Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas componentes do patrimônio líquido escolha uma opção?

Contabilidade DMPL: o que é a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido?dmpl

Para que uma empresa seja bem-sucedida, é imprescindível que suas contas sejam controladas de forma eficiente. Uma das ferramentas dessa gestão financeira é a DMPL.

DMPL é a sigla para Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Sua função tem a ver com o gerenciamento de recursos de uma organização — mais especificamente do seu do patrimônio líquido, como sugere o nome.

O que é DMPL?

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um documento contábil que as companhias fazem para evidenciar alterações em seu patrimônio líquido. Tal demonstração não é obrigatória por lei, mas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que as empresas de capital aberto a elaborem e publiquem.

A demonstração registra a movimentação dos recursos da empresa — expondo de forma clara de onde eles vêm e para onde eles vão durante o exercício. Essa determinação se encontra na instrução n. 59/1986.

Para quê serve a DMPL?

Antes de saber como funciona a DMPL, é necessário estar ciente de que sua principal função é monitorar as finanças da empresa. Portanto, o objetivo da DMPL está ligado diretamente ao controle do fluxo de caixa.

Por isso, algumas das funções da DMPL são:

  1. Acompanhar a evolução do patrimônio da organização;
  2. Monitorar a influência deste patrimônio (valor) no mercado;
  3. Determinar estratégias para o crescimento da empresa no mercado.

Como fazer a DMPL?

dmpl

Um modelo de DMPL envolve primeiramente uma tabela. Nessa tabela, cada conta do patrimônio líquido da organização corresponde a uma coluna.

A última das colunas da tabela do modelo de DMPL é reservada ao resultado final. O próximo passo é registrar os números nas colunas, sendo que em cada linha ficam os dados de cada transação.

O modelo se divide em:

  1. Reservas de capital: valores monetários que fazem parte do capital social da organização. Se não houver reserva de lucro, ocorre sua compensação em forma de lucro acumulado;
  2. Reservas de lucro: baseadas no lucro líquido do exercício, conforme determinações administrativas;
  3. Lucros ou prejuízos acumulados: têm a ver com os acionistas da organização. Mais especificamente, o prejuízo que podem sofrer ou os lucros mínimos que podem obter. Esse dado muda de acordo com os resultados da gestão da empresa.

Estrutura da DMPL

Sendo assim, pode-se dizer que a estrutura da DMPL costuma seguir o seguinte modelo:

  • Saldos do começo do período considerado;
  • Ajustes de exercícios anteriores;
  • Capital acrescido;
  • Compensações relacionadas a prejuízos;
  • Destinação, no exercício, do lucro líquido;
  • Como os lucros são distribuídos;
  • Avaliação de ativos;
  • Diminuição do capital;
  • Resultado líquido obtido no exercício;
  • Reversão de reservas e lucros, bem como transferências destes;
  • Saldos obtidos quando da finalização do exercício.

Entendendo a DMPL na prática

Um exemplo de DMPL de uma empresa X, portanto, pode ser uma tabela com as colunas:

  • Descrição;
  • Capital social;
  • Lucros ou prejuízos acumulados;
  • Reserva de lucros;
  • Patrimônio líquido.

E as linhas:

  • Saldo inicial em X data, contendo o lucro líquido do exercício e a distribuição dos lucros;
  • Saldo em Y data (após 1 ano), contendo o lucro líquido do exercício, a distribuição dos lucros e os lucros a distribuir;
  • Saldo final em Z data (após 1 ano).

Diferenças e semelhanças entre DMPL e DFC

Por se tratarem de demonstrações de movimentação financeira, pode-se dizer existe uma certa relação da DMPL com a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). Porém, existe uma grande diferença entre DMPL e DFC.

DFC apresenta entradas e saídas do caixa da empresa em certo período, e o resultado dessas movimentações. Toda sociedade de capital aberto deve realizar a DFC, ou então a que tenha patrimônio líquido maior que R$ 2 milhões.

Já os dados da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido servem como complemento ao Balanço Patrimonial da organização, a exemplo do relatório DFC. Este demonstra as condições em que se encontra o patrimônio em certo período.

A DMPL de uma companhia aberta é um documento contábil disponível para a análise de qualquer investidor. Acesse o nosso ebook gratuito sobre Contabilidade para Investidores e entenda melhor sobre como utilizar a contabilidade para avaliar a qualidade de uma empresa. 

Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social?

Feedback: A demonstração de resultados do exercício é o demonstrativo que apresenta as operações realizadas pela sociedade durante o exercício social, em que são demonstradas as receitas, os custos e as despesas para a apuração do lucro líquido do período.

Qual demonstrativo contábil apresenta as variações do patrimônio líquido?

A DMPL é uma demonstração completa e abrangente que apresenta a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social. Desse modo, o documento é usado para demonstrar as variações de reservas das companhias.

São exemplos de eventos que são contemplados na demonstração das mutações do patrimônio líquido?

Todas as mudanças que ocorrerem no patrimônio líquido das empresas devem ser apresentadas na DMPL, entre as quais:.
acréscimo ou redução das reservas;.
integralização de capital;.
destinação de resultados do período;.
compensação de prejuízos;.
ajustes realizados nos períodos passados;.
saldos existentes no início do período;.

Qual o componente do relatório contábil que informa a natureza das alterações nas contas de capital social e lucros acumulados da companhia?

Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa.