Qual o celular com a melhor câmera 2022?

Escolhemos as melhores câmeras de celular de acordo com alguns usos específicos como vídeo, selfie , zoom e uso geral.

O smartphone é o aparelho que levamos para todos os lugares, portanto esperamos que suas câmeras sejam extremamente dinâmicas e adaptáveis às diferentes situações e lugares que podemos encontrar ao longo de um dia e queiramos eternizar ou apenas compartilhar. Pensando em todas essas variáveis, resolvemos elencar os celulares com as melhores câmeras de 2022 entre diferentes objetivos, como melhor câmera para selfie, vídeo, zoom óptico, entre outros. Assim, você pode já ficar de olho nestes modelos na Black Friday e aproveitar os celulares com as melhores câmeras e preços imperdíveis.

Como toda lista, esta também não pretende ser definitiva e nem dona da verdade. Assim como em todos os textos deste blog, comentários e adendos são muito bem-vindos.  

Atualizado em outubro de 2022.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone?

Quer economizar? Aproveite as melhores promoções de celular no Promobit.

Celulares com as melhores câmeras

Como selecionamos os celulares com as melhores câmeras? 

A seleção dos aparelhos partiu do critério principal de tentar identificar quais aparelhos possuem os melhores recursos para fotos e vídeos, considerando a qualidade das câmeras, quantidade de lentes e possibilidades de usos. Porém não deixamos de considerar algumas variantes como preço e recursos de software e capacidade de pós-processamento, modo noturno, estabilização digital de imagem, entre outros.

Assim como na escolha dos melhores smartphones, nem sempre o celular com a melhor câmera é o que você de fato quer ou necessita, como para registos descompromissados do cotidiano. A mesma lógica aplica-se aos usuários que querem resultados profissionais ou próximos a isso e não devem esperar atingir esse patamar de excelência com smartphones mais básicos. Confira a análise dos celulares com as melhores câmeras.

12º Moto G60

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

Abrindo a lista de celulares com as melhores câmeras temos o Moto G60, uma grata surpresa da Motorola para 2022, já que trata-se de um modelo intermediário com câmera principal de alta resolução graças aos 108 MP. Apesar do processador menos potente que no Motorola Edge 20 Pro, o pós processamento é competente e em média temos resultados muito bons em boas condições de luz e modo noturno competente para um intermediário.

Outra boa aquisição é a câmera ultrawide de 8MP que tira fotos com ângulo mais amplo também boa, apesar de resultados um pouco mais escuros que a principal. A mesma lente não funciona como câmera macro e em relação as câmeras macro de 2 MP que encontramos por aqui, a híbrida do Moto G60 vai muito bem.

Já na parte frontal está a lente de 32 MP que proporciona boas fotos durante o dia e a noite é possível optar pelo modo noturno ou pelo flash dedicada a câmera frontal. Em vídeos, o Moto G60 registra imagens em movimento com resolução máxima 4K a 30 FPS ou Full HD a 30 FPS com estabilização de imagem na lente principal.

Câmeras:

  • 108 MP, f1.9 (wide)
  • 8 MP, f/2.2 (ultrawide)
  • 2 MP, f/2.4 (sensor de profundidade)
  • 32 MP (frontal)

Leia também:Moto G60 é bom, mas ainda faz sentido em 2022?

Quer receber avisos sempre que aparecer Moto G60?

Leia mais:

  • 25 melhores celulares de 2022: principais aparelhos para comprar agora
  • 15 Melhores celulares Samsung para comprar
  • 15 Melhores celulares Motorola para comprar

11° Realme 8 Pro

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

O Realme 8 Pro é mais um smartphone com lente de 108 MP, porém o sensor principal é um dos maiores atualmente, o ISOCELL HM2, um sensor de 1/1.52 polegadas desenvolvido pela Samsung e que faz uso da tecnologia de unir 9 pixels em 1 para criar pixels com mais informação e imagens mais nítidas. 

