadas?

No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:.
» Adenina (A).
» Guanina (G).
» Citosina (C).
» Timina (T).

Qual A sequência correta das bases nitrogenadas da fita complementar de DNA de 5 para 3?

Alternativa correta: c) Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55. Segundo a regra de Chargaff, tanto a proporção entre os pares adenina (G)/timina (T) e guanina (G)/citosina (C) são equivalentes.

Quantas bases nitrogenadas tem o DNA?

As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila.

São bases nitrogenadas?

Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.