O sensor maior também é competente para o modo noturno por captar mais luz e gerar imagens mais visíveis mesmo em condições de luz desfavoráveis. As demais câmeras do Realme 8 Pro não se destacam tanto, sendo formado por uma câmera ultrawide de 8 MP que é competente e uma câmera macro de 2MP que é a mais fraca do conjunto. 

Para selfies, o aparelho conta com câmera de 16 MP e HDR, enquanto que para vídeos o aparelho da Realme 8 Pro é capaz de gravar em 4K a 60 FPS ou Full HD a 120 FPS na câmera principal. 

Câmeras: 

  • 108 MP, f1.9 (wide)
  • 08 MP, f/2.3 (ultrawide)
  • 02 MP, f/2.4 (macro) 
  • 16 MP, f/2.5 (frontal)

Quer receber avisos sempre que aparecer Realme 8 Pro em promoção?

10° Galaxy A73

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

De uma forma geral o Galaxy A73 evoluiu pouco em relação ao seu antecessor Galaxy A72, porém é justamente nas câmeras que o salto evolutivo entre gerações se faz mais presente. De cara a lente principal é de 108 MP, sensor muito melhor, embora não seja o mesmo do topo de linha Galaxy S22 Ultra, ainda assim é bastante superior à boa parte das lentes principais de outros aparelhos intermediários premium. 

O modelo conta ainda com uma competente lente ultrawide de 12 MP e uma lente macro de 05 MP, tamanho de sensor que já é suficiente para a proposta de fotografia macro. Já a lente de selfie segue com 32 MP e é oferecida em selfies de qualidade em locais com boas condições de luz e desfoque competente. 

Para vídeos o aparelho também é uma boa opção entre os intermediários com capacidade de gravação em 4K a 30 quadros por segundo com HDR e estabilização de imagem. O intermediário da Samsung figura entre os celulares com as melhores câmeras e tem tudo para ser um dos melhores celulares custo-benefício de 2022.

  • 108 MP, f1.8 (wide)
  • 12 MP, f/2.2 (ultrawide)
  • 05 MP, f/2.4 (Macro)
  • 05 MP, f/2.4 (profundidade
  • 32 MP, f/2.2 (frontal)

Leia também: Galaxy A73 é bom? Intermediário premium tem câmera 108 MP

Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A73?

9° Motorola Edge 20 Pro

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

O principal celular da Motorola em 2022 é também um excelente fotógrafo, com boa quantidade de câmeras, mas principalmente com sensores de qualidade. Na traseira o aparelho possui a lente principal de 108 MP que faz uso de tecnologia de união de 9 pixels para fotos de 12 MP com muito mais informação e nitidez nas imagens.

Ao lado encontra-se uma lente periscópio de 8 MP que possui zoom óptico de até 5x oferecendo imagens muito próximas de objetos distantes sem perda significativa de qualidade, mas, caso queira chegar perto de algo muito distante, a lente do aparelho da Motorola atinge até 50X de zoom híbrido entre o digital e óptico, porém com menos qualidade.

A terceira lente do aparelho da Motorola é a mais versátil, com seus 16 MP o sensor funciona como câmera ultrawide para fotos amplas e, ao aproximar-se de objetos, a lente registra fotografias macro. O aparelho ainda registra selfies com bons detalhes graças a lente frontal de 32 MP e o aparelho é capaz de fazer vídeos em até 8K a 24 FPS ou 4K a 60 quadros por segundo. Características que garantiram uma posição ao Edge 20 Pro entre os celulares com as melhores câmeras.

Câmeras:

  • 108 MP, f/1.9 (wide)
  • 16 MP, f/2.2 (ultrawide e macro)
  • 8 MP, f/3.4 (periscope telephoto)
  • 8 MP, f/2.4 (telefoto) zoom de até 3x
  • 32 MP, f/2.3 (frontal)

Quer receber avisos sempre que aparecer Motorola Edge 20 Pro em promoção?

8° Xiaomi12

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

Observando a capacidade das câmeras do Xiaomi 12 não fica difícil colocá-lo entre os celulares com as melhores câmeras em 2022, pois o conjunto óptico do aparelho entrega mais do que suas especificações podem dar a entender. Começando pela câmera principal com 50 MP, (sabemos que quantidade de megapixels não é sinônimo de câmera boa), mas por aqui temos estabilização óptica de imagem, modo noturno de qualidade, mas que não tira o realismo das fotos, além de gravar em 8K. 

Já a segunda câmera do modelo é uma ultrawide de 13 MP para registros mais amplos e uma lente macro de 05 MP, sensor bom o suficiente para registros macro, embora esteja abaixo da solução de outros fabricantes como a Motorola que usa um mesmo sensor com mais qualidade para fotos ultrawide e macro. 

Já a lente para selfies também não decepciona com seus 32 MP e seu nível de detalhamento alto sem deixar o rosto artificial ou com aspecto de pele de porcelana. Ainda sobre as capacidades de vídeo, além do 8K com a lente principal o aparelho ainda faz registros em 4K com as demais lentes traseiras e full HD com a frontal e ainda há a possibilidade de usar a lente frontal e traseira ao mesmo tempo para registrar simultaneamente diferentes pontos de vista.

Aqui no Promobit o Xiaomi 12 já esteve disponível por R$2.700 via importação. 

Câmeras:

  • 50 MP, f/1.9 (wide)
  • 13 MP, f/2.4 (ultrawide), 128 graus
  • 05 MP,  (macro)
  • 32 MP, f/2.0, frontal

Quer receber avisos sempre que aparecer Xiaomi Mi 12 em promoção?

7° iPhone 11 Pro Max

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

O conjunto de câmeras que equipa o iPhone de 2020 mantém a média sempre boa de smartphones da marca, com toda a capacidade dos sensores da Apple e processamento computacional que entrega imagens incríveis ao ponto do aparelho ainda ser um dos celulares com as melhores câmeras em 2022. Chega a ser desafiador tirar uma foto com nitidez ruim com a câmera do iPhone 11 Pro Max no modo automático.

Pela primeira vez o iPhone possui câmera principal tripla, sendo os três sensores de 12 MP, mas com funcionalidades diferentes. São respectivamente 12MP e abertura f/1.8, outro sensor zoom de 12MP, f/2.0 e aproximação de 2x e uma lente ultrawide com 12 MP f/2.4. Destaque para a padronização de cores e tons nas três câmeras e o incremento da câmera ultrawide que entrega um campo de visão maior e segue a tendência de aparelhos com câmeras com grande ângulo de visão.

No quesito vídeo o iPhone continua sendo o melhor smartphone para registrar imagens em movimento, sendo possível operar as 4 câmeras do celular para gravar vídeos em 4K em 60 FPS ao mesmo tempo. Sim, ao gravar vídeos é possível optar por qual câmera usar entre as 3 câmeras da parte traseira e a câmera frontal de 12 MP com sensor de profundidade para a gravação.

Embora existam smartphones topo de linha de outras marcas que consigam resultados em vídeo com qualidade semelhante, tamanha capacidade de processamento para operar as câmeras em qualidade máxima enquanto grava é um diferencial e tanto.

Câmeras

  • 12 MP, f/1.8, 26mm (wide)
  • 12 MP, f/2.0, zoom óptico 2x
  • 12 MP, f/2.4, 13mm (ultrawide)
  • 20 MP, f/2.0, frontal

iPhone 11 é bom em 2021 ou melhor optar pelo iPhone 12?

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 11 Pro Max em promoção?

6° Motorola Edge 30 Pro 

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

Com módulos de câmeras muito boa, composto por um par de 50 MP, o Motorola Edge 30 Pro lançado em 2022 já está entre os celulares com as melhores câmeras, porém ainda não o suficiente para alcançar os primeiros lugares. São 50 MP na câmera principal e 50 MP também na lente com função híbrida que vai muito bem tanto como uma lente ultrawide para ângulos bastante amplos, mas também como uma lente macro graças ao foco automático apto também para pequenas distâncias com muitos detalhes devido ao tamanho e qualidade do sensor. 

Para selfies o Motorola Edge 30 Pro conta com sensor generoso de 60 MP e capacidade para oferecer retratos com qualidade, mas resolução graças a tecnologia quad pixel, além de fazer vídeos em 4K com estabilização de imagens. A lente principal também grava em até 4K a 30 quadros por segundo com a lente principal. 

  • 50 MP, f1.9 (wide)
  • 50 MP, f/2.2 (ultrawide + macro)
  • 2 MP, f/2.4 (sensor de profundidade)
  • 60 MP, f/2.2 (frontal)

Quer receber avisos sempre que aparecer Motorola Edge 30 Pro?

5° Galaxy S21 Ultra

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

O grande alarde do lançamento do Galaxy S20 Ultra em relação a fotografia foi o zoom de até 100x e tal capacidade de aproximação também está disponível no Galaxy S21 Ultra, porém no modelo de duas gerações atrás a capacidade zoom funciona de forma híbrida entre duas lentes teleobjetivas e entrega resultados muito bons em até 30x de zoom, mas de forma óptica, apenas pela capacidade das lentes, o Galaxy S21 Ultra atinge até 10x de zoom, uma marca muito boa para um smartphone em 2022 e esse é um dos motivos para o Galaxy S21 Ultra estar entre os celulares com as melhores câmeras, mas não só.

A presença de duas câmeras teleobjetivas mostra que a Samsung trabalha para aperfeiçoar a capacidade de aproximação. São duas câmeras de 10 MP, sendo uma com zoom óptico de até 3x e a segunda lente com distribuição de elementos em formato de periscópio é a que atinge a maior aproximação de imagem. Completam o conjunto óptico uma lente ultrawide de 12 MP e a câmera principal de 108 MP. Para selfies a câmera frontal é de 40 MP e também possui a possibilidade de fazer fotos com ângulos mais amplos ou mais fechados.

A capacidade para vídeos também é grande com resolução máxima 8K a 30 FPS ou 4K a 60 frames. O S21 Ultra grava com estabilização de imagem e conta com o recurso “Visão do Diretor” que permite gravar visualizando a imagem de todas as câmeras simultaneamente e escolher qual delas usar durante a gravação. 

Câmeras:

  • 108 MP, f/1.8, wide
  • 10 MP, f/4.9, periscópio, zoom óptico 10x
  • 10 MP, f/2.4, teleobjetiva, zoom óptico 3x
  • 12 MP, f/2.2, ultrawide, 
  • 40 MP, f/2.2, frontal

Galaxy S21 Ultra mostra que toda a evolução tem seu preço

Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy Note 21 Ultra em promoção?

4° Motorola Edge 30 Ultra

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

Ao deparar-se com uma câmera com 200 MP na lente principal é inevitável criar expectativas irreais, pois o modelo é  o primeiro do Brasil a contar com sensor com tais dimensões. Porém, apesar dos números grandiosos, a câmera é sim excelente e condizente com o esperado para um smartphone topo de linha, porém o usuário não deve esperar algo fora do habitual ou totalmente inovador. A Câmera com sensor amplo é capaz de registrar fotos em diferentes condições de luz, seja com recurso de agrupamento de pixels que, por aqui é de 12,6 MP, ou usando o modo de alta resolução que faz registros de 200 MP. 

Diferentes de outros aparelhos que priorizam apenas a lente principal, as demais câmeras do Ege 30 Ultra também chamam a atenção, como a lente ultrawide de 50 MP que, além de fotos e vídeos com ângulos mais amplos, o autofoco torna a câmera híbrida, funcionando também como lente macro, mas com diferencial de ter um sensor muito superior às câmeras macro convencionais presentes em boa parte dos smartphones com 5 MP ou apenas 2 MP. 

A terceira lente do módulo traseiro é uma teleobjetiva de 12 MP com zoom óptico de 2X, mas com capacidade de aproximação de até 8X em zoom digital e 16X em zoom que combina óptica e digital. Já para selfies o aparelho também não decepciona com lente frontal de 60 MP, densidade de megapixels superior a lente principal de muitos aparelhos intermediários. Já a capacidade de vídeos do Edge 30 Ultra também é alta, com resolução 8K a 30 FPS, ou 40 a 60 FPS em todas as câmeras. 

  • 200 MP, f/1.9 (wide)
  • 50 MP, f/2.2 (ultrawide)
  • 12 MP, f/1.6 (teleobjetiva – 2x zoom)
  • 60 MP, f/2.2 (frontal)

Quer receber avisos sempre que aparecer Motorola Edge 30 Ultra?

3° iPhone 12 Pro

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

Capacidade na gravação de vídeos é provavelmente uma das grandes virtudes do iPhone 12 Pro. O aparelho da Apple, além de gerar arquivos de vídeo com muito mais informação em 12 bits, faz vídeos já com os formatos Dolby Atmos e HDR para uma melhor reprodução posterior e adicionando muito mais informação aos arquivos criados. São três lentes na traseira do iPhone 12 Pro Max, todas de 12 MP, respectivamente uma lente wide, uma ultrawide com ângulo de 120° e uma teleobjetiva com zoom óptico de até 2.5x. 

Para selfies e chamadas de vídeo a lente frontal é de 12 MP e ao seu lado está localizado o sensor de profundidade. Todas as câmeras do iPhone 12 possuem estabilização óptica de imagem e são capazes de gravar em 4K a 60 quadros por segundo. Por fim, o modelo ainda é equipado com um sensor 3D que possui como finalidades fazer medições, mapeamento de ambientes para usos em realidade aumentada e claro, aperfeiçoar o desfoque de imagens. O topo de Apple no ano passado entre celulares com as melhores câmeras, ainda é um excelente fotógrafo em 2022.

Câmeras:

  • 12 MP, f/1., wide
  • 12 MP, f/2.2, teleobjetiva, zoom óptico + 2.5x
  • 12 MP,  f/2.4, 120°, ultrawide
  • sensor TOF 3D LiDAR
  • 12 MP, f/2.2, frontal

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 12 Pro em promoção?

2° Galaxy S22 Ultra

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

O mais poderoso aparelho da Samsung em 2022 é também o mais poderoso aparelho da Samsung entre os celulares com as melhores câmeras. Um conjunto composto por uma lente wide de 108 MP com sensor maior e que recebe mais luz, fator que se traduz em mais informação em seus arquivos de fotos e vídeos ou maior nitidez e detalhes. O aparelho ainda conta com uma ultrawide de 12 MP e ângulo de 120° e duas lentes teleobjetivas, a primeira de 10 MP com zoom óptico de até 10x, enquanto a segunda lente possui sensor de 12 MP e lente óptica de até 3x. Surpreende a capacidade de aproximação de até 10x feito apenas pelas lentes, resultando em mais qualidade do que os recortes digitais em zoom híbrido.

O aparelho também é recomendado para selfies e stories, pois sua lente frontal de 40 MP e o conjunto de câmeras de uma forma geral não foi renovado apenas em componentes, já que conta também com novos recursos, como Nightography, modo noturno turbinado e que melhora o desempenho para fotos noturnas em todas as lentes. 

Como não poderia deixar de ser o Galaxy S22 Ultra também é competente em vídeos e, além de gravar em até 8K a 24 quadros por segundo, o aparelho possui o recurso Auto frame que ajusta os quadros por segundo dos vídeos captados para melhor exposição do que está sendo gravado de acordo com as condições de luz do ambiente.

  • 108 MP, f1.8 (wide)
  • 10 MP, f/4.9 (telefoto periscópica) – zoom 10X
  • 10 MP, f/2.4 (Telefoto) – zoom 3x
  • 12 MP, f/2.2 (ultrawide) 
  • 40 MP, f/2.2 (frontal)

Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy S22 Ultra?

1º iPhone 13 Pro

Qual o celular com a melhor câmera 2022?

Por fim, quem ocupa o primeiro lugar no nosso ranking de celulares com as melhores câmeras que elegemos é o iPhone 13 Pro. O aparelho da Apple possui ótimos recursos de fotografia e vídeo que são capazes de agradar até mesmo os profissionais de audiovisual. Além do smartphone continuar fotografando em RAW, formato de arquivo muito usado por fotógrafos por ser mais puro e fácil de manipular em edição, iPhone 13 Pro também grava em 4K a 30 quadros preservando os detalhes percebidos no momento da captação das imagens.

Inclusive para a fotografia macro há um ganho de ainda mais detalhes graças a câmera ultra-angular que consegue focar a apenas 2 cm, assim a percepção de texturas por exemplo, fica muito mais real nas suas fotografias. Mas isso não se limita apenas as fotografias, podendo ser usada na filmagem de vídeos e ainda usar a câmera lenta ou time-lapse para efeitos ainda mais impressionantes.

Certamente isso tudo fica ainda melhor quando é possível utilizar esses recursos mesmo com pouca luz e ainda assim obter fotos e vídeos de qualidade. Por isso no iPhone 13 Pro você encontra modo noite em todas as câmeras.

Câmeras:

  • 12 MP, f1.8 (wide)
  • 12 MP, f/1.5 (ultrawide)
  • 12 MP, f/2.8 (telephoto) zoom óptico de até 3x
  • 12 MP, f/2.2 (frontal)

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 13 Pro ?


Ficou com vontade de dar um upgrade nas fotos das suas redes sociais? Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de celular e pode economiza ainda mais usando algum cupom de desconto. Caso esteja procurando evoluir na fotografia, confira nossas promoções de câmeras e filmadoras.

Qual melhor celular para câmera 2022?

Após realizar uma série de testes rigorosos, o site especializado DXoMark elegeu o Huawei Mate 50 Pro como o celular com o melhor sistema de câmeras do mundo. O aparelho deixou para trás o recém-lançado Google Pixel 7 Pro, o Honor Magic 4 Ultimate, além do iPhone 14 Pro Max.

Qual a melhor câmera 2022?

As 5 melhores câmeras para iniciantes em 2022.
Nikon D3500. A Nikon D3500 é uma maneira barata e simples de começar na fotografia e oferece excelente qualidade de imagem. ... .
Canon EOS Rebel SL3. A Canon EOS Rebel SL3 é uma das melhores câmeras para iniciantes. ... .
Canon EOS Rebel T7. ... .
Nikon Z fc mirrorless. ... .
Canon EOS M50 II..

Qual é o celular que tem a melhor câmera do mundo?

Os 10 celulares com as melhores câmeras principais (traseira) do mercado:.
Samsung Galaxy S10 5G: 112 pontos;.
Huawei Honor 20 Pro: 111 pontos;.
OnePlus 7 Pro: 111 pontos;.
Huawei Mate 20 Pro: 109 pontos;.
Huawei P20 Pro: 109 pontos;.
Samsung Galaxy S10+: 109 pontos;.
Xiaomi Mi 9: 107 pontos;.
Apple iPhone XS Max: 105 pontos..

Qual celular vale a pena comprar em 2022?

Melhores celulares 2022 por Aline Batista.
S22 Ultra: o melhor celular do mundo com sistema Android. ... .
Galaxy Z Fold 3: o melhor celular para quem quer inovação. ... .
Samsung Galaxy M62: o melhor celular 2022 para quem valoriza bateria. ... .
4. iPhone 12: conjunto completo e ótimo custo-benefício entre os melhores celulares do mundo..